Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de resolver problemas que envolvem a divisão de uma circunferência em partes iguais.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (Slides 3 ao 6).
Orientações: Neste momento retome os elementos da circunferência e comprimento da circunferência. Deixe os alunos expressarem o que sabem sobre circunferência.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados a circunferência .
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que significa o símbolo ??
- Vocês lembram qual a expressão que calcula o comprimento de uma circunferência?
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (Slides 3 ao 6).
Orientações: Neste momento retome os elementos da circunferência e comprimento da circunferência. Deixe os alunos expressarem o que sabem sobre circunferência.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados a circunferência .
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que significa o símbolo ??
- Vocês lembram qual a expressão que calcula o comprimento de uma circunferência?
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (Slides 3 ao 6).
Orientações: Leia atentamente a questão proposta e deixe que os alunos a resolvam aguarde enquanto eles apresentam soluções.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados a circunferência .
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (Slides 3 ao 6).
Orientações: Apresente esta solução aos alunos, vá até as carteiras e verifique quais alunos não conseguiram resolver. Peça-lhes que expliquem o que fizeram e provoque os colegas a ajudar aqueles que não conseguiram.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados a circunferência .
Atividade principal
Tempo previsto: 10 minutos (Slides 7 ao 10).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a divisão de uma circunferência em partes iguais. Deixe que os alunos se familiarizar com o problema e criem algumas hipóteses por aproximadamente 4 minutos. Depois deixe que eles discutam com colegas e apresentem uma solução para o problema.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Identificar os elementos da circunferência.
- Interpretar o problema como uma dimensão da divisão.
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo previsto: 10 minutos (Slides 7 ao 10).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a divisão de uma circunferência em partes iguais. Deixe que os alunos se familiarizar com o problema e criem algumas hipóteses por aproximadamente 4 minutos. Depois deixe que eles discutam com colegas e apresentem uma solução para o problema.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Identificar os elementos da circunferência.
- Interpretar o problema como uma dimensão da divisão.
Atividade principal
Tempo previsto: 10 minutos (Slides 7 ao 10).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a divisão de uma circunferência em partes iguais. Deixe que os alunos se familiarizar com o problema e criem algumas hipóteses por aproximadamente 4 minutos. Depois deixe que eles discutam com colegas e apresentem uma solução para o problema.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Identificar os elementos da circunferência.
- Interpretar o problema como uma dimensão da divisão.
Atividade principal
Tempo previsto: 10 minutos (Slides 7 ao 10).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a divisão de uma circunferência em partes iguais. Deixe que os alunos se familiarizar com o problema e criem algumas hipóteses por aproximadamente 4 minutos. Depois deixe que eles discutam com colegas e apresentem uma solução para o problema.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Identificar os elementos da circunferência.
- Interpretar o problema como uma dimensão da divisão.
Discussão de soluções
Tempo previsto: 10 minutos (Slides 11 ao 13).
Orientações: Apresente a solução dos próximos slides para o aluno como forma de provocação para que os alunos mostrem como resolveram o a questão, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão de soluções
Tempo previsto: 10 minutos (Slides 11 ao 13).
Orientações: Apresente a solução dos próximos slides para o aluno como forma de provocação para que os alunos mostrem como resolveram o a questão, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão de soluções
Tempo previsto: 10 minutos (Slides 11 ao 13).
Orientações: Apresente a solução dos próximos slides para o aluno como forma de provocação para que os alunos mostrem como resolveram o a questão, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Encerramento
Tempo previsto: 8 minutos.
Orientações: Destaque o aprendizado e torne o objetivo da aula consciente. Consolide os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir o recurso da divisão no comprimento da circunferência.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Encerramento
Tempo previsto: 8 minutos.
Orientações: Destaque o aprendizado e torne o objetivo da aula consciente. Consolide os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir o recurso da divisão no comprimento da circunferência.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula? esta aula?