Sobre este plano
Sobre a aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de cinco aulas que contemplam a Habilidade EF08CI02.
Esta aula busca alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre circuito elétrico. A aula será desenvolvida por meio da análise dos experimentos sobre corrente elétrica, observando e identificando as condições necessárias para que haja condução de eletricidade e entender
por que alguns conduzem corrente elétrica e outros não.
Para saber mais sobre circuito elétrico e seus componentes você pode acessar o Caderno Brasileiro de Ensino de Física no link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541
Material para a aula:
Bateria 9V.
Circuito com lâmpada de LED.
Materiais diversos para testar a condutibilidade.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão identificar e reconhecer o fenômeno de corrente elétrica.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer a análise das imagens.
Esta conversa inicial deve discutir os conceitos fundamentais sobre circuito elétrico.
Com base nas imagens, o professor deve discutir alguns pontos sobre a função da corrente elétrica usada no dia a dia.
Para saber mais sobre circuito elétrico e seus componentes você pode acessar o Caderno Brasileiro de Ensino de Física no link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541
Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, o professor propõe a Questão disparadora.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotar, pois tais discussões serão sistematizadas no fim da proposta desta aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Os grupos devem receber os materiais necessários para desenvolver esta atividade investigativa.
Cada grupo deve receber bateria 9V; circuito com lâmpada de LED e os materiais diversos para testar a condutibilidade. Essa atividade de Física deve trazer para a sala de aula a discussão sobre a condutividade dos materiais usados no dia a dia.
O professor deve explicitar aos alunos como montar o experimento usando diferentes materiais. Nota-se no quadro a representação de um circuito elétrico para auxiliar os alunos na montagem. Os alunos devem utilizar os materiais disponíveis e anotar se o mesmo é capaz de conduzir corrente elétrica.
Exemplos das respostas:
Pedaço de metal - Conduz corrente elétrica
Pedaço de madeira - Não conduz corrente elétrica
Pedaço de isopor - Não conduz corrente elétrica
Água com sal - Conduz corrente elétrica
Água com açúcar - Não conduz corrente elétrica
Prego - Conduz - corrente elétrica
Suco de limão - Conduz corrente elétrica
Escolha um material do seu estojo
Lápis - Não conduz corrente elétrica
Clipe - Conduz corrente elétrica
Borracha - Não conduz corrente elétrica
Arame do caderno - Conduz corrente elétrica
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: O professor deve retomar a ideia central da aula e discutir os valores encontrados pelos grupos na aula, dando oportunidade para que os alunos possam refletir e compreender suas respostas.
O professor deve explicitar aos alunos como montar o experimento usando diferentes materiais. Nota-se no quadro a representação de um circuito elétrico para auxiliar os alunos na montagem. Os alunos devem utilizar os materiais disponíveis e anotar se os mesmos são capazes de conduzir corrente elétrica.
Para sistematizar a aula, o professor deve abordar como ponto importante:
- A discussão sobre a Questão disparadora “Todo material conduz corrente elétrica?”
- Para auxiliar a responder a questão o professor deve acessar o link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541e apresentar aos alunos os elementos que compuseram estes circuitos.
- Para o fechamento da aula, deve expor no quadro o que é um material condutor e isolante e citar exemplos.
Exemplos das respostas:
CONDUTORES
O que são:
São chamados de materiais condutores aqueles em que há possibilidade de trânsito de elétrons, pois estão fracamente ligados ao núcleo.
Exemplos:
Pedaço de metal - Conduz corrente elétrica
Água com sal - Conduz corrente elétrica
Prego - Conduz corrente elétrica
Suco de limão - Conduz corrente elétrica
Escolha um material do seu estojo
Clipe - Conduz corrente elétrica
Arrame do caderno - Conduz corrente elétrica
ISOLANTES
O que são:
Nos materiais isolantes, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres. Desta maneira, não permitem passagem de corrente elétrica.
Exemplos:
Pedaço de madeira - Não conduz corrente elétrica
Pedaço de isopor - Não conduz corrente elétrica
Água com açúcar - Não conduz corrente elétrica
Escolha um material do seu estojo
Lápis - Não conduz corrente elétrica
Borracha - Não conduz corrente elétrica
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos,
Orientações: O professor deve retomar a ideia central da aula e discutir os valores encontrados pelos grupos na aula, dando oportunidade para que os alunos possam refletir e compreender suas respostas.
O professor deve explicitar aos alunos como montar o experimento usando diferente materiais. Nota-se no quadro a representação de um circuito elétrico para auxiliar os alunos na montagem. Os alunos devem utilizar os materiais disponíveis e anotar se os mesmos são capazes de conduzir corrente elétrica.
Para sistematizar a aula, o professor deve abordar como ponto importante:
- A discussão sobre a Questão disparadora “Todo material conduz corrente elétrica?”
- Para auxiliar a responder a questão o professor deve acessar o link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541e apresentar aos alunos os elementos que compuseram estes circuitos.
- Para o fechamento da aula, deve expor no quadro o que é um material condutor e isolante, e citar exemplos.
- E definir com os alunos o conceito de corrente elétrica.
- O professor deve visitar a proposta de aula CIE7_03ME04 e propor discussão sobre os conhecimentos de condutores e isolantes térmicos.