Plano de Aula

Plano de aula: O processo de revisão de texto: um olhar sobre as capacidades de linguagem dos infográficos produzidos pelos alunos

Plano 15 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Infográfico estático e animado

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e videoaula e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Infográficos animados produzidos pelos alunos e salvos em pen drives, laboratório de informática para assistir aos infográficos e grade de correção disponibilizada em Materiais complementares. Caso a escola não disponibilize laboratório de informática, poderão ser usados computadores e notebooks disponíveis na escola ou um projetor. Os alunos também poderão assistir aos infográficos animados em seus celulares.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero Infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique a seus alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo Práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações. A videoaula, embora tenha marcas de gênero primário, como a oralidade, é considerada um gênero secundário, visto que implica determinados momentos de planejamento e elaboração. A videoaula caracteriza-se ainda pela utilização da mídia audiovisual, a interação assíncrona ou ausência de interação com os alunos e emprego simultâneo de várias linguagens visuais e recursos de áudio. O fato de a videoaula ser gravada possibilita que ela seja passe por processos de edições e regravações. O uso de roteiros e esquematizações para apresentação das aulas faz com que este gênero constitua-se mais situações construídas e menos momentos espontâneos, se comparadas a uma aula presencial. Por exemplo, em momentos em que o professor tece cumprimentos e despedidas nas aulas, considerados como acontecimentos espontâneos, simples e, logo, primários, ao integrar as diversas videoaulas, tais momentos transformam-se em formas preconcebidas de um modo de enunciar.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em lidar com a questão de revisar o trabalho do colega. Cabe ao professor explorar isso, explicando aos aprendizes a importância desta etapa e a necessidade de fazer a revisão do trabalho do outro como uma oportunidade de troca de aprendizagem.

Referências sobre o assunto:

DIONISIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2018.

MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: <http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54>. Acesso em: 5 ago. 2018.

OLIVEIRA, Alexandre; STADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20o CIAED–Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf> . Acesso em: 5 ago. 2018.

PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico; Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2018.

PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905>. Acesso em: 12 ago. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos. Pergunte-lhes se eles têm a prática de revisar textos, ou seja, de relê-los buscando melhorá-los por meio de substituição de palavras, acréscimos, correções e alterações. Sabemos que a revisão de texto é pouco usual nas escolas, por isso, caso a resposta seja negativa, faça intervenções que auxiliem o aluno a perceber a importância de desta prática. Você pode perguntar, por exemplo, se eles acham que escritores e jornalistas fazem do seu primeiro texto a produção final e por quais processos acreditam que um texto escrito passa antes de ser publicado.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF67LP21 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS