Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Thaíse Paim
Mentor: Eliana Alburquerque
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Praticando o uso de advérbios e locuções adverbiais observando o efeito de sentido
Finalidade da aula: Analisar e usar, adequadamente, advérbios e locuções adverbiais com base em texto e jogo revisando os conhecimentos sobre o assunto.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF07LP09
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar o papel dos advérbios e locuções adverbiais na ampliação de sentidos do núcleo do predicado oracional.
Materiais necessários: Projetor ligado a computador; quadro e giz, tabuleiro, peças e cartões-desafio para o jogo. (Observação: a cópia deste material, incluindo o recorte das peças e cartões-desafio, deverá ser preparada com antecedência, considerando o número de alunos em sala.)
Dificuldades antecipadas: A mudança de posição do advérbio ou locução adverbial pode trazer dificuldade de compreensão do sentido. Assim, é importante que a primeira análise seja feita coletivamente.
Referências sobre o assunto:
Lexicon - Gramática básica da língua portuguesa. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/gram/cap12-00-adverbio>. Acesso em: 2 dez. 2018.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2000. P. 338-342
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português brasileiro. Petrópolis: Vozes, 2016. p. 448 a 454.
SCHUMACHER, Cristina A. Uma gramática intuitiva. Rio de Janeiro: LTC, 2013. P. 98-9
SOUZA, Kaligina Carla Bazilio de. A problemática dos advérbios e seu funcionamento no gênero discursivo: notícia. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID8197_08092015212035.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2018.