Resumo da Aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: A leitura do objetivo é de grande importância, pois expõe termos que serão utilizados ao longo das atividades a serem feitas. No aquecimento, eles poderão lembrar desses conceitos de forma mais ampla.
Propósito: Esclarecer o assunto principal da aula.
Discuta com a turma:
- Alguém lembra o que são retas paralelas?
- Alguém lembra o que é reta transversal?
- Alguém lembra o que é um ângulo?
Aquecimento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que utilizem uma régua para destacar as retas e que não se esqueçam dos lápis coloridos.
Propósito: Identificar as posições das retas num plano e reconhecer as principais características das mesmas.
Discuta com a turma:
- Existe mais de um par de retas com a propriedade de não mudar a distância entre seus pontos?
- Podemos falar em mais retas com essa mesma propriedade?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 17 minutos (Slide de 4 a 8)
Orientação: Destaque a definição de retas paralelas, retas coplanares cuja distância entre seus pontos não varia, e fale que a reta transversal é uma reta concorrente às retas do feixe de retas paralelas.
Propósito: Observar as regiões interna e externa das retas paralelas.
Discuta com turma:
- Existem retas paralelas na realidade?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 17 minutos (Slide de 4 a 8)
Orientação: Destaque a definição de retas paralelas, retas cuja distância entre seus pontos não varia, e fale que a reta transversal é uma reta concorrente às retas do feixe de retas paralelas.
Propósito: Levar o aluno a identificar corretamente as regiões do plano determinadas pelas retas paralelas e, depois, pela reta transversal.
Discuta com turma:
- Existem retas paralelas na realidade?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 17 minutos (Slide de 4 a 8)
Orientação: Destaque a definição de retas paralelas, retas coplanares cuja distância entre seus pontos não varia, e fale que a reta transversal é uma reta concorrente às retas do feixe de retas paralelas.
Propósito: Fazer o aluno quantificar e identificar (experimentalmente) os ângulos determinados por uma reta transversal que intercepta duas retas paralelas.
Discuta com turma:
- Existem retas paralelas na realidade?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 17 minuto (Slide de 4 a 8)
Orientação: Destaque a definição de retas paralelas, retas coplanares cuja distância entre seus pontos não varia, e fale que a reta transversal é uma reta concorrente às retas do feixe de retas paralelas.
Projete o slide ou imprima a atividade, e peça a um dos alunos que leia em voz alta para o restante da turma.
Propósito: Solicitar aos alunos formarem pares com os ângulos determinados por uma reta transversal que intercepta um feixe de retas paralelas.
Discuta com turma:
- Existem retas paralelas na realidade?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 17 minutos (Slide de 4 a 8)
Orientação: Essa atividade pode ser feita em duplas. Destaque a definição de retas paralelas, retas cuja distância entre seus pontos não varia, e fale que a reta transversal é uma reta concorrente às retas do feixe de retas paralelas. As cartas para impressão estão junto com a atividade para impressão.
Propósito: Organizar a sala em grupos para desenvolver o jogo de identificação dos pares de ângulos determinados pela reta transversal num feixe de retas paralelas.
Discuta com turma:
- Existem retas paralelas na realidade?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 9 a 10)
Orientação: Dentro do próprio grupo, os alunos devem ler as suas perguntas e as suas respostas e discutir com os colegas se as respostas são coerentes com as perguntas.
Propósito: Comparar as hipóteses iniciais individuais com as dos seus pares referente aos tipos de ângulos determinados pela reta transversal num feixe de retas paralelas.
Discuta com a turma: É importante destacar que o erro faz parte do aprendizado.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 9 a 10)
Orientação: Dentro do próprio grupo, os alunos devem ler as suas perguntas e as suas respostas e discutir com os colegas se as respostas são coerentes com as perguntas. Feito isso, é hora de mostrar na lousa as respostas corretas e as respostas incorretas. Se possível, use as respostas dadas pelos próprios alunos da sala. Neste slide temos alguns exemplos de erros que podem aparecer.
No slide temos três exemplos de possíveis respostas incorretas:
Balão rosa: Os ângulos mostrados não são correspondentes porque, apesar de ter a mesma medida, então em lados opostos com relação à transversal e ambos são externos. Ângulos correspondentes devem estar do mesmo lado da transversal, de modo que um seja interno às retas paralelas e o outro seja externo às paralelas.
Balão amarelo: Os ângulos apresentados são realmente suplementares porque sua soma é igual a 180º, mas esses ângulos não são alternos. Os ângulos alternos estão ambos entre as paralelas (alternos internos) ou ambos do lado de fora das paralelas (alternos externos). Os ângulos em questão estão em lados distintos com relação às paralelas, o ângulo roxo está entre as paralelas, ou seja, é interno e o ângulo verde é externo às paralelas.
Balão verde: Para que dois ângulos sejam correspondentes não basta que estejam do mesmo lado da transversal. Um deles deve ser interno com relação às retas paralelas e o outro externo.
Balão azul: Os ângulos mostrados estão, realmente, do mesmo lado, mas apenas isso não garante que sejam colaterais. Ângulos colaterais devem estar na mesma região com relação às paralelas, ou seja, ambos devem ser internos às paralelas ou ambos são externos às paralelas.
Propósito: Analisar respostas corretas e incorretas dos alunos e compreender o porquê dessas respostas para melhor compreender os conceitos.
Sistematização dos conceitos
Tempo sugerido: 3 minutos (Slides 11 a 13)
Orientação: Apresente para os alunos os conceitos estudados prestando atenção à nomenclatura correta e às características específicas de cada tipo de relação entre pares de ângulos. Diga ao aluno que esse conteúdo deve ser copiado no caderno.
Propósito: Ajudar o aluno a sistematizar os conhecimentos adquiridos no decorrer da aula.
Sistematização dos conceitos
Tempo sugerido: 3 minutos (Slides 11 a 13)
Orientação: Apresente para os alunos os conceitos estudados prestando atenção à nomenclatura correta e às características específicas de cada tipo de relação entre pares de ângulos. Diga ao aluno que esse conteúdo deve ser copiado no caderno.
Propósito: Ajudar o aluno a sistematizar os conhecimentos adquiridos no decorrer da aula.
Sistematização dos conceitos
Tempo sugerido: 3 minutos (Slides 11 a 13)
Orientação: Apresente para os alunos os conceitos estudados prestando atenção à nomenclatura correta e às características específicas de cada tipo de relação entre pares de ângulos. Diga ao aluno que esse conteúdo deve ser copiado no caderno.
Propósito: Ajudar o aluno a sistematizar os conhecimentos adquiridos no decorrer da aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos (Slides 14 a 16)
Orientação: Reforce com os alunos que ao fixarmos um ângulo, deslizando-o pela reta transversal, chegamos a um outro ângulo correspondente ao primeiro.
Propósito: Ajudar o aluno a sistematizar os conhecimentos adquiridos no decorrer da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Nesta atividade, os alunos deverão, individualmente, identificar os pares de ângulos estudados na aula.
Propósito: Verificar se o aluno atingiu o objetivo proposto em aula (identificar alguns pares de ângulos determinados por retas transversais num feixe de retas paralelas).
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar