Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.
Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Projete no quadro ou entregue aos alunos a atividade impressa. Em seguida, leia juntamente com os alunos. Dê um tempo para pensarem sobre a solução do problema e, posteriormente, peça que dois a três alunos digam os valores que completam a tabela. Além disso, solicite aos alunos que expressem seus argumentos para a solução do questionamento.
Propósito: Completar a tabela com os valores corretos e expressar oralmente o item que está variando a quantidade.
Discuta com a turma:
- Mantendo o padrão, como poderíamos calcular os valores gastos por Cauê nos próximos dias?
Obs: É importante que o aluno perceba que o valor total à ser pago está variando de R$ 0,50 em R$ 0,50, já que a cada dia, ele compra um pão a mais que no dia anterior.
Materiais complementares para download:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete as informações no quadro. Leia juntamente com eles o problema, tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento, os alunos devem, individualmente, analisar e pensar em uma forma de solucionar o problema. Após um tempo, deixe que os alunos discutam em duplas e tentem resolver o exercício. Ao final, discuta com os alunos as diferentes maneiras de resolução registrando algumas no quadro. Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos consigam calcular o preço de cada caneta, do frete e defina a sequência até o 5° elemento e o padrão da sequência (expressão algébrica).
Discuta com a Turma:
- Como conseguiram encontrar o valor de cada caneta?
- Como conseguiram encontrar o valor do frete?
- Como descobriram o valor das 5 canetas?
- Qual foi a lógica que usaram para identificar o padrão da sequência?
- Como representaram o padrão da sequência algebricamente?
Materiais complementares para download:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 6 minutos. (Slides 5 a 8).
Orientações: Apresente as soluções que estão no slide e depois discuta com os alunos a forma que eles resolveram. Busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.
Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.
Discuta com a turma:
- Como conseguiram encontrar o valor da caneta?
- Como conseguiram encontrar o valor do frete?
- Qual foi o padrão que usaram para identificarem a formação da sequência (ou dos próximos valores)?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 6 minutos. (Slides 5 a 8).
Orientações: Apresente as soluções que estão no slide e depois discuta com os alunos a forma que eles resolveram. Busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.
Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.
Discuta com a turma:
- Como conseguiram encontrar o valor da caneta?
- Como conseguiram encontrar o valor do frete?
- Qual foi o padrão que usaram para identificarem a formação da sequência (ou dos próximos valores)?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 6 minutos. (Slides 5 a 8).
Orientações: Apresente as soluções que estão no slide e depois discuta com os alunos a forma que eles resolveram. Busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.
Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.
Discuta com a turma:
- Como conseguiram encontrar o valor da caneta?
- Como conseguiram encontrar o valor do frete?
- Qual foi o padrão que usaram para identificarem a formação da sequência (ou dos próximos valores)?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 6 minutos. (Slides 5 a 8).
Orientações: Apresente as soluções que estão no slide e depois discuta com os alunos a forma que eles resolveram. Busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.
Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.
Discuta com a turma:
- Como conseguiram encontrar o valor da caneta?
- Como conseguiram encontrar o valor do frete?
- Qual foi o padrão que usaram para identificarem a formação da sequência (ou dos próximos valores)?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 9 e 10).
Orientações: Leia com os alunos o slide ou escreva no quadro, explicando o que é a incógnita (variável). Mostre que algum ou alguns dos termos de uma expressão pode não ter uma incógnita, tendo apenas números neste termo especificamente.
Propósito: Fazer com que os alunos consigam entender os conceitos e os termos matemáticos e as suas aplicações.
Discuta com a Turma:
- Usando a mesma expressão algébrica, podemos calcular o valor que será pago comprando mais canetas?
- O uso desta expressão pode nos ajudar ganhar tempo nestes cálculos?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 9 e 10).
Orientações: Leia com os alunos o slide ou escreva no quadro, explicando o que é a incógnita (variável). Mostre que algum ou alguns dos termos de uma expressão pode não ter uma incógnita, tendo apenas números neste termo especificamente.
Propósito: Fazer com que os alunos consigam entender os conceitos e os termos matemáticos e as suas aplicações.
Discuta com a Turma:
- Usando a mesma expressão algébrica, podemos calcular o valor que será pago comprando mais canetas?
- O uso desta expressão pode nos ajudar ganhar tempo nestes cálculos?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar os exercícios com os tópicos apresentados.
Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete-a no quadro. Peça que os alunos leiam, pensem e resolvam o problema. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, faça-os pensar na solução sozinhos.
Propósito: Fazer com que o aluno identifique a sequência numérica e a expressão algébrica e as descreva. Verificar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste exercício. A partir do resultado da atividade, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula e pensar em uma intervenção total ou parcial do conteúdo, se necessário.
Materiais complementares para download:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar