Resolução das atividades
Plano de Aula
Plano de aula: De pedaço em pedaço chegamos ao total
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Algoritmos para resolver problemas
Descrição
MAT7_29NUM04 / De pedaço em pedaço chegamos ao total
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fabricio Eduardo Ferreira
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF07MA06) Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos.
Objetivos específicos
- Resolução de problemas;
- Significado de parte de um todo (fração de um todo);
- Cálculos envolvendo porcentagens (não explícito);
- Desenvolvimento de algoritmo não explícito.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Resolução de problemas;
- Significado de parte de um todo (fração de um todo);
- Cálculos envolvendo porcentagens (não explícito);
- Desenvolvimento de algoritmo não explícito.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Inicialmente organize a turma em duplas para as próximas atividades desta aula. Peça para que um dos alunos leia o balão do slide inicial e explique o quê compreendeu daquele comando. Em seguida dê alguns minutos para que os alunos pensem em estratégias para descobrir a quantidade total de peixes utilizada em todos os aquários. O objetivo desta etapa é suscitar nos alunos o procedimento que será explorando ao longo da aula (determinar o valor de cada parte, verificar a quantidade de partes apresentadas e calcular o valor total envolvido na situação).
Propósito:
Desenvolver a noção de como determinar o valor total de uma quantidade conhecendo o valor de uma de suas partes.
Discuta com a turma:
- Quantos peixes Guilherme colocou em cada aquário? De quantos aquários ele dispõe?
- Como determinar a quantidade total de peixes utilizada sabendo a quantidade de apenas um aquário?
Materiais complementares:
Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uQvfE6mW5uTs5gHZKua4yzs2bM7G7Zxgw8QJeyXe7n7ShXMxDRtKApZxeqnu/atividade-retomada-mat7-29num04.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G4AVe9y6jQQXbJjRR8RBFseVHhgP4q9pmVNqSDG8UCzZ4Z7vBSdJUZttTPsp/resolucao-das-atividades-mat7-29num04.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)
Orientações:
Reunidos em duplas peça para que os alunos efetuem a leitura do balão do slide 4 e expliquem um ao outro o que entenderam da situação proposta. Dê alguns minutos para que os alunos elaborem uma estratégia para resolver a situação proposta. Eles poderão desenhar uma figura, utilizar um diagrama ou até mesmo efetuar algumas operações se assim desejarem.
Em seguida solicite para as duplas lerem o comando do slide 5 e pensarem em como resolver a situação proposta. Novamente esclareça dúvidas que possam surgir referente a alguma palavra do enunciado e os tipos de resoluções que os alunos poderão apresentar.
Por último faça a leitura dos dizeres do slide 6 pedindo que os alunos identifiquem pontos em comum nas situações exploradas. Diga que eles deverão anotar no caderno os pontos em comum e, também, escrever uma possível estrutura de resolução que poderão utilizar toda vez que se depararem com situações semelhantes às estudadas.
Propósito:
Explorar situações para determinar o valor total de uma quantidade conhecendo o valor de uma de suas partes e elaborar uma estratégia para utilizar em situações semelhantes.
Discuta com a turma:
- Faça um desenho para representar ? da mesada de Guilherme. Qual foi a fração da mesada de Guilherme que sobrou? Esta fração que sobrou representa quantos reais? Como fazer para descobrir o valor de ? da mesada de Guilherme? Sabendo o valor de ? da mesada de Guilherme como devemos fazer para determinar o valor total da mesada de Guilherme?
- Como podemos desenhar uma figura para representar a bateria completa? E como representar no desenho feito 25% da bateria? Em quantas partes devemos dividir a figura inicial para que isso ocorra? Sabendo que 1 pedaço da figura demora 5 minutos para carregar, como podemos calcular o tempo total de carregamento da bateria?
- Quais são os pontos em comum nas situações envolvendo os aquários, a mesada e a bateria? Em todas as situações foi informado o valor de umas das partes? Nas situações estudadas como você fez para determinar o valor total da quantidade?
Materiais complementares:
Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qzxRFUfVdQSx6UHqRC2UZW5ZsfU6N6VAFtxENXwkyM3zJwadP2eMKu2yY3e7/atividade-principal-mat7-29num04.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G4AVe9y6jQQXbJjRR8RBFseVHhgP4q9pmVNqSDG8UCzZ4Z7vBSdJUZttTPsp/resolucao-das-atividades-mat7-29num04.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)
Orientações:
Reunidos em duplas peça para que os alunos efetuem a leitura do balão do slide 4 e expliquem um ao outro o que entenderam da situação proposta. Dê alguns minutos para que os alunos elaborem uma estratégia para resolver a situação proposta. Eles poderão desenhar uma figura, utilizar um diagrama ou até mesmo efetuar algumas operações se assim desejarem.
Em seguida solicite para as duplas lerem o comando do slide 5 e pensarem em como resolver a situação proposta. Novamente esclareça dúvidas que possam surgir referente a alguma palavra do enunciado e os tipos de resoluções que os alunos poderão apresentar.
Por último faça a leitura dos dizeres do slide 6 pedindo que os alunos identifiquem pontos em comum nas situações exploradas. Diga que eles deverão anotar no caderno os pontos em comum e, também, escrever uma possível estrutura de resolução que poderão utilizar toda vez que se depararem com situações semelhantes às estudadas.
Propósito:
Explorar situações para determinar o valor total de uma quantidade conhecendo o valor de uma de suas partes e elaborar uma estratégia para utilizar em situações semelhantes.
Discuta com a turma:
- Faça um desenho para representar ? da mesada de Guilherme. Qual foi a fração da mesada de Guilherme que sobrou? Esta fração que sobrou representa quantos reais? Como fazer para descobrir o valor de ? da mesada de Guilherme? Sabendo o valor de ? da mesada de Guilherme como devemos fazer para determinar o valor total da mesada de Guilherme?
- Como podemos desenhar uma figura para representar a bateria completa? E como representar no desenho feito 25% da bateria? Em quantas partes devemos dividir a figura inicial para que isso ocorra? Sabendo que 1 pedaço da figura demora 5 minutos para carregar, como podemos calcular o tempo total de carregamento da bateria?
- Quais são os pontos em comum nas situações envolvendo os aquários, a mesada e a bateria? Em todas as situações foi informado o valor de umas das partes? Nas situações estudadas como você fez para determinar o valor total da quantidade?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)
Orientações:
Reunidos em duplas peça para que os alunos efetuem a leitura do balão do slide 4 e expliquem um ao outro o que entenderam da situação proposta. Dê alguns minutos para que os alunos elaborem uma estratégia para resolver a situação proposta. Eles poderão desenhar uma figura, utilizar um diagrama ou até mesmo efetuar algumas operações se assim desejarem.
Em seguida solicite para as duplas lerem o comando do slide 5 e pensarem em como resolver a situação proposta. Novamente esclareça dúvidas que possam surgir referente a alguma palavra do enunciado e os tipos de resoluções que os alunos poderão apresentar.
Por último faça a leitura dos dizeres do slide 6 pedindo que os alunos identifiquem pontos em comum nas situações exploradas. Diga que eles deverão anotar no caderno os pontos em comum e, também, escrever uma possível estrutura de resolução que poderão utilizar toda vez que se depararem com situações semelhantes às estudadas.
Propósito:
Explorar situações para determinar o valor total de uma quantidade conhecendo o valor de uma de suas partes e elaborar uma estratégia para utilizar em situações semelhantes.
Discuta com a turma:
- Faça um desenho para representar ? da mesada de Guilherme. Qual foi a fração da mesada de Guilherme que sobrou? Esta fração que sobrou representa quantos reais? Como fazer para descobrir o valor de ? da mesada de Guilherme? Sabendo o valor de ? da mesada de Guilherme como devemos fazer para determinar o valor total da mesada de Guilherme?
- Como podemos desenhar uma figura para representar a bateria completa? E como representar no desenho feito 25% da bateria? Em quantas partes devemos dividir a figura inicial para que isso ocorra? Sabendo que 1 pedaço da figura demora 5 minutos para carregar, como podemos calcular o tempo total de carregamento da bateria?
- Quais são os pontos em comum nas situações envolvendo os aquários, a mesada e a bateria? Em todas as situações foi informado o valor de umas das partes? Nas situações estudadas como você fez para determinar o valor total da quantidade?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 7 e 8)
Orientações:
Enquanto os alunos realizam a Atividade Principal percorra as carteiras verificando as estratégias desenvolvidas por eles e selecione algumas (corretas e erradas) para fazer a Discussão das Soluções. No momento em que os alunos explicarem as maneiras utilizadas para resolver cada situação faça perguntas para que os alunos justifiquem cada etapa desenvolvida por eles.
Por exemplo, se algum aluno afirmar que multiplicou a quantidade de peixes por 5 aproveite a situação para perguntar o que ele estava determinando com tal operação. Outra boa pergunta que você poderá fazer neste momento refere-se ao tipo de representação utilizada pelos alunos. Muitos alunos que apresentam dificuldades na compreensão da situação envolvendo a determinação de uma quantidade total podem ser auxiliados se utilizarem desenhos para representar o todo e suas partes.
Procure, também, variar o tipo de representação utilizada ora trabalhando com barras, círculos e outras figuras geométricas. Lembre-se de ir evidenciando os pontos em comum nas situações envolvidas: determinar o valor de cada parte, verificar quantas partes serão consideradas na situação e calcular a quantidade total.
Propósito:
Comparar os estratégias desenvolvidas pelos alunos para as situações propostas indicando os pontos em comum nelas.
Discuta com a turma:
- Todos utilizaram o mesmo tipo de representação em suas resoluções? Alguém utilizou algum desenho em sua solução? E teve alguma dupla que realizou operações para resolver as situações?
- Este desenho que você fez representa o quê nesta situação? Como vocês fizeram para descobrir quanto valia cada um dos pedaços de seu desenho? Em quê você pensou para chegar à resposta final?
- Quando você fez a multiplicação o quê você estava determinando?
Materiais complementares:
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QKgqMsdBEQEXBF4GCmvnfAsR4wncmVhy8bbTSMSKYwUdpn42vejkctYQV89b/guia-de-intervencoes-mat7-29num04.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G4AVe9y6jQQXbJjRR8RBFseVHhgP4q9pmVNqSDG8UCzZ4Z7vBSdJUZttTPsp/resolucao-das-atividades-mat7-29num04.pdf
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 7 e 8)
Orientações:
Enquanto os alunos realizam a Atividade Principal percorra as carteiras verificando as estratégias desenvolvidas por eles e selecione algumas (corretas e erradas) para fazer a Discussão das Soluções. No momento em que os alunos explicarem as maneiras utilizadas para resolver cada situação faça perguntas para que os alunos justifiquem cada etapa desenvolvida por eles.
Por exemplo, se algum aluno afirmar que multiplicou a quantidade de peixes por 5 aproveite a situação para perguntar o que ele estava determinando com tal operação. Outra boa pergunta que você poderá fazer neste momento refere-se ao tipo de representação utilizada pelos alunos. Muitos alunos que apresentam dificuldades na compreensão da situação envolvendo a determinação de uma quantidade total podem ser auxiliados se utilizarem desenhos para representar o todo e suas partes.
Procure, também, variar o tipo de representação utilizada ora trabalhando com barras, círculos e outras figuras geométricas. Lembre-se de ir evidenciando os pontos em comum nas situações envolvidas: determinar o valor de cada parte, verificar quantas partes serão consideradas na situação e calcular a quantidade total.
Propósito:
Comparar os estratégias desenvolvidas pelos alunos para as situações propostas indicando os pontos em comum nelas.
Discuta com a turma:
- Todos utilizaram o mesmo tipo de representação em suas resoluções? Alguém utilizou algum desenho em sua solução? E teve alguma dupla que realizou operações para resolver as situações?
- Este desenho que você fez representa o quê nesta situação? Como vocês fizeram para descobrir quanto valia cada um dos pedaços de seu desenho? Em quê você pensou para chegar à resposta final?
- Quando você fez a multiplicação o quê você estava determinando?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Faça a leitura dos balões de fala do slide mostrando como os personagens em conjunto chegaram à conclusão final. Destaque as condições necessárias para utilizar esta estrutura de resolução (conhecer o valor de uma das partes envolvidas) e quais são os procedimentos que utilizados para determinar o valor desejado (multiplicar o valor de uma das partes pelo números de partes a serem consideradas). Se julgar necessário peça para que os alunos anotem aquilo que acharam de mais importante da aula em seus cadernos e, até mesmo, que elaborem uma situação semelhante às estudadas que possam ser resolvidas utilizando a estratégia envolvida na aula.
Propósito:
Sintetizar as etapas desenvolvidas ao longo da aula para utilizá-las em situações semelhantes futuramente.
Discuta com a turma:
- Quando podemos utilizar a estratégia que aprendemos hoje nesta aula?
- O quê é necessário que a situação nos informe para que possamos utilizar esta estratégia?
- Quais são os procedimentos que podemos usar sempre que nos depararmos com uma situação semelhante às estudadas?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Esta atividade deverá ser feita individualmente e recolhida para análise pelo professor. Entregue uma cópia do enunciado da situação para cada aluno, peça para que ele leia o comando envolvido e esclareça dúvidas que possam surgir relativas à compreensão do enunciado da situação.
Assim que todos alunos tiverem compreendido a situação dê alguns minutos para que eles a resolvam utilizando qualquer estratégia desenvolvida ao longo da aula. Os alunos poderão desenhar uma figura, construir um esquema ou utilizar operações para resolver a situação proposta. Ao término do tempo sugerido recolha as produções para verificar quais alunos desenvolveram adequadamente o objetivo proposto na aula.
Propósito:
Verificar se o aluno consegue aplicar a estrutura de resolução desenvolvida num problema semelhante.
Discuta com a turma:
- A situação de Carolina é parecida com as situações estudadas na aula de hoje? Por quê?
- Podemos utilizar as estratégias desenvolvidas na aula para resolver a situação de Carolina? Justifique por quê você acha que sim (ou não).
- Você conseguiria pensar em outra situação parecida com a da Carolina onde a estratégia também funcionaria? Me conte como seria esta nova situação.
Materiais complementares:
Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kJu9Gr37KAUtpcX47uaTuRfs8jZYq3DHQwXzdHKq7aeFCpmZ7DcTXGGG3ZhQ/atividade-raio-x-mat7-29num04.pdf
Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kuyRaMVU7nQnutwWyXz3UDpr9hp7NDKUp6h7BN2T39vPj84mbcFqRzRZ6Pgb/atividade-complementar-mat7-29num04.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G4AVe9y6jQQXbJjRR8RBFseVHhgP4q9pmVNqSDG8UCzZ4Z7vBSdJUZttTPsp/resolucao-das-atividades-mat7-29num04.pdf
Para o professor
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_29NUM04
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Guia de Intervenção, Clique no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QKgqMsdBEQEXBF4GCmvnfAsR4wncmVhy8bbTSMSKYwUdpn42vejkctYQV89b/guia-de-intervencoes-mat7-29num04.pdf
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Zoom
- Padlet
- Jamboard
- Dicas de uso do Jamboard no link: https://support.google.com/jamboard/#topic=7383644
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Atividade principal
Para a realização dessa atividade, o aluno precisa ter em mãos a situação-problema e os vídeos "Identificação de numeradores e denominadores" - Khan Academy, disponível no link: https://youtu.be/r5ipSdIK7ug (acesso em 29 de jun 2020) e
"O significado de porcentagem" - Khan Academy, disponível no link: https://youtu.be/dwvZIT0W9bo (acesso em 29 de jun 2020). Professor, esses vídeos esclarecem conceitos básicos das frações e porcentagem relacionados aos problemas dessa Atividade. Caso não tenham acesso a computador ou Tablet, envie uma foto dos problemas via WhatsApp e solicite aos alunos que reproduzam no caderno. Nessa Atividade você vai trabalhar com duas situações-problema o que favorece o trabalho em duplas ou trios colaborativos, a interação pode ser feita via chamada de grupo pelo whatsapp, Meet ou Zoom. Peça aos alunos que leiam as situações-problema do Guilherme, discutam sobre o que entenderam e elaborem estratégias para ajudar o personagem a solucionar seus problemas. Professor, é muito importante não orientar nenhuma forma de resolução, salientar que os alunos deverão se esforçar para resolver os problemas sozinhos. Sugira aos alunos que anotem em seus cadernos como pensaram e quais estratégias utilizaram para a resolução. Essas anotações serão usadas na discussão das soluções.
Discussão das soluções
Professor, utilize as orientações feitas na 2ª parte do Guia de Intervenção na condução dessa discussão. A escuta das possíveis soluções é muito importante. Deixe que os alunos compartilhem suas respostas, seja por áudio, vídeo ou fotos se a aula for síncrona, ou por meio de um painel interativo utilizando o Padlet ou o Jamboard, por exemplo, ou produzir um arquivo de forma que todos possam ter acesso.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam os familiares na discussão das estratégias que podem ser utilizadas para chegar às soluções, é um momento favorável para interação e troca de conhecimentos visto que os problemas envolvem situações comuns ao dia-a-dia das famílias. Entretanto, é importante tomar cuidado porque apesar da indicação, as pessoas que convivem com os alunos nesse momento de reclusão podem não ser professores de matemática e estarem envolvidos com outras preocupações.
MAT7_29NUM04 / De pedaço em pedaço chegamos ao total
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fabricio Eduardo Ferreira
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF07MA06) Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos.
Objetivos específicos
- Resolução de problemas;
- Significado de parte de um todo (fração de um todo);
- Cálculos envolvendo porcentagens (não explícito);
- Desenvolvimento de algoritmo não explícito.