Resolução da atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Reconhecendo a linguagem que compõe o infográfico
Plano 5 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Infográfico estático e animado
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico estático e animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Laboratório de informática e internet para acessar ao infográfico interativo “O Raio-X da tartaruga”, disponível no link: http://infograficos.estadao.com.br/public/sustentabilidade/raio-x-tartaruga-cabecuda/# .
Caso a escola não disponibilize de laboratório de informática, os alunos poderão acessar o infográfico interativo a partir de seus próprios celulares. Se isso também não for possível, projete o infográfico interativo e decida, junto dos alunos, em qual opção clicar para realizar a leitura. O site também oferece uma versão estática do mesmo infográfico, caso seja necessário imprimi-lo, está disponível em: https://www.estadao.com.br/infograficos/ciencia,raio-x-da-tartaruga-cabecuda,902690.
Texto de divulgação científica do livro do aluno ou o texto intitulado “Pinguins-de-Magalhães: os nossos visitantes do inverno”,
disponível em https://www.bioicos.com.br/single-post/2018/06/15/Pinguim-de-Magalh%25C3%25A3es-os-nossos-visitantes-do-inverno.
Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldade em identificar as palavras solicitadas e em perceber os efeitos de sentido que elas produzem.
Referências sobre o assunto:
DIONISIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.
MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf. Acesso em 05 ago 2018.
MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54.Acesso em 05 ago 2018.
OLIVEIRA, Alexandre; SRADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20o CIAED–Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf . Acesso em 05 ago 2018.
PACHECO, Mariana do Carmo. "Gênero textual infográfico"; Brasil Escola. Disponível em
PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905. Acesso em 12 ago 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos e peça-lhes que levantem hipóteses sobre o que esta aula irá abordar. Informe aos alunos que algumas perguntas iniciais serão feitas para “aquecer” a conversa.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO