Plano de Aula
Plano de aula: Minha vida, nossas vidas
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Autobiografia e Depoimento
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Introdução ou preparação
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Relembre com os alunos a informação de que “as memórias de uma pessoa são sempre atravessadas por lembranças mais amplas, que não dizem respeito apenas à sua experiência pessoal, mas também à experiência da comunidade em que está inserida”. Chame a atenção para o fato de que a reconstituição do passado individual, em uma autobiografia, ocorre em dois níveis: o dos acontecimentos e o do seu significado. Em outras palavras, a autobiografia pode se tornar, para quem a escreve, um caminho de autodescoberta. Isso porque, ao reviver fatos, experiências e sentimentos, e registrá-los usando palavras (escritas ou faladas), o autor pode atribuir um sentido a sua história.
- Converse com a turma sobre o Museu da Pessoa. Explique que a instituição foi fundada em São Paulo, em 1991, com o objetivo de constituir uma Rede Internacional de Histórias de Vida. Esse espaço registra, preserva e dissemina histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. Para os fundadores do museu, conhecer – por meio da escuta ou da leitura – um grupo de histórias de vida é uma maneira de expandir nossa visão do mundo, pois as histórias são uma peça de informação única, que nos mostram como as diferentes pessoas criam suas próprias realidades. Você pode acessar o site http://www.museudapessoa.net/pt/home para encontrar mais informações sobre o museu, fotos, vídeos e autobiografias.
- Depois da conversa, prepare a turma para assistir a um vídeo disponibilizado pelo Museu da Pessoa. Conte tratar-se de um vídeo autobiográfico cuja protagonista é Tatiana Tibúrcio. Ela nasceu no Flamengo, é filha de empregada doméstica, morou com avós e… Não conte mais nada, deixe os alunos curiosos para o que vão descobrir sobre Tatiana. O vídeo dura menos de 11 minutos. Acesse em: http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/video/o-tempo-e-o-senhor-das-historias-81309.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Colha as impressões dos alunos sobre o vídeo.
- Peça aos estudantes que façam no caderno o mesmo que está no slide: dividir a folha em duas colunas. Em uma delas, a turma vai registrar os episódios pessoais de Tatiana; na outra coluna, devem anotar os temas coletivos captados durante a fala da personagem. Explique que as anotações podem ser na forma de uma lista, usando palavras-chave. Dê exemplos do que pode ser considerado dados pessoais: nome, idade, local onde nasceu, lugar em que estudou etc. Converse também sobre os temas que ultrapassam o âmbito pessoal e podem ser depreendidos ao longo do vídeo. Informe aos jovens que os temas coletivos, muitas vezes, não são tão evidentes quanto os pessoais. Eles aparecem implícitos na fala de Tatiana e exigem maior atenção para percebê-los.
- Projete o vídeo novamente e, ao final, ofereça um tempo para os alunos relerem e completarem os registros do caderno.
- Socialize o que os estudantes registraram. Observe junto com eles se, na coluna de dados pessoais, foram anotadas as seguintes informações: Tatiana nasceu no Flamengo, é filha de empregada doméstica, morou com avós até os sete anos em Casimiro de Abreu etc. Na coluna dos temas, perceba se os alunos registraram alguma dessas informações: os caminhos que uma pessoa pode percorrer para tornar-se ator/atriz, os episódios de racismo, características da vida no subúrbio do Rio de Janeiro etc. É provável que os jovens demonstrem dificuldades para identificar esses temas.
- Durante o compartilhamento dos registros, é desejável que a conversa ultrapasse a ideia de “correção” de tarefa e dê espaço para as reflexões que o depoimento sugere. Você deve estar atento para observar como os alunos foram afetados pelos temas, como estabeleceram relações com suas vidas e pontos de vista e como se lançaram a questionamentos que ultrapassam as experiências pessoais.
