Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Desconto e prejuízo em diferentes contextos.
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aumentos e descontos percentuais
Por: Luiz Filipe Trovão
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Luiz Filipe Trovão
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA02 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
Objetivos específicos
- Resolver situações-problema do cotidiano que envolvam desconto, prejuízo e redução.
Conceito-chave
Cálculo de desconto e prejuízo a partir de uma redução percentual.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Resolver situações-problema do cotidiano que envolvam desconto, prejuízo e redução.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Materiais complementares:
Acesse o arquivo sobre o plano aqui.
Leituras:
Qual a diferença entre porcentagem e percentagem?: https://novaescola.org.br/conteudo/106/qual-a-diferenca-entre-porcentagem-e-percentagem
100% de aprendizagem: https://novaescola.org.br/conteudo/2673/100-aprendizagem
Finanças: cálculos do nosso cotidiano: https://novaescola.org.br/conteudo/2154/financas-calculos-do-nosso-cotidiano
Receita bem calculada: https://novaescola.org.br/conteudo/2739/receita-bem-calculada
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Professor, projete o slide para a sala. Caso não seja possível a projeção, leia com os alunos as duas situações presentes no início do slide (sobre a empresa e a loja de sapatos) e as definições de prejuízo e desconto, presentes no balão de fala, copiando em um quadro ou cartaz as “resoluções” das situações apresentadas no início do slide.
Inicie fazendo uma reflexão sobre as situações presentes no início do slide. Aponte para os valores presentes nas mesmas, de modo que os alunos percebam que os valores envolvidos seguem um mesmo padrão. No caso da primeira situação, o dinheiro ganho é menor do que o dinheiro gasto e, na segunda situação, o valor pago pelo produto é menor do que o valor de venda.
Após essa reflexão, vá para o texto presente no balão de fala. Ele tem como intuito concluir a ideia de desconto e prejuízo por meio de uma definição simples: “ambos os termos remetem a ideia de redução de um valor”.
Em seguida, aponte para as “resoluções” presentes no final do slide, sobre as duas situações apresentadas no início da aula.
Conclua com os alunos que subtrair o valor ganho pela empresa do valor gasto implica em um prejuízo e que ao subtrair o valor do produto pelo valor pago implica em um desconto ao cliente.
Propósito: Relembrar o conceito de desconto e prejuízo, por meio de análises de situações cotidianas.
Discuta com a turma:
- Você saberia apontar outras situações que envolvem prejuízo?
- Você saberia apontar outras situações que envolvem desconto?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Imprima a atividade principal, entregue para os alunos e peça para que eles leiam a situação apresentada no exercício. Caso não seja possível a projeção, o professor poderá escrever a situação no quadro ou confeccionar um cartaz.
Explique para os alunos que atividade tem o intuito de trabalhar o conceito de prejuízo que foi apresentado na retomada, logo no início da aula. Peça para que os alunos se atentem aos cálculos de porcentagem presentes, pois ao contrário das situações trabalhadas anteriormente, nesse momento é a partir da porcentagem referente ao prejuízo, que se obterá o valor solicitado.
No item “a)”, é solicitado o faturamento da empresa no inverno. É importante notar que, de acordo com o enunciado da situação, esse faturamento compreende 3 meses, e em cada um desses meses a empresa possuiu faturamentos diferentes que o de costume, sendo 10% menor no 1º mês, 20% menor no 2º mês e 15% menor no 3º mês.
O item “b)” segue a mesma linha do que o item anterior, a diferença é que apesar do percentual do prejuízo continuar o mesmo em relação a porcentagem, será calculado sobre o valor hipotético de R$ 7.000,00.
Propósito: Resolver uma situação problema do cotidiano envolvendo o cálculo de prejuízo.
Discuta com a turma:
- O que significa um prejuízo de 10%?
- Podemos calcular 10% do faturamento sem montar a conta? Como?
- Se o prejuízo é do 1º mês e de 10%, como descobrir o faturamento desse mês?
- O que 20% representa de 10%?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens “a” e “b” em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (5 ao 9). Caso não seja possível a projeção, o professor deverá reproduzir, pelo menos os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz.
Na resolução do item “a)”, é importante que o aluno compreenda inicialmente, que para o cálculo do prejuízo no período de inverno é necessário realizar o cálculo do prejuízo separadamente (mês a mês): 10% no 1º mês, 20% no 2º mês e 15% no 3º mês.
E que todas essas porcentagens foram calculadas sobre o valor de R$ 5.000,00, que é o faturamento das empresa nos outros meses do ano.
Note que a resolução deste item aponta para 3 formas de se calcular as porcentagens solicitadas no 2º e no 3º mês, a partir dos 10% que foram calculados no 1º mês, estimule os alunos a entenderem essas fórmulas de cálculos a fim de que se apropriem do que for mais familiar a ele.
No item “b)” o cálculo realizado é análogo ao item “a)”, o que os diferencia é o valor de referência para o cálculo, que passou de R$ 5.000,00 para R$ 7.000,00. É importante notar também que nesse item a pergunta é referente ao prejuízo nesse período e não mais o faturamento.
Perceba que, apesar de esse item não possuir as mesmas demonstrações que as realizadas no item anterior, todos eles também podem ser utilizados nesse momento.
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias podemos usar para calcular as porcentagens dos exercício?
- Podemos usar alguma estratégia do item “a)” para facilitar o cálculo do item “b)”?
Materiais complementares:
Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens “a” e “b” em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (5 ao 9). Caso não seja possível a projeção, o professor deverá reproduzir, pelo menos os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz.
Na resolução do item “a)”, é importante que o aluno compreenda inicialmente, que para o cálculo do prejuízo no período de inverno é necessário realizar o cálculo do prejuízo separadamente (mês a mês): 10% no 1º mês, 20% no 2º mês e 15% no 3º mês.
E que todas essas porcentagens foram calculadas sobre o valor de R$ 5.000,00, que é o faturamento das empresa nos outros meses do ano.
Note que a resolução deste item aponta para 3 formas de se calcular as porcentagens solicitadas no 2º e no 3º mês, a partir dos 10% que foram calculados no 1º mês, estimule os alunos a entenderem essas fórmulas de cálculos a fim de que se apropriem do que for mais familiar a ele.
No item “b)” o cálculo realizado é análogo ao item “a)”, o que os diferencia é o valor de referência para o cálculo, que passou de R$ 5.000,00 para R$ 7.000,00. É importante notar também que nesse item a pergunta é referente ao prejuízo nesse período e não mais o faturamento.
Perceba que, apesar de esse item não possuir as mesmas demonstrações que as realizadas no item anterior, todos eles também podem ser utilizados nesse momento.
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias podemos usar para calcular as porcentagens dos exercício?
- Podemos usar alguma estratégia do item “a)” para facilitar o cálculo do item “b)”?
Materiais complementares:
Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens “a” e “b” em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (5 ao 9). Caso não seja possível a projeção, o professor deverá reproduzir, pelo menos os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz.
Na resolução do item “a)”, é importante que o aluno compreenda inicialmente, que para o cálculo do prejuízo no período de inverno é necessário realizar o cálculo do prejuízo separadamente (mês a mês): 10% no 1º mês, 20% no 2º mês e 15% no 3º mês.
E que todas essas porcentagens foram calculadas sobre o valor de R$ 5.000,00, que é o faturamento das empresa nos outros meses do ano.
Note que a resolução deste item aponta para 3 formas de se calcular as porcentagens solicitadas no 2º e no 3º mês, a partir dos 10% que foram calculados no 1º mês, estimule os alunos a entenderem essas fórmulas de cálculos a fim de que se apropriem do que for mais familiar a ele.
No item “b)” o cálculo realizado é análogo ao item “a)”, o que os diferencia é o valor de referência para o cálculo, que passou de R$ 5.000,00 para R$ 7.000,00. É importante notar também que nesse item a pergunta é referente ao prejuízo nesse período e não mais o faturamento.
Perceba que, apesar de esse item não possuir as mesmas demonstrações que as realizadas no item anterior, todos eles também podem ser utilizados nesse momento.
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias podemos usar para calcular as porcentagens dos exercício?
- Podemos usar alguma estratégia do item “a)” para facilitar o cálculo do item “b)”?
Materiais complementares:
Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens “a” e “b” em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (5 ao 9). Caso não seja possível a projeção, o professor deverá reproduzir, pelo menos os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz.
Na resolução do item “a)”, é importante que o aluno compreenda inicialmente, que para o cálculo do prejuízo no período de inverno é necessário realizar o cálculo do prejuízo separadamente (mês a mês): 10% no 1º mês, 20% no 2º mês e 15% no 3º mês.
E que todas essas porcentagens foram calculadas sobre o valor de R$ 5.000,00, que é o faturamento das empresa nos outros meses do ano.
Note que a resolução deste item aponta para 3 formas de se calcular as porcentagens solicitadas no 2º e no 3º mês, a partir dos 10% que foram calculados no 1º mês, estimule os alunos a entenderem essas fórmulas de cálculos a fim de que se apropriem do que for mais familiar a ele.
No item “b)” o cálculo realizado é análogo ao item “a)”, o que os diferencia é o valor de referência para o cálculo, que passou de R$ 5.000,00 para R$ 7.000,00. É importante notar também que nesse item a pergunta é referente ao prejuízo nesse período e não mais o faturamento.
