Plano de Aula

Plano de aula: Produção de um Conto de humor

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários:

  • Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço - é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: Sistematizar aspectos do gênero Conto de humor, como elementos da narrativa, uso de diferentes vozes textuais, elementos de coesão e duplo sentido, pontuação etc. de maneira autônoma, para uso na própria produção textual.

Referências sobre o assunto:

  • BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta e veja a reação que ele provoca.
  • Provoque-os a pensar nesta frase com perguntas do tipo: O que você acha que Saramago quis dizer com “somos todos escritores”?
    Você conhece algum escritor? O que é ser escritor, afinal? Você escreve ou gosta de escrever?
  • Espera-se que o aluno, com a provocação da frase de Saramago, entenda que todos têm algo a dizer e contar, inclusive ele, e que o processo de escrita passa pela organização formal e linguística daquilo que ele quer dizer. A ideia de escritor deve ser mobilizada para que o aluno o veja como figura admirável, mas acessível, e não apenas um artista distante que não se conecta à sua realidade.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP51 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS