Atividade para impressão - trechos de textos para pontuação
Plano de Aula
Plano de aula: Uso dos sinais de pontuação no discurso direto e no discurso citado
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pontuação no discurso direto em textos narrativos e na citação em textos expositivos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a habilidade de reconhecer os sinais de pontuação empregados no discurso direto e no discurso citado, ampliando o conhecimento acerca dos usos possíveis para um mesmo sinal de pontuação a partir dos gêneros em que eles aparecem e, por fim, utilizá-los corretamente. Foco no uso do travessão, dois pontos e aspas.
Materiais necessários: Cópia dos textos que serão utilizados para exercício de pontuação.
Dificuldades antecipadas: Em geral, os alunos associam o uso de travessão apenas para introduzir a fala de personagem e não observam o sentido das aspas quando marcam o discurso citado de outra pessoa, de forma que não se atentam às diferenças de uso dependendo do gênero de texto.
Referências sobre o assunto:
Para aprofundamento do tópico pontuação em geral, e a importância de se ensinar o uso da pontuação para além das regras, sugere-se:
Weisz, Telma. “Pontuação: a gramática da legibilidade”, disponível em http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/46/Texto%20para%20leitura%20pontuacao-gramatica-legibilidade-weisz.pdf
Sobre os gêneros crônica e artigo de divulgação científica, sugere-se:
fonte: “Gêneros Textuais - práticas de leitura, escrita e análise linguística”, de Vanilda Salton Köche e Adiane Fogalli Marinello. Editora Vozes, Petrópolis, RJ. 2015. Páginas 35-48 (crônica) e 119-136 (artigo de divulgação científica).
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos, informando-os que irão exercitar o uso das pontuações.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO