Plano de Aula

Plano de aula: Mapa conceitual: contextualizando esse gênero

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de prática de leitura

Materiais necessários: (material para impressão, computador, internet, data show, pincel para quadro branco e apagador)

Informações sobre o gênero: O gênero mapa conceitual são representações gráficas que possibilitam a ordenação e sequenciamento hierarquizado dos conteúdos. Portanto, sua função é a de unir conhecimento sistematizado e conteúdo curricular, tornando a aprendizagem significativa, fazendo com que o aprendizado deixe de ser meramente teórico e passe a ser parte do aluno (NOVAK, 2000).

Dificuldades antecipadas:Possivelmente os alunos não conheçam o gênero mapa conceitual e nem que ele seja uma forma de resumo. Poderão, também, ter dificuldades em compreender as diferentes semioses que o compõem, tais como setas, os verbos, cores, etc.

Referências sobre o assunto:

O mapa conceitual como método de de avaliação no 7º do ensino fundamental, Ana Paula Menezes; Lorena Aguiar; Kelly Gonçalves; publicado em: Revista ARETÉ – Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 2, p. 128- 136, 2009.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Comente com os alunos que o objetivo da aula será conhecer o mapa conceitual, porém, antes de ser apresentado a eles esse gênero, lerão um texto da Área de Ciências da Natureza, para que consigam estabelecer a diferença entre os dois gêneros. Explique, também, que conversarão sobre a importância de pesquisar informações em fontes confiáveis.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos