Atividade para impressão - Imagens 2 - LP07_15ATS03
Plano de Aula
Plano de aula: Metonímia, Hipérbole e Antítese em ação nos textos poéticos e publicitários
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Figuras de linguagem: metonímia, hipérbole, antítese
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar conceitos por meio da análise dos efeitos de sentido criados pelo uso da metonímia, hipérbole e antítese em textos poéticos e publicitários.
Materiais necessários: Projetor de slides (datashow) e notebook (computador) e cópias impressas das atividades.
Dificuldades antecipadas: É importante que os alunos já conheçam os conceitos de linguagem figurada e literal, sentidos conotativo e denotativo, para que possam compreender as explicações sobre a composição dos textos que serão exemplos nessa aula.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando a razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.
FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.
SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda: linguagens especiais, morfossintaxe e semântica da propaganda, propaganda e retórica. São Paulo: Contexto, 2001.
SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1993.
_______. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2014, 1 reimpr. da 1 ed. 2002.
_______. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª Ed. Porto Alegre: Artmed,1998.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o slide;
- Levante conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema;
- Diga que serão apresentados alguns exemplos de uso dessas figuras em dois contextos diferentes: na linguagem literária (poemas) e na linguagem publicitária (anúncios).
- É importante que os alunos já sejam capazes de diferenciar os sentidos conotativo e denotativo.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO