Atividade para Impressão - Fábula "A cigarra e as formigas"
Plano de Aula
Plano de aula: Pontuação utilizada no discurso direto e no discurso citado
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pontuação no discurso direto em textos narrativos e na citação em textos expositivos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a habilidade de reconhecer os sinais de pontuação empregados no discurso direto e no discurso citado, ampliando o conhecimento acerca dos usos possíveis para um mesmo sinal de pontuação a partir dos gêneros em que eles aparecem e, por fim, utilizá-los corretamente. Foco no uso do travessão, dois pontos e aspas.
Materiais necessários: Para esta aula, providencie a cópia da fábula “A cigarra e as formigas” e do artigo de divulgação científica “De acordo com a ciência, as formigas são ‘preguiçosas’ “. Os textos aparecem no decorrer dos slides. É importante fornecer a cópia dos textos para que o aluno realize a atividade no tempo estipulado; é possível projetar os textos também, nesse caso o professor deve conduzir a leitura e fazer a anotação no quadro dos sinais identificados. Para acessar os textos, veja os materiais complementares.
Dificuldades antecipadas: Em geral os alunos associam o uso do travessão e dos dois-pontos apenas à fala de personagem; Outra dificuldade está associada ao uso das aspas para marcar o discurso citado, isto é, a fala de outra pessoa reproduzida no texto, pois pode não haver familiaridade dos alunos com essa função e outras situações em que as aspas podem ser utilizadas. É importante ter trabalhado previamente com os alunos os tipos de discurso, pois desta forma a atividade proposta será mais significativa. Além disso, ter trabalhado os gêneros em questão facilitará a retomadas das características e finalidades desses gêneros, e sua relação com a pontuação que será observada.
Referências sobre o assunto: Para aprofundamento do tópico pontuação em geral, e a importância de se ensinar o uso da pontuação para além das regras, sugere-se:
Fonte: “Pontuação: a gramática da legibilidade” de Telma Weisz. Disponível em http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/46/Texto%20para%20leitura%20pontuacao-gramatica-legibilidade-weisz.pdf acesso em 31/08/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos e enfatize que eles aprenderão mais sobre o uso das pontuações.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO