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Plano de Aula
Plano de aula: Metonímia, hipérbole e antítese: vamos descobrir estas figuras de linguagem?
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Figuras de linguagem: metonímia, hipérbole, antítese
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como metonímia, hipérbole e antítese.
Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data show) e a um reprodutor de áudio, além de um notebook. O arquivo de áudio pode ser acessado pelo site: https://www.vagalume.com.br/titas/epitafio.html
Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos tenham mais dificuldade em identificar os exemplos de metonímia, já que ela se configura de variadas formas, no emprego de uma palavra por outra, em uma relação de proximidade. No decorrer das aulas é importante apresentar exemplos variados de uso.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando a razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.
FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.
SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda: linguagens especiais, morfossintaxe e semântica da propaganda, propaganda e retórica. São Paulo: Contexto, 2001.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª Ed. Porto Alegre: Artmed,1998.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos alunos e faça um levantamento do conhecimento prévio sobre o conteúdo.
- Procure relacionar o conceito de “linguagem” à sua utilidade na “interação”, já que estas figuras são utilizadas para aumentar a ênfase e a expressividade da mensagem, evitando a repetição de palavras em textos, ao mesmo tempo que permitem a redução de expressões extensas.
Introdução
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações:
- Apresente o slide ao grupo de alunos.
- Proponha a leitura em voz alta.
- Analise com o grupo os efeitos de sentido que se criaram com base no texto.
- Faça-os notar que as palavras foram usadas com sentidos diferentes dos que são encontrados nos dicionários para dar mais expressividade ao texto poético.
- Elabore com a turma uma espécie de “tradução”, para isso pergunte: O que o autor desse texto quis nos dizer? Quando se pode salgar os pés? O que significa adoçar a alma?
Como é possível adoçar a alma?. Que outra frase poderia ser escrita na placa para dizer a mesma coisa? - Aponte ao grupo as palavras “salgar” e “adoçar” e pergunte aos alunos se eles perceberam que são palavras que têm sentidos opostos.
- Diga que o uso destas palavras é um recurso expressivo cujo uso foi planejado pelo autor. Este recurso é chamado de “figura de linguagem” e, no exemplo, aparece a “antítese”;
- Apresente a eles a definição de antítese: Antítese (do grego antíthesis, anti + tese = oposição) consiste em contrapor uma palavra ou uma frase a outra, de significação oposta (Obs.: peça que registrem essa definição no caderno.)
- Explique que esta é uma das figuras de linguagem, entre tantas outras, que é muito utilizada na construção de poemas e letras de música.
Introdução
Orientações:
- Apresente o slide ao grupo de alunos.
- Proponha a leitura em voz alta.
- Analise com o grupo os efeitos de sentido que se criaram com base no uso das expressões “enorme, imenso, colossal”.
- Deixe dicionários à disposição para que eles possam pesquisar o sentido de “colossal” ou apresente uma definição desta palavra, a fim de que eles possam fazer associações e inferir o efeito de sentido que se cria no anúncio.
- Pergunte ao grupo por que estas palavras foram escolhidas para falar de um sanduíche.
- Apresente outra figura de linguagem, a “hipérbole”: A palavra hipérbole tem origem no latim hyperbole, que vem do grego hyperbolé. O prefixo hiper significa “por cima”, “sobre”, “além”; já a partícula bole quer dizer “lançar”, “atirar”. Originalmente, a palavra significa “ato de atirar, de lançar além”, e deste significado deriva o significado de excesso, exagero.
A hipérbole caracteriza-se pelo exagero de uma ideia com o objetivo de expressar intensidade. (Obs.: peça que registrem esta definição no caderno.) - Pergunte se eles conseguem identificar este recurso no anúncio.
- Leve-os a compreender que o exagero foi um recurso expressivo construído por meio da linguagem para convencer o leitor do anúncio de que o lanche em questão é muito grande, maior que os dos concorrentes, sendo este o seu diferencial.
Introdução
Orientações:
- Apresente o slide ao grupo de alunos.
- Proponha a leitura em voz alta.
- Analise com o grupo o sentido da expressão “com um pezinho na areia”.
- Pergunte ao grupo se é possível viver com um dos pé num lugar e o outro em lugar diferente.
- Diga que a palavra “pé” foi usada para representar o corpo todo, só que, ao usar apenas parte do corpo, o autor mostra que a vida na praia não é diária e,sim, eventual. Ou seja, assim como mostra o anúncio; quando se usam as sandálias Havaianas você se sente vivendo na praia.
- Apresente ao grupo mais uma figura de linguagem: a metonímia. Metonímia (do grego metonymía = emprego dum nome por outro) é, neste exemplo, o uso da parte pelo todo. A metonímia se refere à substituição de palavras com sentidos próximos, ou seja, é utilizada uma palavra em vez de outra, sendo que ambas partilham uma relação de proximidade de sentido, de contiguidade. (Obs.: peça que registrem essa definição no caderno.)
- Diga ao grupo que outros exemplos de metonímia serão apresentados nas aulas seguintes.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Apresente o slide com a letra de música e conduza o grupo para uma leitura compartilhada em voz alta.
- Reproduza o áudio da canção, para que os alunos tenham contato com um exemplo de texto em que ocorre o uso de diferentes figuras de linguagem.
- Indique aos alunos os trechos em destaque e peça que eles identifiquem as três figuras de linguagem estudadas.
- Faça-os apresentar os resultados a partir da leitura dos versos e das respostas às seguintes perguntas: Em que verso há uma antítese? Qual palavra ou expressão foi usada para construir uma metonímia? Qual é o exemplo de hipérbole?
- Pergunte ao grupo o que o autor da música quis dizer com a expressão “Enquanto eu andar” e por que ela é uma metonímia.
- Após as respostas dos alunos, diga que o uso do verbo “andar”, que é uma das ações humanas ao longo da vida, representa “viver”, a vida toda. Ou seja, trata-se do uso de uma parte (o andar) para representar o todo (a vida).
O áudio está disponível em: https://www.letras.mus.br/titas/48968/
Obs.: Epitáfio significa “sobre o túmulo”, vem do grego epitáfios. Este termo se refere às frases que são escritas, geralmente em placas de mármore ou de metal e colocadas sobre o túmulo, ou mausoléus nos cemitérios, com o fim de homenagear seus mortos sepultados naquele local. Os epitáfios no passado procuravam narrar os atos heróicos do nobre, rei ou um membro proeminente da corte. Com o passar dos tempos começou a ser usado por toda a população para lembrar as qualidades daquele ente querido que partiu deixando muita saudade. (https://www.significados.com.br/epitafio/)
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Apresente o slide aos alunos e entregue a cada um uma folha impressa com a atividade.
- Diga que eles terão que encontrar, na segunda coluna, os exemplos que apresentam as mesmas figuras de linguagem que aparecem nos da primeira coluna e inserir a letra correspondente.
- Corrija com o grupo a atividade. A sequência correta é: B - C - A (hipérbole - metonímia - antítese).
- Explique que o exemplo de metonímia, que aparece na segunda coluna, mostra os diferentes usos desta figura e que, nesse caso, a palavra “prato”, que é o continente, representa a “feijoada”, o conteúdo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp, canal de comunicação para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada e compartilhamento de tela, como o Google Meet ou o Hangout.
Introdução
Grave uma videoaula destacando o tema da aula sobre figuras de linguagem, no entanto, sem indicar exatamente que serão tratadas metonímia, hipérbole e antítese. Aproveite para chamar a atenção para os slides da introdução do plano, disponíveis aqui, para apreciação e análise dos alunos, de forma individual, com anotações. Diga ainda que são textos curtos, com imagens interessantes e de fácil compreensão, mas com o objetivo de indicar algumas figuras de linguagem em anúncios. Se preferir, as imagens podem ser enviadas pelo WhatsApp.
Desenvolvimento
Agende o horário do próximo encontro e viabilize uma videochamada para compartilhamento de tela, iniciando com o clipe da música Epitáfio, de Titãs, disponível aqui. Num primeiro momento, o objetivo da música é despertá-los; então, retome a atividade da introdução, seguindo as orientações do plano original para explicar sobre metonímia, hipérbole e antítese, sugerindo que registrem no caderno (essas definições podem ser projetadas pelo professor). Em seguida, mostre o slide da letra da música, com expressões em destaque, e reproduza o áudio para promover uma maior interação e envolvê-los na atividade. A partir disso lance as perguntas: em que verso há uma antítese? Qual palavra ou expressão foi usada para construir uma metonímia? Qual é o exemplo de hipérbole? O que autor da música quis dizer com a expressão “enquanto eu andar” e por que ela é uma metonímia? Se dúvidas persistirem, recomenda-se seguir o exposto no plano original.
Fechamento
Para fechar a aula, apresente o slide proposto no plano para relacionar, junto com a turma, as figuras de linguagem estudadas.
Convite às famílias
Esta aula é muito convidativa pelos textos publicitários sugeridos. Os alunos primeiramente podem ler os enunciados para a família e conversar sobre o que se referem, para só depois mostrarem o texto com as imagens, destacando as figuras de linguagem que aprenderam. Ainda, a música Epitáfio condiz com o momento que estamos vivenciando e é um bom recurso para ouvir e refletir, estreitando ainda mais o vínculo familiar.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosana Conrado
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Metonímia, hipérbole e antítese: vamos descobrir estas figuras de linguagem?
Finalidade da aula: Ler pequenos textos e peças publicitárias para analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como metonímia, hipérbole e antítese.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Figuras de linguagem
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP38
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como metonímia, hipérbole e antítese.
Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data show) e a um reprodutor de áudio, além de um notebook. O arquivo de áudio pode ser acessado pelo site: https://www.vagalume.com.br/titas/epitafio.html
Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos tenham mais dificuldade em identificar os exemplos de metonímia, já que ela se configura de variadas formas, no emprego de uma palavra por outra, em uma relação de proximidade. No decorrer das aulas é importante apresentar exemplos variados de uso.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando a razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.
FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.
SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda: linguagens especiais, morfossintaxe e semântica da propaganda, propaganda e retórica. São Paulo: Contexto, 2001.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª Ed. Porto Alegre: Artmed,1998.