Atividade para impressão - Textos Guilherme de Almeida - LP07_06SQA06
Plano de Aula
Plano de aula: Experienciando a assonância e aliteração
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula, computador, projetor multimídia, tela, lápis e papel.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em trabalhar com os conceitos de sílaba e rima, bem como confundir os conceitos de letra e som.
Referências sobre o assunto:
Figuras de Linguagem. Disponível em: <https://www.figurasdelinguagem.com/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.
Assonância. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente aos alunos o título da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Relembre com os alunos os conceitos de aliteração e assonância.
- Reforce com os alunos que estas são figuras de linguagem e que se valem dos aspectos sonoros das palavras para trazer novos sentidos e percepções ao texto poético.
- Pergunte aos alunos se eles se lembram de algum exemplo de poema que traz estes recursos, e peça para que compartilhem com o restante da sala, exemplificando, assim, tais efeitos.
- O tempo sugerido para esta atividade é de 4 minutos.
Introdução
Orientações:
- Exemplifique os casos de aliteração e de assonância com o poema de Bandeira, mostrando que estas figuras se constituem a partir da repetição proposital de alguns sons presentes entre as palavras, principalmente em suas sílabas tônicas, causando, ambas, um impacto direto na musicalidade do texto e na criação da imagem que se faz do texto. Conduza a discussão para que eles percebam que esse recurso sonoro simboliza o ritmo da onda, com seu ir e vir.
- Se julgar necessário, utilize também a música "Qualquer coisa", de Caetano Veloso, para exemplificar outros casos dessas figuras de linguagem. Toque a música para os alunos e faça com que eles percebam, nas duas primeiras estrofes, a repetição dos sons do das vogais A e E, e das consoantes X, M e R.
- O tempo sugerido para esta atividade é de 5 minutos.
Materiais complementares:
A música de Caetano Veloso está disponível online.
VELOSO, Caetano. Qualquer coisa. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/caetano-veloso/44766/>. Acesso em: 22 set. 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Leia com os alunos os haicais de Guilherme de Almeida. Se julgar necessário, explique a eles que o haicai é uma forma poética japonesa de forma fixa que utiliza vocabulário simplificado, temas cotidianos e sintetiza algumas imagens contrastantes. Além disso, são poemas curtos, com uma metrificação específica, compostos por 3 versos e 17 sílabas.
- Peça para que eles se organizem em duplas.
- Explique que metade das duplas deverá destacar, em todos os poemas, quais são as vogais que se repetem; e a outra metade das duplas deverá destacar, em todos os poemas, quais são as consoantes que mais se repetem.
Materiais complementares:
Os textos de Guilherme de Almeida, para impressão, estão disponíveis aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça para que os alunos compartilhem o resultado da atividade e discuta, coletivamente, se todos chegaram à mesma conclusão que está exposta no slide ou no quadro.
- Relembre que este efeito ocorre a partir da repetição sonora, ou seja, pode ocorrer a partir de vogais ou consoantes diferentes, mas que, ao serem pronunciadas, emitem o mesmo som.
- O tempo sugerido para esta atividade é de 10 minutos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicado
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões das atividades de produção textual. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
Como se trata de uma sequência que trabalha com a oralidade e discussões, sugerimos que utilize ferramentas que propiciem a interação em encontros síncronos. Procure o mais adequado para a sua turma: para pequenos grupos de até 4 pessoas – WhatsApp; até 6 pessoas – Instagram; até 50 pessoas – Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Saiba mais no artigo disponível aqui.
Padlet (tutorial disponível aqui).
Flippity (tutorial disponível aqui) para games e sorteios de grupos em roleta.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Observações gerais
O estudo do gênero poema solicita ainda mais as habilidades de escuta compreensiva e mais atenção à oralidade e à prosódia, as quais envolvem aspectos como entonação, tonicidade e pronúncia no uso da língua. Esses aspectos implicam na melodia e no ritmo empregados para os efeitos de sentidos pretendidos e indicados na declamação dos poemas. Sendo assim, indicamos sobretudo o uso de podcast e vídeo para as interações e envio de atividades entre professores e estudantes, nesta sequência de 15 planos dedicados ao gênero.
Introdução: Trava-línguas
Sugerimos que você inicie esta adaptação fazendo a atividade de trava-línguas da introdução do plano original como uma atividade preparatória para a aula. Envie um áudio ou um vídeo aos estudantes, alguns dias antes da data da aula, com orientações para que se lembrem dos trava-línguas, ou apresente alguns exemplos a eles. Solicite que acessem o link indicado no plano original e escolham um dos trava-línguas para decorar, treinar e apresentar à turma, na data marcada para a aula seguinte. Informe que o objetivo dessa atividade é despertar a atenção deles para a sonoridade da língua, aspecto essencial para o estudo de poemas. Siga as orientações para o professor no slide 1 da introdução, no plano original.
Desenvolvimento: A onda – Manuel Bandeira
Tendo em vista o momento do ER, que solicita orientações e períodos mais breves nas diferentes etapas da aula, suprimimos algumas atividades do plano original. Além disso, sugerimos que, se possível, utilize uma ferramenta síncrona para esta etapa da aula (veja indicações no início desta adaptação e escolha aquela que atender melhor a sua turma). O desenvolvimento deve se iniciar com a apresentação dos trava-línguas pelos estudantes, na ferramenta escolhida. Nesse momento, explore os aspectos de repetição de sons, um mesmo som que tem diferentes grafias e uma mesma grafia que tem diferentes sons, para que os estudantes utilizem esses conhecimentos nas próximas atividades. Faça um sorteio para a apresentação (para isso, indicamos o Flippity) e solicite a quem não se apresentou que grave e envie a declamação em vídeo para você compartilhar com a turma depois.
Em seguida, apresente vídeos que mostrem o movimento e o som de ondas do mar quebrando na praia. Procure diferentes ondas, diferentes sons. Você pode explorar nesse momento quem já foi à praia, por exemplo. Solicite que, em alguns momentos, eles fechem os olhos e estejam atentos apenas ao som. Em seguida, leia o poema A onda, de Manuel Bandeira, disponível aqui, dando ênfase à sonoridade e ao ritmo que recuperam o que eles ouviram. Pergunte se algum estudante também gostaria de ler poema, atento ao ritmo e à sonoridade.
Siga as orientações ao professor que estão no slide 2 do desenvolvimento do plano original (suprimimos a atividade do slide 1), chamando a atenção deles para a sonoridade e o movimento que o som traz para o poema. Mostre também as imagens do poema: uma representação gráfica diferente, como poesia concreta, disponível aqui, e na diagramação de uma publicação antiga da obra de Manuel Bandeira, disponível aqui. Solicite que observem a forma como o poema aparece na página do livro, no sentido vertical, traçando o movimento irregular da onda ao chegar à praia.
Em seguida, comunique que as próximas atividades serão realizadas em duplas ou trios. Escolha a forma de montá-las mais adequada para a sua turma (caso queira sorteá-las, indicamos o Flippity). A atividade que desse momento está descrita no slide 4 do desenvolvimento do plano original. Os poemas a analisar estão em materiais complementares. Lembre-se de ampliar o tempo para realização da tarefa, tendo em vista o ER. Estabeleça um horário para que todos se reúnam no coletivo e mantenha-se em contato com as duplas para tirar dúvidas. Informe que eles apresentarão suas análises dos poemas.
Fechamento: Assonância e Aliteração
Nesta etapa, retome o que foi solicitado na atividade e convoque as duplas/trios para apresentarem o que analisaram. À medida que forem apresentando, devem postar as análises no Padlet, em espaços previamente preparados por você para recebê-las. Chame quantas duplas/trios achar necessários para a troca; não é preciso que todos se apresentem (dependendo do número de estudantes da turma, poderá ficar cansativo). Você poderá avaliar todas as respostas no Padlet depois, bem como deixar devolutivas. Durante as apresentações, vá tecendo os comentários de acordo com as orientações ao professor do plano original.
Na conclusão desta etapa, apresente o slide do fechamento do plano original e as figuras de linguagem assonância e aliteração. Solicite que anotem a definição desses dois conceitos para usá-los em outras análises e em outras aulas. Sugerimos que utilize o que está proposto no desenvolvimento do plano original LPO7_06SQA06 como uma tarefa casa em que poderão aplicar o que aprenderam nesta aula. Adapte as orientações ali presentes para uma atividade, utilize os poemas que estão em material complementar e marque uma data para fazer uma devolutiva síncrona, coletiva, ou use o Padlet para publicação de suas devolutivas. É importante também que compartilhe com eles o gabarito para que possam fazer a correção da atividade.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas que os estudantes continuam a sequência de aulas que envolve o gênero poema. Convide os familiares a acompanharem as etapas desta aula, informando-os que os alunos devem escolher e ensaiar a fala de um trava-línguas para apresentarem na aula. Solicite que, se algum familiar conhecer trava-línguas, compartilhe com o filho seus conhecimentos, informações ou vivências. É interessante também, se possível, gravar o aluno falando o trava-línguas para que ele mesmo se ouça e vá aperfeiçoando a fala dos sons repetidos.
Conte como essa troca e momentos de estudo compartilhados com a família é motivadora para os estudantes e incentive-os a compartilhar com a turma e com o professor o que aprenderam em família, nos momentos de aula síncrona (em que estão todos juntos, conectados). Além disso, informe-os que os estudantes vão precisar trabalhar colaborativamente, com os parceiros das duplas/trios, em alguns momentos desta aula. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Informe ainda se haverá sequência dessas atividades relativas ao gênero poema. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Marianna Parro
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Experienciando a assonância e aliteração
Finalidade da aula: Trabalhar as figuras de linguagem sonora para perceber como elas colaboram para a sinestesia dos poemas.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Poema de forma fixa e livre
Objeto(s) do conhecimento: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP54
Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula, computador, projetor multimídia, tela, lápis e papel.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em trabalhar com os conceitos de sílaba e rima, bem como confundir os conceitos de letra e som.
Referências sobre o assunto:
Figuras de Linguagem. Disponível em: <https://www.figurasdelinguagem.com/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.
Assonância. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.