Plano de Aula

Plano de aula: Qual é …...qual é a área?

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medição de superfícies

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé





Habilidade da BNCC:

(EF07MA26) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.




  

Objetivos específicos:

Elaborar um problema a partir de uma situação que envolva o cálculo de áreas de superfícies compostas por quadrados, retângulos e triângulos.



Conceito-chave:

Àrea de figuras planas : triângulos e quadriláteros.



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo da aula
Objetivo da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de elaborar problemas envolvendo áreas de figuras planas.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que significa a medida de área?
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Quais profissões precisam do conhecimento de áreas para exercer seu ofício?
  • Brevemente, deixe que eles levantem situações e façam articulações e dicas para eles perceberem que engenheiros, construtores, pintores, agrônomos, costureiras, marceneiros e diversas outras profissões utilizam o conhecimento de áreas em seus cotidianos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO