Plano de Aula
Plano de aula: Rodas de leitura
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. O campo de atuação priorizado nesta atividade é o artístico-literário. O objetivo é promover a leitura como compartilhamento de ideias, valorizando o sujeito-leitor participativo. Para isso, os recursos tecnológicos e de acesso público de textos são meios a ser utilizados: contações compartilhadas, fanpages, fanclipes, podcasts, booktubers. O foco para o 7º ano do Ensino Fundamental é destacar que os livros mudam as pessoas por meio do estímulo da criatividade, da empatia e do senso crítico. O objetivo é consolidar a formação do leitor-literário em direção ao leitor-fruidor, que percebe a dimensão humanizadora e transformadora da literatura, desenvolvendo senso estético e vislumbrando sua potência para o exercício da empatia e do diálogo com a diversidade de crenças, valores e comportamentos. Os gêneros frequentados são causos, contos (de amor, de humor, de terror, de ficção científica etc.), contos contemporâneos, contos populares, cordel, crônicas, poemas.
Justificativa: A Roda de Leitura pretende contribuir para ampliar o repertório literário, bem contribuir para a formação de um sujeito leitor participativo, mobilizando os alunos a atuarem como mediadores de suas próprias leituras. Para responder a esses propósitos, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo os textos como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. O destaque deste ciclo é a formação de comunidades leitoras, o compartilhamento de ideias por meio da leitura e a troca de informações tendo como base os objetos da cultura juvenil.
Materiais necessários: Seleção do acervo de livros a ser compartilhado na atividade previamente.
Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decodificar e compreender o texto. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada.
Referências sobre o assunto:
BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem PLETSCH, M. D. & RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Seropédica (RJ): Editora da UFFRJ, 2010 (p. 59 -66).
COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno deformação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101-108. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2018.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 10 minutos
Preparação: Professor, para sua própria exposição, para estimular os alunos, selecione um livro e conte para a turma como e por que a obra modificou sua vida.
Informe aos estudantes que escolham um livro que pode servir de inspiração para uma mudança de pensamentos, gostos, interesses e atitudes, relacionando elementos textuais com a própria vida e com a sociedade na qual estão inseridos.
- As obras podem ser selecionadas na biblioteca escolar ou pública, na internet, emprestadas de colegas ou familiares.
Introdução
- Por meio do disparador presente no slide: “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”, de Mario Quintana, comente com os alunos sobre a leitura enquanto atividade que desenvolve a criticidade e a reflexão sobre o mundo, sobre os outros e sobre si mesmo. A literatura apresenta uma dimensão humanizadora e transformadora que tem potência para levá-los ao exercício da empatia e do diálogo com a diversidade de crenças, valores e comportamentos.
- Inicie a paráfrase do livro que você escolheu indicando como esta leitura mudou você com base em reflexões sobre as características e ações das personagens, de situações reais ou fictícias que poderiam ou não ter acontecido com você, de alegorias com fatos históricos, políticos e sociais.
- Indique que os estudantes selecionem obras que podem ser utilizadas como agentes de mudança e se organizem na roda para realizar a leitura.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO