Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Manuela Conceição
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Planejamento do gênero Resumo
Finalidade da aula: Planejar a produção textual do gênero Resumo de texto da área de Ciências da natureza para aprender a esquematizar o texto antes de fazer uma primeira versão.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resumo de texto da área de Ciências da natureza
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP21/EF67LP22
Materiais necessários: Material impresso, internet, computador, data show, pincel para quadro branco.
Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.
Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o Resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto-fonte, tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto, para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138).
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em extrair do texto as palavras-chave, por não compreender bem esse conceito.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, Irandé. Explorando a escrita. In: Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003, cap. 2, p. 44-66.
ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p. 5.
Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.