Perceba que, apesar de esse item não possuir as mesmas demonstrações que as realizadas no item anterior, todos eles também podem ser utilizados nesse momento.
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias podemos usar para calcular as porcentagens dos exercício?
- Podemos usar alguma estratégia do item “a)” para facilitar o cálculo do item “b)”?
Materiais complementares:
Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens “a” e “b” em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (5 ao 9). Caso não seja possível a projeção, o professor deverá reproduzir, pelo menos os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz.
Na resolução do item “a)”, é importante que o aluno compreenda inicialmente, que para o cálculo do prejuízo no período de inverno é necessário realizar o cálculo do prejuízo separadamente (mês a mês): 10% no 1º mês, 20% no 2º mês e 15% no 3º mês.
E que todas essas porcentagens foram calculadas sobre o valor de R$ 5.000,00, que é o faturamento das empresa nos outros meses do ano.
Note que a resolução deste item aponta para 3 formas de se calcular as porcentagens solicitadas no 2º e no 3º mês, a partir dos 10% que foram calculados no 1º mês, estimule os alunos a entenderem essas fórmulas de cálculos a fim de que se apropriem do que for mais familiar a ele.
No item “b)” o cálculo realizado é análogo ao item “a)”, o que os diferencia é o valor de referência para o cálculo, que passou de R$ 5.000,00 para R$ 7.000,00. É importante notar também que nesse item a pergunta é referente ao prejuízo nesse período e não mais o faturamento.
Perceba que, apesar de esse item não possuir as mesmas demonstrações que as realizadas no item anterior, todos eles também podem ser utilizados nesse momento.
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias podemos usar para calcular as porcentagens dos exercício?
- Podemos usar alguma estratégia do item “a)” para facilitar o cálculo do item “b)”?
Materiais complementares:
Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projete o slide e leia para os alunos a conclusão da aula. Caso não seja possível a projeção, copie no quadro ou em um cartaz as equações presentes no quadro “P = C - V” e “D = R - P”, que são as “fórmulas” para obtenção dos cálculos de prejuízo e desconto, respectivamente.
Nesse momento de encerramento da aula é feita uma reflexão sobre as definições de prejuízo e desconto, com base no que foi apresentado no início da aula.
Após essa reflexão destaque as fórmulas para os cálculos de prejuízo e desconto, a intenção não é que eles decorem essas fórmulas, a ideia é que eles entendam os conceitos por trás desse tipo de cálculo.
Aponte para as nomenclaturas dos valores envolvidos nesses cálculos, fale que apesar de na situação do prejuízo os termos serem diferentes dos termos utilizados na situação do desconto, eles, dois a dois, retratam as mesmas coisas:
Prejuízo ? Desconto;
Valor Pago ? Valor de Venda;
Valor de Custo ? Valor Real.
Finalize o encerramento falando que apesar de os termos possuírem a mesma ideia, eles são utilizados em diferentes contextos.
Propósito: Realizar a conclusão da aula, refletindo sobre o cálculo de lucro a partir da análise do preço de compra e do preço de venda.
Discuta com a turma:
- É possível calcular o prejuízo ou o desconto de outra forma? Como?
- Essas “fórmulas” apresentadas possibilitam apenas os cálculos de prejuízo e desconto?
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Apresente a nova situação e peça para que os alunos analisem e resolvam, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os seus alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure anotar e identificar todas as dificuldades que surgirem.
Propósito: Realizar uma atividade teórica relativa aos conteúdos ensinados na aula.
Discuta com a turma:
- Qual o termo utilizado na situação que remete a ideia de desconto?
Materiais complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Caderno;
- Whatsapp.
Opcionais:
- Jambord;
- Meet.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal, os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de Whatsapp, para que eles possam pensar. No primeiro momento, devem pensar sozinhos sobre a situação proposta e anotar todas as estratégias de cálculo. Oriente-os a filmarem ou fotografarem as estratégias e respostas para compartilharem com você e a turma no momento da discussão das soluções.
Sistematização
Nesse momento de sistematização da aula, faça uma reflexão sobre as definições de prejuízo e desconto. Utilize o recurso do Jambord ou do Meet para refletir com a turma sobre as fórmulas para os cálculos de prejuízo e desconto. A intenção não é que eles decorem essas fórmulas,, mas que entendam os conceitos por trás desse tipo de cálculo.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para os alunos. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Luiz Filipe Trovão
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA02 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
Objetivos específicos
- Resolver situações-problema do cotidiano que envolvam desconto, prejuízo e redução.
Conceito-chave
Cálculo de desconto e prejuízo a partir de uma redução percentual.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno.