Plano de Aula
Plano de aula: Panfletos/folhetos informativos: a escolha de palavras e os diferentes sentidos
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero folheto/panfleto e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Folhetos/panfletos informativos impressos, data show, dicionário, caderno e caneta.
Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal. É possível considerar, também, o folheto/panfleto não como um gênero, mas como um suporte para outros gêneros, como textos de cunho religioso, publicitário, entre outros.
Dificuldades antecipadas: Alguns estudantes podem sentir dificuldades para perceber o efeito de sentido causado pelo jogo de palavras.
Referências sobre o assunto:
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero Panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf.Acesso em 10 ago 2018.
CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma Análise Interpretativa Do Gênero Anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em 10 ago 2018.
ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O Gênero Panfleto No Ensino De Língua Portuguesa Numa Perspectiva Sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em 10 ago 2018.
Links para outros planos:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.
A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
IMPORTANTE: Essa aula abordará um folheto cujo tema é violência contra a mulher. Sendo um tema importante e de séria preocupação, deve ser abordado em sala de aula, no entanto, é importante estar atendo a opiniões que os alunos possam expressar que ferem o direito das mulheres e que normalizam a violência contra a mulher. Dessa forma, segue link de informações adicionais sobre o tema:
COMO TRABALHAR A IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA. Carta Capital. Disponível em: <http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/como-trabalhar-a-igualdade-de-genero-na-escola/>. Acesso em: 12 de novembro de 2018.
A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Senado Federal. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/institucional/omv/entenda-a-violencia/a-violencia-contra-a-mulher>. Acesso em: 12 de novembro de 2018.
MARIA DA PENHA NA SALA DE AULA: DA EDUCAÇÃO INFANTIL À EJA. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/5341/maria-da-penha-na-sala-de-aula-da-educacao-infantil-ao-eja>. Acesso em: 12 de novembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Explique brevemente aos estudantes que o objetivo da aula é identificar e analisar como as palavras e seus diferentes sentidos são utilizados no/pelo gênero folheto/panfleto para alertar e conscientizar o leitor.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Distribua os folhetos impressos para os estudantes.
- Explique aos estudantes que se trata de um folheto informativo e de conscientização, e que as informações orientam os leitores para tomarem uma atitude, realizarem uma ação.
- Peça para que eles façam, individualmente, uma leitura silenciosa do texto.
- Peça que observem qual verbo se repete no folheto (Ligar).
- Solicite que procurem no dicionário o(s) significado(s) deste verbo e copiem no caderno, pois será(ão) útil(eis) para a finalização da atividade.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos respondam as questões no caderno. Socialize as respostas oralmente em sala.
- Ajude-os a perceber que o uso das palavras em um contexto comunicativo pode criar diferentes relações de sentido entre elas, sentidos muito além dos expressos nos dicionários.
- Espera-se que os estudantes percebam que a ambiguidade existente no uso do verbo “ligar” não compromete a compreensão do folheto, ao contrário, reflete o uso criativo e produtivo da linguagem. Na primeira frase, o uso do verbo ligar (acompanhado do pronome se) no sentido de “preste atenção, fique esperto” e ligar no sentido comunicar-se através do telefone ou telefonar incentiva o leitor do folheto a ficar atento a um assunto sério e preocupante (violência contra mulher) e a tomar uma ação cidadã por denunciar aos órgãos competentes. O uso denotativo do verbo ligar no sentido de denunciar é reafirmado pelos elementos visuais (uma mão portando um celular cuja tela está escrito Ligue 180)
- Informe que LIGUE 180 é uma Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Sua logomarca é uma mulher de costas, de braços levantados e aberto, como se corresse para o LIGUE 180. Logo, remete a ideia de buscar proteção e apoio. Essa central é um serviço de utilidade pública gratuito e confidencial (preserva o anonimato), oferecido pela Secretaria Nacional de Políticas, desde 2005. Tem por objetivo receber denúncias de violência, reclamações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para outros serviços quando necessário. Para maiores informações, acesse o site.
- Espera-se que os estudantes percebam que ao informar que a ligação é gratuita, ou seja, não há a necessidade de ter créditos, ou utilizar seus créditos para fazer a ligação, elimina-se esse impedimento de maneira prática e facilita a denúncia. Além disso, o medo do agressor e de sofrer represálias faz com que as pessoas deixem de denunciar, por isso a importância de informar que a denúncia é anônima e sigilosa.
- Ressalte que essa denúncia deve ser feita não apenas pela vítima de violência, mas por qualquer pessoa que presenciar qualquer situação suspeita, anormal ou de visível violação de direitos. A frase “Violência contra a mulher também é um problema nosso” remete ao fato que homens também devem denunciar.
- Lance questionamento sobre como o antigo ditado popular “Em briga de marido e mulher não se mete a colher” pode incentivar a violência. O que ele quer dizer? Será que essa ideia pode dificultar a luta contra a violência doméstica? Qual a função social deste folheto/panfleto? Que relação há entre o folheto e o ditado popular?
.
Desenvolvimento
Orientações:
- Além de ligar no sentido de telefonar para denunciar, o verbo também é utilizado no sentido de se importar ou considerar o problema como “nosso”. Ao abordar dessa maneira, o folheto desmistifica o ditado sexista “Em briga de marido e mulher não se mete a colher” , ou seja, que a violência contra a mulher não é um assunto de casal e denunciar não é invadir a privacidade do outro. Denunciar, ou não se omitir ou ignorar, é uma atitude cidadã.
- É possível que os estudantes associem a cor roxa, predominante do folheto a sensações de tristeza e melancolia resultantes da violência.
- Nota-se que parcerias em campanhas de conscientização, como as citadas no folheto (Governo Federal, Governo do Estado da Bahia, CREAS, DEAM, Secretária Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social e Porto Seguro) auxiliam na divulgação da campanha e em ações efetivas de enfrentamento da violência contra a mulher.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Registre no caderno a resposta da questão acima. Crie um ambiente agradável para que os estudantes possam se expressar e ouvir a opinião dos outros colegas.
- Discuta oralmente sobre o modo como os elementos da linguagem verbal e visual se articularam no panfleto/folheto estudado, considerando a intencionalidade do texto: informar sobre um serviço de denúncia disponível para situações de violência contra a mulher e que as pessoas devem se conscientizar sobre o problema e tomar uma atitude.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne os dois primeiros planos de aula sobre o gênero panfleto/folheto.
Recursos indicados
- Necessários:
Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias);
Google Forms, para enviar as questões sobre o gênero (acesse o tutorial disponível aqui).
- Opcionais:
Canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Microsoft Sway, ferramenta de apresentação do Office 365 (acesse o tutorial disponível aqui).
Orientações iniciais
Tendo em vista que o contexto pandêmico atual inibe uma das ações previstas neste plano, que seria solicitar aos alunos que recolhessem panfletos/ folhetos em diversos locais, como igrejas, supermercados e postos de saúde, para serem analisados em aula, a proposta desta adaptação orienta para a análise de peças publicitárias de modo geral, dando indicação de onde encontrá-las.
Introdução: Reconhecer o gênero panfleto/folheto
Selecione, previamente, imagens de peças publicitárias (panfletos, folhetos, cartazes) para serem enviadas aos alunos. No site do Ministério da Saúde, é possível selecionar peças publicitárias de diversas campanhas. Para isso, acesse o disponível aqui. É possível também selecionar panfletos e folhetos de campanhas de economia da água e reciclagem de lixo, em sites de empresas de saneamento básico, como o da SABESP, disponível aqui. Depois de selecionadas as imagens das peças publicitárias, envie-as aos alunos, por e-mail ou WhatsApp, com a seguinte orientação: peça que, em duplas ou trios, eles discutam os questionamentos apresentados nos slides 1 e 2 do Desenvolvimento do plano 1. De olho no texto, conforme o plano original. Para isso, sugerimos que você crie e envie aos alunos um formulário no Google Forms (veja o tutorial disponível aqui) com as questões, adaptando algumas delas, visto que, nesta adaptação, os panfletos e folhetos não foram selecionados por eles. Estabeleça um prazo para que os alunos respondam e devolvam o formulário. Reúna as respostas dos alunos para que a devolutiva a eles seja feita no próximo passo desta adaptação.
Após receber os formulários do Google Forms respondidos, organize uma devolutiva aos alunos, sintetizando as informações encontradas por eles e outras elencadas por você sobre as especificidades das peças publicitárias analisadas. Aproveite para ressaltar como as peças publicitárias circulam no mundo digital, por meio das redes sociais e sites diversos. Aproveite para falar também sobre como as peças publicitárias também servem para incentivar o consumo. Essa devolutiva pode ser dada por meio de um arquivo de Word ou PowerPoint e enviada por e-mail – se fizer dessa forma, envie também um áudio com sua explicação. Uma sugestão é preparar uma apresentação usando a ferramenta Sway, do Office 365, conforme o tutorial acima, caso você tenha acesso a ela, e enviar o link da apresentação aos alunos.
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Panfletos/folhetos informativos – a escolha de palavras e os diferentes sentidos
O desenvolvimento desta aula, adaptada para o ensino remoto, segue as instruções do plano 2, sobre o gênero folhetos/panfletos. O objetivo é identificar e analisar como as palavras e seus diferentes sentidos são utilizados em peças publicitárias para alertar e conscientizar o leitor.
Salve a imagem apresentada no plano 2, original, na Introdução, sobre a violência contra as mulheres, ou escolha outra de sua preferência e envie-a aos alunos por e-mail junto com as questões apresentadas nos slides de Desenvolvimento do plano 2. Explique a eles que a intenção desta aula é observar os efeitos de sentido produzidos pelas escolhas das palavras. Para ajudar os alunos nessa percepção linguístico-discursiva, no contexto remoto e, possivelmente, assíncrono desta aula, envie a eles um áudio explicando e dando exemplos diversos. Estabeleça um prazo para a realização da tarefa e devolução. Obs.: para o envio das questões, você pode novamente usar o Google Forms.
Após a devolutiva dos alunos, proceda a correção e organize uma nova apresentação para o fechamento desta adaptação, tendo em vista os conhecimentos prévios manifestados pelos alunos.
Fechamento: Que características do gênero folheto foram trabalhadas nesta aula?
Organize um quadro com as principais características das peças publicitárias trabalhadas nesta aula, ressaltando os elementos linguístico-discursivos e semióticos que compõem o gênero. Envie aos alunos o arquivo do quadro junto com um áudio ou vídeo, no qual sejam enfatizados os aspectos trabalhados e comentadas as respostas dadas pelos alunos na etapa anterior.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a dialogar com seus familiares sobre o gênero folheto e sobre outras peças publicitárias, a questionar se eles se sentem persuadidos por peças publicitárias, sejam elas voltadas para o consumo ou para a conscientização sobre algum tema importante para a sociedade. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.