Plano de Aula

Plano de aula: Explorando a multimodalidade: os elementos verbais e não verbais em contribuição à construção de sentidos

Plano 3 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Infográfico estático e animado

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico (estático e animado) no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Cópia do infográfico e das imagens disponíveis em http://blogdoklil.blogspot.com/2012/08/infografico-revista-mundo-estranho.html ou projetor/datashow para exibi-las.

Informações sobre o gênero:O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.

Dificuldades antecipadas:Os alunos podem encontrar dificuldades para entender o funcionamento dos diferentes modos semióticos que compõem o gênero. É possível, também, que eles deem mais atenção ao verbal em detrimento do não verbal no momento de leitura do infográfico.

Referências sobre o assunto: DIONÍSIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm

https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905

http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf

http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf

http://revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP33 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS