Plano de Aula
Plano de aula: Gênero Spot: planejamento
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros panfleto/folheto e Spot e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Caderno, caneta, sala de informática, acesso a internet, smartphone ou gravador.
Informações sobre o gênero: O gênero spot é um anúncio ou comercial que tem como suporte o rádio. É uma mensagem sonorizada com a ajuda de elementos da linguagem radiofônica: a voz, a música, o efeito sonoro, usada para a divulgação publicitária, sendo também utilizado para divulgação e para transmitir uma mensagem.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldade em lidar com ferramentas tecnológicas necessárias para o cumprimento da atividade. Alguns estudantes mais tímidos e introspectivos talvez tenham dificuldade de participar ativamente da realização da atividade.
Referências sobre o assunto:
FIGUEIREDO, M. F.; SANTOS, M. F. O. Do rádio para a sala de aula: uma análise retórico- conversacional do gênero spot. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 17, n. 1, jan./jun. 2015, p. 205-225. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/108790/108693. Acesso em: 3 de agosto de 2018.
Link para outros planos:
SILVA, Maria Carolina. Spot: anúncio oral. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24164>. Acesso em: 3 de agosto de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Explique brevemente aos estudantes que nesta aula iremos planejar e criar um spot de conscientização sobre o problema social. Se você, professor, desenvolveu as aulas anteriores relembre a proposta com o folheto/panfleto trabalhado no plano 2 (LPO7_02SQA02), cujo texto abordava a violência contra a mulher. Relembre, também, os elementos da condição de produção do gênero Spot trabalhados nao plano 10 (LPO7_02SQA10).
- O gênero spot é um anúncio ou comercial que tem como suporte o rádio usado para a divulgação publicitária. Se achar pertinente, reproduza um exemplar (sugestão: spots utilizados nas aulas anteriores):
SPOT 1 disponível em http://www.produtoradeaudioonline.com.br/wa_files/Spot-Comercial-Otica-Visual-MZ.mp3;
SPOT 2 disponível em http://www.spotcomercial.com.br/wa_files/Gravacao-de-Vinheta-para-Loja-Oi-TV-HD-LM.mp3;
SPOT 3: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/gripe_2018/Spot_Dia_D_30-Segundos.mp3
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO