Atividade para impressão - Mão na massa - Desconstruindo preconceitos sobre HIV e AIDS
Plano de Aula
Plano de aula: Desconstruindo preconceitos sobre HIV e AIDS
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: DSTs
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (principalmente os planos CIE8_08VE04, CIE8_08VE05, CIE8_08VE07). Tenha em mente que esta aula vai auxiliar a desenvolver nos estudantes a consciência de que é importante cuidar da saúde física, mental e emocional, ou seja, preocupar-se com todas as dimensões da sexualidade e conhecer a si mesmo. Assim, os adolescentes podem se preparar melhor para assumir responsabilidades e consequências que surgem com base em suas escolhas, pois têm o suporte dos conhecimentos construídos na escola e saberão o que fazer para se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis (DST), principalmente da infecção pelo vírus HIV e o consequente possível desenvolvimento da AIDS.
Sugerimos a leitura dos seguintes textos para aprofundamento no assunto:
- https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-a-aids/
- http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/132866/000968751.pdf?sequence=1 - https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Cartilha-pelo-fim-da-discrimina%C3%A7%C3%A3o-das-pessoas-que-vivem-com-hiv.pdf - https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/07/2017ZeroDiscriminacaoServicoSaude-1.pdf - http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/10/02/pesquisadores-identificam-origem-da-disseminacao-virus-hiv/
Sugestão de vídeo para o(a) professor(a): https://www.youtube.com/watch?v=Bjg396bRutE.
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (datashow), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; textos impressos; papel cartolina ou papel cartão, canetinhas, régua, lápis de cor, revistas ou jornais para recortar; tesoura, cola e fita adesiva. É possível utilizar ferramentas tecnológicas (computador com acesso à internet) para produção de materiais na etapa Mão na massa.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Leia o Título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos debater sobre o contexto da síndrome
da imunodeficiência adquirida (AIDS) e das infecções pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), refletindo sobre as questões de preconceito e discriminação.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO