Tabela LP07_05SQA15
Plano de Aula
Plano de aula: Revisão de um Conto de humor
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico literário. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço -, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: É provável que os alunos apresentem certa resistência para o trabalho de revisão ou manifestem a preocupação em apenas corrigir os aspectos ortográficos, por exemplo.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Comece a aula pedindo que um aluno leia o tema da aula em voz alta e veja a reação que ele provoca.
- Pergunte se existe alguma coisa de estranha com as frases. As palavras estão escritas e pontuadas corretamente? Como corrigi-las? Corrija-as com os alunos.
- Depois disso, provoque-os a pensar em: O que é revisar alguma coisa? Qual a diferença entre revisar e corrigir um texto?
- Espera-se que o aluno chegue à conclusão que revisar algo, como o próprio prefixo aponta, é ver ou visar algo pela segunda vez, e que esta ação servirá para avaliarmos se algo precisa de ajuste, reconsiderações, correções etc. O aluno deve entender que a correção é apenas um dos aspectos da revisão, já que esta ação exige um trabalho mais abrangente: revisar não é apenas corrigir o texto com base em possíveis erros, mas melhorar sua estrutura com base em aspectos que vão desde a correção ortográfica até o uso de figuras de linguagem (no caso do Conto de humor, por exemplo, o uso da ironia). A edição é a seleção e organização desta melhoria feita ao longo do processo de revisão.
- Para esta aula, é necessário que os alunos tenham preparado previamente um Conto de humor. É altamente recomendável, portanto, que o professor siga a sequência de Produção textual que contempla as aulas 13, 14 e 15.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações:
- Projete este slide para os alunos.
- Peça para que um aluno procure dizer do que se trata.
- Pergunte se os outros alunos compartilham desta opinião.
- Caso eles não reconheçam que se trata de uma ilustração de uma possível revisão textual, instigue-os a pensar com perguntas do tipo: O que seriam todas estas figuras geométricas? E estes traços? E as cores, para que servem? Para que servem empregadas no corpo do texto? Elas separam o texto em partes?
- Espera-se que o aluno entenda que a revisão textual é um processo que passa, basicamente, por algumas ações: reler, reescrever, rabiscar, corrigir, organizar e editar. Para tanto, podemos utilizar algumas marcações tais como: cores diferentes, rasuras, setas e tabelas para cada processo. Por exemplo, podemos indicar com flechas o deslocamento de palavras ou frases.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Separe os alunos em duplas. Caso o professor já tenha desenvolvido as aulas 13 e 14, as duplas deverão permanecer as mesmas.
- Explique a atividade para os alunos: eles irão revisar, corrigir e editar o Conto de humor preparado por seu companheiro de dupla.
- Distribua os contos para seus respectivos editores, de acordo com as duplas.
- Antes de os alunos iniciarem as atividades, oriente-os para que levem em consideração, nas revisões, tudo o que aprenderam nas aulas de Língua Portuguesa, desde a produção textual até os aspectos linguísticos e textuais: coesão, adequação vocabular, discurso direto e indireto, aspectos da oralidade, vozes textuais etc.
- Caso os alunos já tenham feito o planejamento presente nas aulas 13 e 14, eles agora poderão usar este esqueleto para ajudá-los (lembre-os de que o conto que cada aluno planejou foi inspirado na história contada por sua respectiva dupla).
- As duplas podem se comunicar durante o exercício mas a ideia é que cada um revise o conto do colega, e não o contrário. Isso ajudará na isenção da revisão, que partirá de um “olhar de fora” do texto.
- Enquanto os alunos executam a atividade, percorra a sala de aula para atender às dúvidas pontuais das duplas.
Material complementar: Será necessário um Conto de humor produzido previamente por cada aluno. Caso haja também o planejamento do conto, poderá ser utilizado para consulta. A tabela de planejamento você encontra aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Para o fechamento desta aula, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade.
- Em seguida, peça para que façam um breve relato da atividade, e contem o que aprenderam nesta fase de revisão do texto e de todo o processo de planejamento, produção e revisão do conto, caso tenham feito.
Atividades de leitura
Peça aos estudantes que leiam o conto de humor “A velha contrabandista”, presente na parte do desenvolvimento do primeiro plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Instrua-os a lerem o conto atentamente. Em seguida, peça que reflitam sobre as questões propostas no último slide da etapa de fechamento do plano de aula.
Por fim, peça que respondam à questão que se encontra na etapa de fechamento do plano de aula:
- E aí? Você riu de quê?
Se desejar, solicite que os alunos encaminhem as respostas escritas por whatspp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas por você.
Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas ou envie o arquivo contendo as respostas para os alunos via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes..
Análise do gênero conto de humor
Peça aos estudantes que identifiquem no conto “A velha contrabandista” os elementos da narrativa: tempo, espaço, personagens e o tipo de narrador.
Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
Em seguida, solicite que os estudantes leiam o conto “Às escuras”, disponível no segundo plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Após a leitura, peça que respondam às perguntas reproduzidas abaixo:
- Que conhecimento de mundo é preciso ter para entender o humor deste conto?
- O conto de Artur Azevedo foi escrito em meados do século XIX. Você reconhece alguma “pista” dessa data no texto? Qual?
- O desfecho do conto é surpreendente/engraçado?
- Se este texto fosse publicado hoje, do modo como está escrito, ele seria engraçado?
- As hipóteses levantadas anteriormente foram confirmadas?
Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
O objetivo desta atividade é mostrar que o conto não se resume apenas às palavras e aos elementos da narrativa, mas também ao que está inferido, implícito e subentendido para além do que está propriamente escrito.
No caso do gênero contos de humor, o elemento cômico passa nitidamente pela ideia de que o leitor precisa de certo conhecimento de mundo para conseguir decodificá-lo, participando ativamente da leitura.
Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas para as questões ou envie o arquivo contendo as respostas via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes.
Produção de um conto de humor
Para a produção escrita, envie para os alunos via e-mail, whatsapp ou qualquer outro meio que considerar pertinente, a folha planejamento de conto humor. Peça que planejem o conto com base nas características estruturais estudadas anteriormente.
Após o planejamento, instrua-os a iniciar a escrita. Para essa atividade de produção, utilize como base os planos de aula 13 e 14, da série de planos sobre conto de humor.
Se preferir, grave áudios com instruções e envie via WhatsApp aos alunos.
Se desejar, solicite que os estudantes encaminhem as produções escritas por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana do Nascimento Ramos
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Revisão de um Conto de humor
Finalidade da aula: Revisar, em duplas, um Conto de humor produzido pelos alunos, revendo, editando e aperfeiçoando-o, levando em consideração os critérios de revisão estabelecidos com os alunos, que devem contemplar elementos e recursos específicos do gênero bem como recursos sintáticos e ortográficos que caracterizam o texto formal.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de humor
Objeto(s) do conhecimento: Consideração das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/edição.
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP51
Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico literário. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço -, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: É provável que os alunos apresentem certa resistência para o trabalho de revisão ou manifestem a preocupação em apenas corrigir os aspectos ortográficos, por exemplo.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.