Plano de Aula
Plano de aula: Estratégias para a declamação de poemas
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela, lápis e papel.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não ter domínio da linguagem corporal ou mesmo se sentirem tímidos no momento de se expor. Além disso, podem ter dificuldade em trabalhar com a oralização, sobretudo, em relação à prosódia.
Referências sobre o assunto:
GOLDSTEIN, Norma. Verso, Sons, Ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
PAIVA, Leandro Silva. Sarau: como declamar uma poesia. Disponível em: <http://sarau-eepadc.blogspot.com/p/como-declamar-uma-poesia.html>. Acesso em: 6 nov. de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente aos alunos o tema da aula. Questione se é preciso traçar alguma estratégia para declamar poemas. Permita que os alunos manifestem-se livremente, levantando hipóteses sobre o que estudarão nesta aula e sobre possibilidades de estratégias. É possível que os alunos digam que é preciso “decorar” o poema, ou até mesmo que não gostam disso por serem tímidos.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO