Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Lixo, resíduos e unidades de medidas
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas envolvendo medições
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.
(EF07MA24) Resolução e elaboração de problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.
Objetivos específicos
- Observar , interpretar, relacionar e aplicar o conhecimento das unidades de medidas de distância com unidades de medida de tempo e o transporte de lixo.
- Compreender e relacionar as diferentes unidades de medida de distância, tempo, massa, velocidade e volume na resolução de problemas cotidianos.
Conceito-chave
Unidades de distância (quilômetro, milha náutica), unidades de velocidade (km/h, nó), unidade de tempo (horas,dias), unidades de massa (grama, quilograma) cálculo de volume (m³,dm³).
Recursos necessários
- Data show
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- internet para apresentação de vídeos (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Observar , interpretar, relacionar e aplicar o conhecimento das unidades de medidas de distância com unidades de medida de tempo e o transporte de lixo.
- Compreender e relacionar as diferentes unidades de medida de distância, tempo, massa, velocidade e volume na resolução de problemas cotidianos.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar a importância das unidades de medidas de tempo, velocidade no transporte e descarte consciente do lixo.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO