Plano de Aula
Plano de aula: Trabalhando a cultura popular brasileira com poemas
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Duas cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula; computador; projetor multimídia; tela; lápis; papel.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em reconhecer o eu-lírico nas produções bem como alguns valores culturais/identitários que são veiculados.
Referências sobre o assunto:
Reportagem sobre repente: Fonte: Repente, UOL, UOL. Disponível em: http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/repente. Acesso em: 29 de agosto de 2018.
Documentiário "Recriando o repente": Fonte: Poetas do repente- Tecendo o Repente – 26 min https://www.youtube.com/watch?v=kr1Q6QAm9q8. Acesso em: 29 de agosto de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Apresente para os alunos o título da aula. Inicie uma conversa sobre cultura popular, levantando, com isso, os conhecimentos prévios dos alunos em relação a esta temática.
- Pergunte aos alunos se eles sabem o que é cultura popular e se conhecem alguns exemplos e manifestações da mesma. É possível que os alunos a definam como manifestações populares como, por exemplo, o carnaval e as lendas folclóricas. A partir das respostas dos alunos, reforce que a cultura popular representa uma série de saberes que reúne tradições relacionada à linguagem popular e oral.
- Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um poema e quais são as características principais desse tipo de texto. É possível que os alunos respondam que estes são textos curtos, que tratam de sentimentos e, ao serem escritos, não preenchem uma linha completa. Caso já possuam certo conhecimento prévio sobre o assunto, podem utilizar termos mais técnicos, como versos, estrofes e rimas. Por fim, pergunte aos alunos se conhecem algum poema que tenha, como temática, alguma manifestação popular.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO