Plano de Aula

Plano de aula: Números inteiros: relação entre negativos e números naturais

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Descobrindo os números inteiros

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Luiz Filipe Trovão

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF07MA03 - Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numerada e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

Objetivos específicos

Identificar o conjunto dos números inteiros negativos como conjunto dos opostos dos números naturais.

Conceito-chave

Números opostos (ou simétricos)



Recursos necessários

  • Instruções, regras e elementos do Jogo “Os opostos se atraem” (impressos);
  • Lápis, borracha e caderno.



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Identificar o conjunto dos números inteiros negativos como conjunto dos opostos dos números naturais.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Material Complementar:

Leituras:

Os alunos vão aprender a pensar negativo: https://novaescola.org.br/conteudo/2085/os-alunos-vao-aprender-a-pensar-negativo

Sem medo dos números negativos: https://novaescola.org.br/conteudo/2717/sem-medo-dos-numeros-negativos

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO