Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a habilidade de reconhecer os sinais de pontuação empregados no discurso direto e no discurso citado, ampliando o conhecimento acerca dos usos possíveis para um mesmo sinal de pontuação a partir dos gêneros em que eles aparecem e, por fim, utilizá-los corretamente. Foco no uso do travessão, dois pontos e aspas.
Materiais necessários: Para esta aula, providencie a cópia da fábula “A cigarra e as formigas” e do artigo de divulgação científica “De acordo com a ciência, as formigas são ‘preguiçosas’ “. Os textos aparecem no decorrer dos slides. É importante fornecer a cópia dos textos para que o aluno realize a atividade no tempo estipulado; é possível projetar os textos também, nesse caso o professor deve conduzir a leitura e fazer a anotação no quadro dos sinais identificados. Para acessar os textos, veja os materiais complementares.
Dificuldades antecipadas: Em geral os alunos associam o uso do travessão e dos dois-pontos apenas à fala de personagem; Outra dificuldade está associada ao uso das aspas para marcar o discurso citado, isto é, a fala de outra pessoa reproduzida no texto, pois pode não haver familiaridade dos alunos com essa função e outras situações em que as aspas podem ser utilizadas. É importante ter trabalhado previamente com os alunos os tipos de discurso, pois desta forma a atividade proposta será mais significativa. Além disso, ter trabalhado os gêneros em questão facilitará a retomadas das características e finalidades desses gêneros, e sua relação com a pontuação que será observada.
Referências sobre o assunto: Para aprofundamento do tópico pontuação em geral, e a importância de se ensinar o uso da pontuação para além das regras, sugere-se:
Fonte: “Pontuação: a gramática da legibilidade” de Telma Weisz. Disponível em http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/46/Texto%20para%20leitura%20pontuacao-gramatica-legibilidade-weisz.pdf acesso em 31/08/2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações:
- Nesta primeira etapa do desenvolvimento, explique aos alunos que eles irão observar o uso de alguns sinais de pontuação. O objetivo é que eles identifiquem os sinais de pontuação utilizados para marcar a fala, tanto dos personagens quanto de pessoas. Para atingir esse objetivo, foi feita a escolha de dois textos, um do gênero fábula e outro do gênero artigo de divulgação científica. A escolha desses gêneros é significativa para a análise das pontuações em questão (travessão, aspas e dois-pontos), pois permitem a verificação de diferentes funções que os mesmos sinais podem assumir em textos de gêneros diferentes bem como marcar as pontuações utilizadas para indicar a fala (discurso direto ou citado).
- Informe, portanto, que eles lerão dois textos de gêneros diferentes. O primeiro é a fábula “A cigarra e as formigas”.
- Contextualize, retomando o gênero fábula e sua finalidade, citando sucintamente as características principais do gênero, como a presença de personagens animais com características humanas, a finalidade do texto de apresentar um ensinamento - que se resume na moral e que na maioria das vezes aparece ao final do texto. Para maiores informações sobre o gênero fábula, consulte os materiais complementares, abaixo.
- Explique que os alunos deverão localizar os sinais de pontuação (os dois-pontos e o travessão) utilizados APENAS para marcar as falas de personagem, seus diálogos, neste texto. Não nomeie os sinais utilizados nesse momento, deixe que os alunos os localizem e os nomeiem primeiro.
- Certifique-se de que os alunos compreenderam a comanda e que estão apenas identificando as pontuações solicitadas.
Materiais complementares: Para maiores informações sobre o gênero fábula, sugere-se o artigo: “Um estudo do gênero fábula no Ensino Fundamental” de Marinalva de Sousa . Disponível em http://www.editorarealize.com.br/revistas/enlije/trabalhos/TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID160_23052016161443.pdf acesso em 31 de agosto de 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente as marcações do slide, mostrando as pontuações destacadas. Neste momento, verifique se algum aluno marcou TODOS OS TRAVESSÕES, pois há dois momentos em que este sinal é usado e não representa a fala do personagem, mas a troca de turno entre a fala do personagem e a do narrador.
- Chame a atenção dos alunos para essas duas funções do travessão e para a função dos dois-pontos, que neste caso, introduz a fala de personagem.
- Informe aos estudantes que eles farão a leitura de outro texto, agora um artigo de divulgação científica. Comente brevemente a finalidade do artigo de divulgação científica.
Materiais complementares: para maiores informações sobre o gênero artigo de divulgação científica sugere-se o livro “Gêneros textuais - práticas de leitura, escrita e análise linguística” de Vanilda Salton Köche e Adiane Fogali Marinello. Editora Vozes, Petrópolis, RJ. 2015. Páginas 119 -136.
Desenvolvimento
Orientações:
- Acesse o texto na íntegra em https://veja.abril.com.br/ciencia/de-acordo-com-a-ciencia-as-formigas-sao-preguicosas/. Entregue uma cópia impressa para cada aluno.
- Oriente os alunos a lerem o texto e marcarem a pontuação referente à fala e também a presença de travessões.
- É muito importante que os alunos façam uma leitura focalizada realizando a identificação dos sinais;
- Em um outro momento professor, você poderá aproveitar os textos desta aula para realizar atividades de leitura confrontando a visão sobre as formigas que aparecem em ambos os textos, mas neste momento é fundamental focar na identificação dos usos dos sinais de pontuação, inclusive por este texto ser mais extenso que o outro, a leitura deve ser direcionada para este fim.
Materiais complementares:
“De acordo com a ciência, as formigas são ‘preguiçosas’”, publicado no site da VEJA. Disponível em https://veja.abril.com.br/ciencia/de-acordo-com-a-ciencia-as-formigas-sao-preguicosas/ acesso em 29/07/2018 às 20:04h.