Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresentar o objetivo da aula para os alunos. Você pode mostrar o slide, passar na lousa ou simplesmente ler o objetivo da aula para os alunos.
Propósito: Fazer com que o aluno faça parte da aula e que fique de prontidão para o assunto a ser tratado.
Lembrando alguns tipos de ângulos
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Você pode distribuir cópias da atividade para os alunos ou pedir que eles desenhem no caderno ou no papel sulfite. Passe pelas carteiras, observe o que estão fazendo. Se algum aluno não souber os nomes dos tipos de ângulos, pergunte para a sala.
Propósito: Relembrar propriedades estudadas anteriormente (ângulos opostos pelo vé?tice, ângulos correspondentes, ângulos suplementares, ângulos congruentes) e que serão necessárias para o estudo que pretendemos fazer,
Discuta com a turma:
- O que são ângulos correspondentes? O que acontece com ângulos que são correspondentes?
- Ângulos opostos pelo vértice. Onde é esse vértice?
- Suplementares. O que é isso? O que tem que acontecer para que dois ângulos sejam suplementares?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Soma dos ângulos internos
Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total: slides 4 e 5).
Orientação: Esta atividade pode ser feita em grupo. Você pode usar os slides ou representar na lousa todas as passagens. Se for este o caso, faça tudo com calma, atento para ver se os alunos estão acompanhando o processo. Feito isso, você vai apresentar a questão e deixar que trabalhem. Passe pelos grupos para ver no que estão trabalhando. Ajude-os a sanar as dúvidas, mas fique atento para não dar a resposta simplesmente, a não ser que seja um caso de nomenclatura ou uma definição que eles não podem acessar de outra forma. Caso contrário, tente questioná-los para fazer com que eles próprios cheguem às suas conclusões.
Propósito: Fazer com que o aluno consiga deduzir, a partir de uma construção, que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180º. No caso em questão estamos falando de triângulos que são formados por paralelas e transversais, mas a idéia é que eles percebam, em um segundo momento, que qualquer triângulo pode ser construído dessa forma e que, portanto, a conclusão vale para todos os triângulos.
Discuta com a turma:
- Por que este ângulo de cima também é amarelo? Ou melhor, por que esses ângulos são congruentes?
- Por que o mesmo acontece com os ângulos azul e vermelho?
- Se eu juntar esses três ângulos eu obtenho esse ângulo maior. O que eu posso dizer sobre esse ângulo?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Soma dos ângulos internos
Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total: slides 4 e 5).
Orientação: Esta atividade pode ser feita em grupo. Você pode usar os slides ou representar na lousa todas as passagens. Se for este o caso, faça tudo com calma, atento para ver se os alunos estão acompanhando o processo. Feito isso, você vai apresentar a questão e deixar que trabalhem. Passe pelos grupos para ver no que estão trabalhando. Ajude-os a sanar as dúvidas, mas fique atento para não dar a resposta simplesmente, a não ser que seja um caso de nomenclatura ou uma definição que eles não podem acessar de outra forma. Caso contrário, tente questioná-los para fazer com que eles próprios cheguem às suas conclusões.
Propósito: Fazer com que o aluno consiga deduzir, a partir de uma construção, que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180º. No caso em questão estamos falando de triângulos que são formados por paralelas e transversais, mas a idéia é que eles percebam, em um segundo momento, que qualquer triângulo pode ser construído dessa forma e que, portanto, a conclusão vale para todos os triângulos.
Discuta com a turma:
- Por que este ângulo de cima também é amarelo? Ou melhor, por que esses ângulos são congruentes?
- Por que o mesmo acontece com os ângulos azul e vermelho?
- Se eu juntar esses três ângulos eu obtenho esse ângulo maior. O que eu posso dizer sobre esse ângulo?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Respostas diferentes
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: No slide há algumas soluções corretas e incorretas, mas é importante apresentar as soluções dos próprios alunos. Quando andar pela sala poderá perceber as dúvidas que aparecem e as diferentes formas de chegar à conclusão final. É importante, é claro, apresentar a resposta correta, mas, de preferência, esta também deve vir dos alunos. Ao final, você pode apresentar uma solução mais completa, caso perceba que faltam detalhes importantes.
Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem diferentes formas de compreender e solucionar um problema. Também é importante valorizar os erros, como formas diversas de raciocínio que podem levar ou não à solução.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente as conclusões da aula, sem se aprofundar muito ou tomar muito tempo da aula.
Propósito: Dar um fechamento para a aula.
Atividade final
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Esta atividade deve ser feita individualmente. Na correção dessa atividade, aponte o fato de que essa construção pode ser feita para qualquer triângulo, o que faz com que a conclusão possa ser generalizada.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos e perceber possíveis dificuldades que ainda possam persistir.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar