Plano de Aula

Plano de aula: Reportagem de divulgação científica/vlog científico: Conhecendo estes gêneros

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem de divulgação científica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

Textos trazidos pelos estudantes.

Textos: Reportagem: O vírus da imunidade, disponível em: http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/ ; Mudanças no calendário, disponível em: http://chc.org.br/mudancas-no-calendario/

Vlog científico: Nerdologia - Existe perigo na vacina, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E

Materiais: Computador, projetor multimídia e tela. Cópias impressas dos textos. Dicionários.

Informações sobre o gênero: A reportagem de divulgação científica e o vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua. O vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.

Dificuldades antecipadas: O gênero reportagem de divulgação científica pode não fazer parte das leituras cotidianas dos estudantes, mas, provavelmente, eles terão familiaridade com o gênero vlog, desta forma é possível começar a aula por este gênero e relacioná-lo ao gênero reportagem de divulgação científica.

Dificuldades com o léxico podem acontecer, mas é importante que os estudantes tenham contato com o maior número de palavras possível, isso amplia o vocabulário, os instrumentaliza para a produção dos próprios textos e para a compreensão mais rápida em futuras leituras. Assim, o uso do dicionário torna-se de extrema importância para esta aula.

Referências sobre o assunto: MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção Aprender e Ensinar com Textos; v.5), p. 229 - 253.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos estudantes o tema da aula.
  • Antecipadamente, solicite aos estudantes que pesquisem sobre os gêneros Reportagem e Vlog de divulgação científica. Oriente-os a selecionar textos do gênero Reportagem de divulgação científica para trazerem à aula e exemplos de vlogs para ser visitados.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP29 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS