Plano de Aula

Plano de aula: Verbo como núcleo da oração em títulos de notícias

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Verbo como núcleo da oração

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de tres planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é demonstrar a função do verbo como núcleo das orações e sua importância para a transmissão de sentido. Para isso, a função do verbo como núcleo será analisada em títulos de notícias, visto que este gênero é bastante significativo quando examinados o verbo utilizado e o que se transmite de informação.

Materiais necessários: Computador e projetor, ou cópia dos textos; dicionários.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em perceber as nuances de sentido entre as escolhas verbais, pois nem todos os alunos têm familiaridade com o gênero e com a leitura mais focada em observar que o que está sendo informado pode ser diferente com base na escolha que se faz do verbo. É fundamental já ter trabalhado o gênero notícia previamente, assim como a classe dos verbos.

Referências sobre o assunto:

Antunes, Irandé. Gramática contextualizada - limpando o “pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Faria, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007. Páginas 25-28.

Ferrarezi Junior, Celso. Sintaxe para a educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.

Sallorenzo, Letícia. Gramática da manipulação. Belo Horizonte: Quintal Edições, 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Informar aos alunos que eles irão estudar um pouco mais sobre os títulos de notícias, e que, quando se trata de uma notícia de capa, o título recebe o nome de manchete. Também irão perceber a importância que os verbos têm quando se trata de manchetes e títulos de notícia.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO