Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em morfossintaxe. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reflitam sobre o papel do complemento verbal para a atribuição de sentidos nos textos.
Materiais necessários: Cópias do texto trabalhado, projetor e computador.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de identificação do verbo e seus complementos. É necessário que os alunos tenham conhecimento prévio de classes de palavras e das funções e categorias gramaticais associadas a cada uma delas, sobretudo do uso dos pronomes oblíquos com função de complemento verbal. Não se trata de uma aula que introduz ao estudante a questão da transitividade verbal: é importante que eles já tenham esse conhecimento.
Referências sobre o assunto:
BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009
CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete o slide aos estudantes e peça que leiam atentamente a frase.
- Proponha a análise da frase por meio de alguns questionamentos:
- O que vocês compreenderam da frase?
- Está faltando alguma informação para que ela seja compreendida? Qual?
(Provavelmente os estudantes dirão que não compreenderam porque está faltando a informação que os levaria a inferir a quem se refere o pronome lhe.)
- Explique que essa frase faz parte de um conto muito interessante, cujo título é Biruta, e que, nesta aula, será lido um pequeno trecho dele. Diga que Biruta é o nome do cachorro que é o personagem principal do conto. Provavelmente, nesse momento, os alunos levantarão a hipótese de que o pronome lhe se refere a Biruta, dado o contexto da frase.
- Lance a questão: na frase, temos os verbos arrancar e esconder. Ambos necessitam de complementos. Quais são seus complementos na frase? (Arrancar tem como complemento o lhe (Não se sabe quem é, talvez seja o cão chamado Biruta) e a carne; esconder tem como complemento a carne).
- Em seguida, solicite que pensem em uma hipótese sobre a leitura a ser realizada: pensando na frase lida e no título do conto, é possível saber do que ele vai tratar? Deixe os alunos responderem livremente, já que essa é uma pergunta de resposta pessoal. A ideia é que eles percebam que reconhecer os complementos verbais pode fornecer pistas para a leitura a ser realizada.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Proponha à turma a leitura compartilhada do conto “Biruta”, de Lygia Fagundes Telles (imprima-o no arquivo disponível em materiais complementares). Essa leitura deve ser realizada primeiramente em voz alta ou pelo professor ou por estudantes da turma com boa fluência na leitura, para auxiliar na compreensão do texto. Assim que concluída essa parte, é importante propor que os alunos digam suas impressões sobre o conto e sobre sua temática, que é muito interessante. No entanto, não se deve esquecer que o foco desta aula é o estudo do complemento verbal. Caso ache pertinente, pode desdobrá-la em mais momentos, a fim de explorar ao máximo as potencialidades desse texto.
- Retome com a turma as hipóteses levantadas na introdução: o lhe realmente se referia a Biruta? Agora é possível identificar o complemento do verbo da frase que havíamos lido?
Materiais complementares:
Material para impressão - conto “Biruta”
Atenção: Caso não queira imprimir o conto, é possível lê-lo on-line em http://www.tirodeletra.com.br/conto_canino/Biruta1-LygiaFagundesTelles.htm