Fechamento ou conclusão
Tempo estimado: 10 minutos
Orientações:
- Retome o que foi colocado no início da aula:
- a reconstituição do passado individual, em uma autobiografia, ocorre em dois níveis: o dos acontecimentos e o do seu significado;
- a autobiografia pode se tornar, para quem a escreve ou dá um depoimento oral, um caminho de autodescoberta, por meio da qual o autor atribuiu um sentido à sua história;
- como é impossível contar tudo o que foi vivido, é inevitável ocorrer uma “edição” dos fatos. O autor sempre irá reportar o passado fazendo escolhas, amplificando sentimentos, enfatizando ou minimizando alguns aspectos em detrimento de outros. O predomínio de um ponto de vista, os exageros, os julgamentos parciais, as omissões etc são naturais em textos narrados em primeira pessoa, isto é, quando o narrador é o protagonista e conta sua história.
- Finalize com as perguntas: “O que vocês acham que Tatiana valorizou em seu depoimento? Quais opiniões ela elaborou sobre as experiências que viveu?”
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne três planos de aula do módulo oralidade que fazem parte de uma sequência de 15 planos sobre o gênero autobiografia.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias;
Padlet para compartilhar os vídeos criados pela turma (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA10.
Envie um áudio aos alunos relembrando a informação de que “as memórias de uma pessoa são sempre atravessadas por lembranças mais amplas, que não dizem respeito apenas à sua experiência pessoal, mas também à experiência da comunidade em que está inserida”. Chame a atenção para o fato de que a reconstituição do passado individual, em uma autobiografia, ocorre em dois níveis: o dos acontecimentos e o do seu significado. Em outras palavras, a autobiografia pode se tornar, para quem a escreve, um caminho de autodescoberta. Isso porque, ao reviver fatos, experiências e sentimentos, e registrá-los usando palavras (escritas ou faladas), o autor pode atribuir um sentido a sua história. Fale sobre o Museu da Pessoa e diga que eles irão assistir a um vídeo com um relato autobiográfico. Envie aos alunos o link do vídeo com o relato de Tatiana Tibúrcio, indicado no slide de abertura. Peça que o assistam e oriente-os a fazer no caderno o mesmo que está no slide: dividir a folha em duas colunas e, de um lado, registrar os episódios pessoais de Tatiana; de outro, anotar os temas coletivos captados durante a fala da personagem. Peça que os alunos respondam também às seguintes perguntas: o que vocês acham que Tatiana valorizou em seu depoimento? Quais opiniões ela elaborou sobre as experiências que viveu?
Estabeleça um tempo para que a atividade seja realizada e entregue a você.
Como fechamento desta etapa, organize uma devolutiva, se possível, em um momento síncrono, para que vocês possam conversar sobre o vídeo, as impressões dos alunos e suas anotações. Se não for possível realizar um momento síncrono, grave um áudio com a devolutiva comentando os principais aspectos do vídeo autobiográfico e das respostas dos alunos.
Desenvolvimento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA11.
Envie um áudio aos alunos e explique a proposta de produção de um vídeo autobiográfico relatando uma memória. Explique que a produção poderá ser feita usando um celular e que deve ter uma curta duração. Oriente os alunos quanto à temática do vídeo, levando-os a refletir sobre o que gostariam de contar sobre suas vidas. Converse sobre o interesse que esses relatos poderiam despertar em outros jovens, nos professores da escola e nos familiares. Estabeleça um prazo para que a primeira versão do vídeo esteja pronta.
Fechamento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA12.
Peça que os alunos troquem entre si os vídeos autobiográficos, para que façam uma avaliação a respeito da temática e dos aspectos técnicos, conforme o primeiro slide de desenvolvimento. Após a avaliação, oriente os alunos a fazerem os ajustes necessários.
A versão final do vídeo deve ser enviada a você e postada no Padlet. Para isso, organize um mural autobiográfico e suba todos os vídeos produzidos pela turma, organizando-os por temática: escola, família, infância, sonhos etc. Compartilhe o link do Padlet com a turma, para que todos os vídeos autobiográficos possam ser assistidos por todos.
Para encerrar esta etapa, peça que os alunos comentem os vídeos no próprio mural do Padlet e que digam também como foi a experiência de produzir um relato autobiográfico em vídeo.
Convite às famílias
Estimule os alunos a convidarem os familiares para apreciarem seus vídeos postados no Padlet. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.