Plano de Aula
Plano de aula: Explorando um texto informativo em um mapa conceitual.
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de prática de leitura
Materiais necessários: texto impresso, computador, dicionário, data show, internet, pincel para quadro branco e apagador.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de diferenciar palavras abrangentes e específicas no texto informativo e da leitura do gênero mapa conceitual (a ligação das ideias, por meio das setas, pode ser um obstáculo para o entendimento do texto)
Referências sobre o assunto:
O mapa conceitual como método de de avaliação no 7º do ensino fundamental, AGUIAR, Lorena. V. B de; GONÇALVES, Kelly M; MENEZES, Ana P, publicado em: Revista ARETÉ – Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 2, p. 128- 136, 2009.
O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual, Ana Paula Menezes; Lorena Aguiar; Kelly Gonçalves; , disponível em:http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R1365-1.pdf. Acesso em: 27 ago. 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Informe aos alunos que eles vão refletir sobre o significado da palavra resumo. Logo em seguida, farão leitura do texto informativo, contendo uma temática do conteúdo de Ciências da Natureza. Posteriormente, elaborarão duas colunas com palavras mais abrangentes e específicas que foram retiradas do texto. Explique que o objetivo dessa tarefa é uma comparação que será feita entre as palavras escolhidas por eles e as que estão presentes no mapa conceitual.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO