Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 7)
Orientações:
Solicite que os estudantes apresentem as suas resoluções e compartilhem suas dúvidas. Caso haja erros, aproveite para discutir com eles sobre o que pode ter lhe ocasionado ou como ele poderia ter sido evitado.
Depois, leia a fala dos personagens nos slides 5, 6 e 7, sempre provocando discussões entre a turma, de modo que possam refletir sobre as diferentes formas de resolver esta atividade.
Caso algum estudante opte por utilizar quatro jarras de 500 mL, por exemplo, ele pode também despejar de volta o resto que ficou no copo. Caso isso aconteça, é importante questioná-lo quantos mL foi despejado no pote menor e quantos retornaram ao maior.
Propósito:
Socializar e discutir as resoluções encontradas pela turma.
Discuta com a turma:
- Qual a forma em que é utilizada a menor quantidade de recipientes?
- Qual a forma mais prática?
- E se Luíza utilizasse apenas a concha de 0,025L, quantas vezes ela teria de utilizá-la?
- É possível retirar água do recipiente menor? Por quê?
Materiais complementares:
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sSs2C852zcncYaeMTrhHdjUN2FvJxCtS5C4Uf3MYvJP7NM3VcJaReNEX8Zgr/guia-de-intervencao-mat7-29num02.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ej8qX3nPpt9fyGz8VxBTQTxgEE4fB2ZfKvr2wWrnkz9BcxJDF5N4sJ393vyR/resolucao-das-atividades-mat7-29num02.pdf
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 7)
Orientações:
Solicite que os estudantes apresentem as suas resoluções e compartilhem suas dúvidas. Caso haja erros, aproveite para discutir com eles sobre o que pode ter lhe ocasionado ou como ele poderia ter sido evitado.
Depois, leia a fala dos personagens nos slides 5, 6 e 7, sempre provocando discussões entre a turma, de modo que possam refletir sobre as diferentes formas de resolver esta atividade.
Caso algum estudante opte por utilizar quatro jarras de 500 mL, por exemplo, ele pode também despejar de volta o resto que ficou no copo. Caso isso aconteça, é importante questioná-lo quantos mL foi despejado no pote menor e quantos retornaram ao maior.
Propósito:
Socializar e discutir as resoluções encontradas pela turma.
Discuta com a turma:
- Qual a forma em que é utilizada a menor quantidade de recipientes?
- Qual a forma mais prática?
- E se Luíza utilizasse apenas a concha de 0,025L, quantas vezes ela teria de utilizá-la?
- É possível retirar água do recipiente menor? Por quê?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 7)
Orientações:
Solicite que os estudantes apresentem as suas resoluções e compartilhem suas dúvidas. Caso haja erros, aproveite para discutir com eles sobre o que pode ter lhe ocasionado ou como ele poderia ter sido evitado.
Depois, leia a fala dos personagens nos slides 5, 6 e 7, sempre provocando discussões entre a turma, de modo que possam refletir sobre as diferentes formas de resolver esta atividade.
Caso algum estudante opte por utilizar quatro jarras de 500 mL, por exemplo, ele pode também despejar de volta o resto que ficou no copo. Caso isso aconteça, é importante questioná-lo quantos mL foi despejado no pote menor e quantos retornaram ao maior.
Propósito:
Socializar e discutir as resoluções encontradas pela turma.
Discuta com a turma:
- Qual a forma em que é utilizada a menor quantidade de recipientes?
- Qual a forma mais prática?
- E se Luíza utilizasse apenas a concha de 0,025L, quantas vezes ela teria de utilizá-la?
- É possível retirar água do recipiente menor? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Leia a fala da personagem e questione aos alunos o que mais gostaram da aula, se eles possuem alguma dúvida ou curiosidade sobre o conteúdo estudado.
Propósito:
Retomar as principais aprendizagens da aula.