Atividade para impressão - Texto
Plano de Aula
Plano de aula: Poema de forma fixa e livre
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Duas cópias impressas de cada texto para os grupos de alunos; computador; projetor multimídia e tela.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem ter dificuldade em reconhecer a finalidade dos textos, bem como sua adequação ao gênero trabalhado, por serem produzidos a partir de questões do cotidiano e, principalmente, por tratarem de objetos inanimados, o que quebra o paradigma de que poemas só podem ter como temática questões existenciais e subjetivas.
Referências sobre o assunto:
GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord.geral). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª Ed. João Pessoa: Idéia, 2002.
SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “A poesia” p. 83-98.
TAVARES, B. Contando Histórias em versos. Poesia e Romanceiro Popular no Brasil. São Paulo: Ed 34, 2005. Parte I. A poesia. p.15-57.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente aos alunos o título da aula, ressaltando brevemente que eles descobrirão diferentes formas de organizar estruturalmente os poemas e as possibilidades de temas que eles podem abordar.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO