Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Ganhando ou perdendo
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Descobrindo os números inteiros
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Luiz Filipe Trovão
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA03 - Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numerada e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.
Objetivos específicos
Relacionar as ideias de ganho e perda, ao conjunto dos números inteiros.
Conceito-chave
Conjunto dos inteiros positivos e conjunto dos inteiros negativos.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Relacionar as ideias de ganho e perda, ao conjunto dos números inteiros.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Materiais complementares:
Acesse o arquivo sobre o plano aqui.
Leituras:
- Os alunos vão aprender a pensar negativo: https://novaescola.org.br/conteudo/2085/os-alunos-vao-aprender-a-pensar-negativo
- Sem medo dos números negativos: https://novaescola.org.br/conteudo/2717/sem-medo-dos-numeros-negativos
- Cálculo mental: quanto mais diversos os caminhos, melhor: https://novaescola.org.br/conteudo/2686/calculo-mental-quanto-mais-diversos-os-caminhos-melhor
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Professor, projete os slides para a sala. Caso não seja possível, leia o texto presente no balão do slide 3 e escreva no quadro ou em um cartaz as palavras em destaque, presentes no slide 4.
Realize uma reflexão sobre o slide 3, retomando a ideia de que o conjunto dos números inteiros possui dois subconjuntos com elementos que são opostos entre si.
Logo em seguida, passe para o slide 4 e apresente para os alunos as palavras em destaque, dizendo que parte delas se refere ao subconjunto dos inteiros positivos e parte delas se refere ao subconjunto dos inteiros negativos.
Realize as perguntas presentes no balão de fala, uma de cada vez. Dê um tempo para que os alunos pensem e exponham o seu pensamento de forma oral.
“Das palavras destacadas acima, quais fazem referência aos inteiros positivos?”
Respostas: depósito, ganho, ampliar e aumentar.
“E aos inteiros negativos?”
Respostas: saque, diminuir, reduzir e perda.
“Você conhece outras palavras que remetem a esses subconjuntos?”
Possíveis respostas: colocar, retirar, adicionar, remover.
Propósito: Relembrar alguns termos que fazem referência aos inteiros positivos e aos inteiros negativos.
Discuta com a turma:
- Os termos apresentados são os únicos que fazem referência aos inteiros positivos e negativos?
- Como o conjunto dos inteiros positivos se diferencia dos inteiros negativos?
- E o zero? Pertence a algum desses subconjuntos? Resposta: Não, pois o zero não é positivo, nem negativo.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Professor, projete os slides para a sala. Caso não seja possível, leia o texto presente no balão do slide 3 e escreva no quadro ou em um cartaz as palavras em destaque, presentes no slide 4.
Realize uma reflexão sobre o slide 3, retomando a ideia de que o conjunto dos números inteiros possui dois subconjuntos com elementos que são opostos entre si.
Logo em seguida, passe para o slide 4 e apresente para os alunos as palavras em destaque, dizendo que parte delas se refere ao subconjunto dos inteiros positivos e parte delas se refere ao subconjunto dos inteiros negativos.
Realize as perguntas presentes no balão de fala, uma de cada vez. Dê um tempo para que os alunos pensem e exponham o seu pensamento de forma oral.
“Das palavras destacadas acima, quais fazem referência aos inteiros positivos?”
Respostas: depósito, ganho, ampliar e aumentar.
“E aos inteiros negativos?”
Respostas: saque, diminuir, reduzir e perda.
“Você conhece outras palavras que remetem a esses subconjuntos?”
Possíveis respostas: colocar, retirar, adicionar, remover.
Propósito: Relembrar alguns termos que fazem referência aos inteiros positivos e aos inteiros negativos.
Discuta com a turma:
- Os termos apresentados são os únicos que fazem referência aos inteiros positivos e negativos?
- Como o conjunto dos inteiros positivos se diferencia dos inteiros negativos?
- E o zero? Pertence a algum desses subconjuntos? Resposta: Não, pois o zero não é positivo, nem negativo.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Imprima a atividade principal, entregue para os alunos e leia juntamente com eles a situação apresentada no exercício. Caso não seja possível a projeção, o professor poderá escrever a situação no quadro dando uma ênfase maior as palavras “venda” e “saque”, bem como os valores expressos no exercício.
Professor, a ideia do plano não é trabalhar as operações de soma e subtração de números inteiros por meio de regras e algoritmos, a intenção é apenas associar os conceitos de ganho e perda aos conjuntos dos inteiros positivos e negativos, por meio de comparações baseadas em conhecimentos que os alunos adquiriram anteriormente.
Explique para os alunos que a palavra venda no exercício está fazendo referência a um valor positivo, pois o dinheiro entra na conta bancária, e a palavra saque está fazendo referência a um valor negativo, visto que ao realizar um saque o dinheiro é retirado da conta bancária.
Assim que a leitura do exercício for concluída e todas as dúvidas que surgiram esclarecidas, disponibilize um tempo para que os alunos resolvam os itens “a” e “b”. Acompanhe a resolução, deixando sempre que os alunos pensem sozinhos, intervindo apenas quando for necessário.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.
Propósito: Trabalhar, por meio de uma situação que envolve extrato bancário, os conceitos de saldo positivo e saldo negativo.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a conta bancária do Carlos quando ele vende um produto?
- O que acontece com a conta bancária do Carlos quando ele realiza um saque?
Materiais complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 ao 10)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções com o colega ao lado, sempre acompanhando-os em seus raciocínios.
Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução do exercícios, passe para essa série de slides. Nela será apresentada mais uma forma de se resolver os itens “a” e “b”.
Caso não seja possível a projeção dos slides, o professor poderá produzir a tabela no quadro ou em um cartaz, de modo que os alunos visualizem o raciocínio presente nesta solução.
O item “a” possui duas formas de resolução, uma utilizando uma tabela (slide 6) e outra se baseando na reta numerada (slides 7 ao 9).
A tabela foi desenvolvida por meio de acréscimos, quando a situação remete a uma venda (depósito) e descontos, quando a situação remete a um saque, passe com os alunos por todas as linhas da tabela, apontando o tipo de movimentação que foi realizada, e o impacto da mesma no saldo da conta bancária de Carlos, chegue até a última linha da tabela, apontando aos alunos que a mesma é referente ao saldo final da conta bancária.
Após isso, passe para a sessão de slides que contém a outra forma de resolver o item “a”, explique para os alunos cada movimentação realizada, sempre indicando que quando a movimentação é uma venda (depósito), o ponto caminha para a direita e quando a movimentação é um saque, o ponto caminha para a esquerda, após passar por todas as movimentações bancárias, mostre que a última reta é a que demonstra o valor final da conta bancária de Carlos.
Feito essas demonstrações, passe para a resolução do item “b” (slide 10), se necessário relembre com os alunos que para chegar no 0 a partir de um número, basta adicionar o seu oposto (ou simétrico).
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para de obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Por que, na solução, aparece a palavra “depósito” e não a palavra “venda”?
- Sempre que Carlos realiza uma venda ele fica com saldo positivo?
- Sempre que Carlos realizar um saque ele fica com saldo negativo?
Materiais complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 ao 10)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções com o colega ao lado, sempre acompanhando-os em seus raciocínios.
Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução do exercícios, passe para essa série de slides. Nela será apresentada mais uma forma de se resolver os itens “a” e “b”.
Caso não seja possível a projeção dos slides, o professor poderá produzir a tabela no quadro ou em um cartaz, de modo que os alunos visualizem o raciocínio presente nesta solução.
O item “a” possui duas formas de resolução, uma utilizando uma tabela (slide 6) e outra se baseando na reta numerada (slides 7 ao 9).
A tabela foi desenvolvida por meio de acréscimos, quando a situação remete a uma venda (depósito) e descontos, quando a situação remete a um saque, passe com os alunos por todas as linhas da tabela, apontando o tipo de movimentação que foi realizada, e o impacto da mesma no saldo da conta bancária de Carlos, chegue até a última linha da tabela, apontando aos alunos que a mesma é referente ao saldo final da conta bancária.
Após isso, passe para a sessão de slides que contém a outra forma de resolver o item “a”, explique para os alunos cada movimentação realizada, sempre indicando que quando a movimentação é uma venda (depósito), o ponto caminha para a direita e quando a movimentação é um saque, o ponto caminha para a esquerda, após passar por todas as movimentações bancárias, mostre que a última reta é a que demonstra o valor final da conta bancária de Carlos.
Feito essas demonstrações, passe para a resolução do item “b” (slide 10), se necessário relembre com os alunos que para chegar no 0 a partir de um número, basta adicionar o seu oposto (ou simétrico).
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para de obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Por que, na solução, aparece a palavra “depósito” e não a palavra “venda”?
- Sempre que Carlos realiza uma venda ele fica com saldo positivo?
- Sempre que Carlos realizar um saque ele fica com saldo negativo?
Materiais complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 ao 10)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções com o colega ao lado, sempre acompanhando-os em seus raciocínios.
Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução do exercícios, passe para essa série de slides. Nela será apresentada mais uma forma de se resolver os itens “a” e “b”.
Caso não seja possível a projeção dos slides, o professor poderá produzir a tabela no quadro ou em um cartaz, de modo que os alunos visualizem o raciocínio presente nesta solução.
O item “a” possui duas formas de resolução, uma utilizando uma tabela (slide 6) e outra se baseando na reta numerada (slides 7 ao 9).
A tabela foi desenvolvida por meio de acréscimos, quando a situação remete a uma venda (depósito) e descontos, quando a situação remete a um saque, passe com os alunos por todas as linhas da tabela, apontando o tipo de movimentação que foi realizada, e o impacto da mesma no saldo da conta bancária de Carlos, chegue até a última linha da tabela, apontando aos alunos que a mesma é referente ao saldo final da conta bancária.
Após isso, passe para a sessão de slides que contém a outra forma de resolver o item “a”, explique para os alunos cada movimentação realizada, sempre indicando que quando a movimentação é uma venda (depósito), o ponto caminha para a direita e quando a movimentação é um saque, o ponto caminha para a esquerda, após passar por todas as movimentações bancárias, mostre que a última reta é a que demonstra o valor final da conta bancária de Carlos.
Feito essas demonstrações, passe para a resolução do item “b” (slide 10), se necessário relembre com os alunos que para chegar no 0 a partir de um número, basta adicionar o seu oposto (ou simétrico).
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para de obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Por que, na solução, aparece a palavra “depósito” e não a palavra “venda”?
- Sempre que Carlos realiza uma venda ele fica com saldo positivo?
- Sempre que Carlos realizar um saque ele fica com saldo negativo?
Materiais complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 ao 10)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções com o colega ao lado, sempre acompanhando-os em seus raciocínios.
Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução do exercícios, passe para essa série de slides. Nela será apresentada mais uma forma de se resolver os itens “a” e “b”.
Caso não seja possível a projeção dos slides, o professor poderá produzir a tabela no quadro ou em um cartaz, de modo que os alunos visualizem o raciocínio presente nesta solução.
O item “a” possui duas formas de resolução, uma utilizando uma tabela (slide 6) e outra se baseando na reta numerada (slides 7 ao 9).
A tabela foi desenvolvida por meio de acréscimos, quando a situação remete a uma venda (depósito) e descontos, quando a situação remete a um saque, passe com os alunos por todas as linhas da tabela, apontando o tipo de movimentação que foi realizada, e o impacto da mesma no saldo da conta bancária de Carlos, chegue até a última linha da tabela, apontando aos alunos que a mesma é referente ao saldo final da conta bancária.
Após isso, passe para a sessão de slides que contém a outra forma de resolver o item “a”, explique para os alunos cada movimentação realizada, sempre indicando que quando a movimentação é uma venda (depósito), o ponto caminha para a direita e quando a movimentação é um saque, o ponto caminha para a esquerda, após passar por todas as movimentações bancárias, mostre que a última reta é a que demonstra o valor final da conta bancária de Carlos.
Feito essas demonstrações, passe para a resolução do item “b” (slide 10), se necessário relembre com os alunos que para chegar no 0 a partir de um número, basta adicionar o seu oposto (ou simétrico).
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para de obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Por que, na solução, aparece a palavra “depósito” e não a palavra “venda”?
- Sempre que Carlos realiza uma venda ele fica com saldo positivo?
- Sempre que Carlos realizar um saque ele fica com saldo negativo?
Materiais complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 ao 10)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções com o colega ao lado, sempre acompanhando-os em seus raciocínios.
Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução do exercícios, passe para essa série de slides. Nela será apresentada mais uma forma de se resolver os itens “a” e “b”.
Caso não seja possível a projeção dos slides, o professor poderá produzir a tabela no quadro ou em um cartaz, de modo que os alunos visualizem o raciocínio presente nesta solução.
O item “a” possui duas formas de resolução, uma utilizando uma tabela (slide 6) e outra se baseando na reta numerada (slides 7 ao 9).
A tabela foi desenvolvida por meio de acréscimos, quando a situação remete a uma venda (depósito) e descontos, quando a situação remete a um saque, passe com os alunos por todas as linhas da tabela, apontando o tipo de movimentação que foi realizada, e o impacto da mesma no saldo da conta bancária de Carlos, chegue até a última linha da tabela, apontando aos alunos que a mesma é referente ao saldo final da conta bancária.
Após isso, passe para a sessão de slides que contém a outra forma de resolver o item “a”, explique para os alunos cada movimentação realizada, sempre indicando que quando a movimentação é uma venda (depósito), o ponto caminha para a direita e quando a movimentação é um saque, o ponto caminha para a esquerda, após passar por todas as movimentações bancárias, mostre que a última reta é a que demonstra o valor final da conta bancária de Carlos.
Feito essas demonstrações, passe para a resolução do item “b” (slide 10), se necessário relembre com os alunos que para chegar no 0 a partir de um número, basta adicionar o seu oposto (ou simétrico).
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para de obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Por que, na solução, aparece a palavra “depósito” e não a palavra “venda”?
- Sempre que Carlos realiza uma venda ele fica com saldo positivo?
- Sempre que Carlos realizar um saque ele fica com saldo negativo?
Materiais complementares:
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Encerre a aula retomando com os alunos a ideia de se interpretar corretamente os termos que fazem referência aos conjuntos dos inteiros positivos e dos inteiros negativos. Aponte que a reta numerada pode ser um grande aliado em resoluções de problemas que envolvem esses termos.
Propósito: Realizar uma reflexão sobre os conteúdos aprendidos na aula.
Rai </to xitle>
RaiTempo sugerido: 13 minutos.
Orientação: Apresente a nova situação e peça para que os alunos analisem, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os seus alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure anotar e identificar todos os comentários que surgirem.
Propósito: Realizar uma atividade teórica relativa aos conteúdos ensinados na aula.
Discuta com a turma:
- O que é mais vantajoso para o jogador: ganhar uma partida ou empatar três?
- É possível criar mais de uma combinação entre vitórias, empates e derrotas para o mesmo número de pontos?
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários:
- Caderno;
- Lápis;
- Régua;
- Grupo de alunos no Whatsapp;
- Zoom.
Opcionais:
- Google Sala de Aula;
- Meet;
- Loom;
- Vídeo: “Números: Números Negativos” Khan academy (disponível aqui).
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Relembre com a turma os números positivos e negativos, a posição dos números inteiros na reta numerada, bem como o conceito de números opostos (ou simétricos). Para isso, elabore uma breve explicação desses conceitos.
Você pode gravar este momento usando um Podcast ou vídeo no Loom, ou ainda indicar o vídeo “Números negativos” (disponível aqui), do Khan Academy. Oriente-os explicando que esse é um momento de retomada de conteúdos e que, caso tenham dúvidas, elas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de Whatsapp, para que os alunos possam pensar sobre ele. Peça para tentarem resolver sozinhos a atividade. Oriente-os a filmarem ou fotografarem as estratégias e respostas para compartilharem com você e a turma no momento da discussão das soluções.
Raio X
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Compartilhe a imagem do slide com os alunos usando o recurso de e-mail.
Peça para responderem a questão e devolva o e-mail com ela resolvido. Analise as respostas, elabore devolutivas individuais sobre a atividade e reenvie com comentários para os alunos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para os alunos. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos .
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Luiz Filipe Trovão
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA03 - Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numerada e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.
Objetivos específicos
Relacionar as ideias de ganho e perda, ao conjunto dos números inteiros.
Conceito-chave
Conjunto dos inteiros positivos e conjunto dos inteiros negativos.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno.