Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Números inteiros: relação entre negativos e números naturais
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Descobrindo os números inteiros
Por: Luiz Filipe Trovão
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Luiz Filipe Trovão
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA03 - Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numerada e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.
Objetivos específicos
Identificar o conjunto dos números inteiros negativos como conjunto dos opostos dos números naturais.
Conceito-chave
Números opostos (ou simétricos)
Recursos necessários
- Instruções, regras e elementos do Jogo “Os opostos se atraem” (impressos);
- Lápis, borracha e caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar o conjunto dos números inteiros negativos como conjunto dos opostos dos números naturais.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Material Complementar:
Leituras:
Os alunos vão aprender a pensar negativo: https://novaescola.org.br/conteudo/2085/os-alunos-vao-aprender-a-pensar-negativo
Sem medo dos números negativos: https://novaescola.org.br/conteudo/2717/sem-medo-dos-numeros-negativos
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO