Plano de Aula

Plano de aula: Roda de notícias

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 7º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é “Vida pública”.

Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e o mundo. É uma atividade de reflexão crítica/social que procura explorar questões atuais sobre as informações que circulam socialmente. Diante disso, serve de preparação às leituras conscientes para compor o repertório linguístico/textual e o exercício crítico da cidadania pelos alunos dentro e fora do espaço escolar.

Materiais necessários: Jornais, caderno, caneta, papel, cola, tesoura, xerox e lápis.

Dificuldades antecipadas:

  • Compreender a função crítica da notícia para os leitores e para a sociedade.
  • Identificar os recursos persuasivos utilizados no corpo da notícia.
  • Estabelecer a causa e a consequência entre os fatos apresentados nas notícias.
  • Perceber os efeitos de sentido que existe além do que está escrito na notícia.

Referências sobre o assunto:

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1996.

Como é feito um jornal impresso? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fMCUjsgnW00>. Acesso em: 27 nov.2018

Jornal infantil. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/>. Acesso em: 27 nov. 2018

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: 10 min

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias, para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula. Neste momento, é importante que os alunos, sentados em círculo, exponham para o grupo o seu último contato com algum tipo de notícia.

  • Converse com os alunos sobre o gênero notícia. O aluno precisa perceber que para se manter informado sobre os acontecimentos que ocorrem no mundo, as pessoas precisam ler e ouvir o que é noticiado. Tente desenvolver essa percepção nos alunos por meio da pergunta disparadora de número 1.
  • O aluno precisa observar que a notícia busca apresentar para o leitor a informação de maneira mais detalhada e aprofundada, ao buscar estabelecer relações entre os fatos que acontecem diariamente e suas consequências. Para isso, a pergunta disparadora de número 2 lhe ajudará neste processo.
  • Peça para os alunos individualmente relatarem para o grupo alguma notícia que chamou a atenção recentemente. Utilize a pergunta disparadora de número 3 para isso.

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre a veiculação da notícia, sobre o tratamento da informação, da seleção e o grau de relevância para os seus leitores.
  • Peça que apresentem o que leram, ouviram ou a que assistiram durante a semana.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO