Sobre este plano
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é Identificar os diferentes usos da vírgula e compreender a importância do uso da vírgula como elemento de coesão textual.
Materiais necessários: Campanhas publicitárias impressas e com as lacunas para colocar as vírgulas. Originais disponíveis em: http://portalms.saude.gov.br/campanhas
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
AZEREDO, J. C.. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008.
BECHARA, E.. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-portugues-uso-da-virgula/
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Diga aos alunos que a aula será uma revisão sobre o uso da vírgula.
- Questione se eles lembram como se usa a vírgula.
Introdução
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Relembre-os que a vírgula separa elementos que podem ser listados (enumerados).
Professor:
A vírgula é usada na enumeração para separar entre si elementos coordenados (dispostos em enumeração):
Exemplos: Era uma bela modelo segura, bonita, elegante.
Levamos uvas, maçãs, peras e pêssegos para enfeitar a mesa do jantar.
Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/res///umo-de-portugues-uso-da-virgula/
2. Pergunte como eles entendem a primeira frase.
Professor:
O entendimento desta frase é que duas pessoas, Maria José e Antônio, são irmãos.
3. Questione qual a diferença entre as duas frases.
Professor:
É importante que eles percebam que a vírgula na segunda frase enumera os elementos (os irmãos, no caso).
Introdução
Orientações:
- Relembre-os que na língua portuguesa o mais comum é que os termos da oração estejam em ordem direta (sujeito + verbos + complementos).
- Informe que se usa a vírgula para marcar a intercalação ou a inversão de termos da oração, ou seja, quando os termos não estão na ordem direta.
- Informe que a primeira oração está na ordem direta (sujeito + verbos + complementos).
- Peça que eles observem o adjunto adverbial de lugar no fim da frase 1.
Professor:
É importante que os alunos percebam que o “lugar” do adjunto adverbial é no fim da frase.
5. Peça que eles observem as frases 2 e 3.
6. Questione a diferença para a frase anterior.
Professor: Os alunos deverão observar que, com o deslocamento do adjunto adverbial para o meio ou o fim da frase, este deverá ser separado por vírgulas marcando a intercalação ou a inversão.
Professor:
Relembre-os que se usa a vírgula para marcar:
a) Do adjunto adverbial: A Mata Atlântica, devido à sua exuberância, tem sido muito explorada.
b) Da conjunção: As alunas são quietas e tímidas. Estão tentando, no entanto, organizar a apresentação do fim de ano.
c) Das expressões explicativas ou corretivas: O Corinthians já está pronto para ser campeão, isto é, já possui todas as vantagens necessárias para tal.
a) Do adjunto adverbial (colocado no início da oração): Cinco noites depois, eles chegam ensopados em casa.
b) Dos objetos pleonásticos antepostos ao verbo: Às mães, nada foi dito.
c) Do nome de lugar anteposto às datas: São Paulo, 16 de abril de 1952.
Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-portugues-uso-da-virgula/
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações:
- Separe a sala em duplas.
- Solicite que eles pontuem corretamente os textos utilizando o conhecimento sobre o uso da vírgula em enumerações, intercalações e inversões.
Materiais complementares: Campanhas publicitárias impressas e com as lacunas para colocar as vírgulas. Originais disponíveis em: http://portalms.saude.gov.br/campanhas
Desenvolvimento
Orientações:
- Separe a sala em duplas.
- Solicite que eles pontuem corretamente os textos utilizando o conhecimento sobre o uso da vírgula em enumerações, intercalações e inversões.
Materiais complementares: Campanhas publicitárias impressas e com as lacunas para colocar as vírgulas. Originais disponíveis em: http://portalms.saude.gov.br/campanhas
Desenvolvimento
Orientações:
- Separe a sala em duplas.
- Solicite que eles pontuem corretamente os textos utilizando o conhecimento sobre o uso da vírgula em enumerações, intercalações e inversões.
Materiais complementares: Campanhas publicitárias impressas e com as lacunas para colocar as vírgulas. Originais disponíveis em: http://portalms.saude.gov.br/campanhas
Fechamento
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos.
- Solicite que o grupo socialize as respostas.
- Observe se os alunos absorveram corretamente os conteúdos trabalhados.
- Sobre o primeiro cartaz questione:
a) Por que devemos colocar as vírgulas em “Identificação, tratamento, cura.”?
Professor:
Observe se os alunos compreenderam que as vírgulas nesta campanha separam elementos que podem ser listados (enumerados).
- Sobre o segundo cartaz questione:
- Porque devemos colocar as vírgulas depois de “sem a doença”?
Professor:
Observe se os alunos compreenderam que o uso da vírgula nesta campanha se dá porque há uma inversão.
- Sobre o terceiro cartaz questione:
- Por que devemos colocar as vírgulas antes e depois de “com certeza”?
Professor:
Observe se os alunos compreendam que o uso da vírgula nesta campanha se dá porque há uma intercalação e uma ênfase na expressão.