Plano de Aula

Plano de aula: Estratégias de planejamento de poemas de forma fixa e livre

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela, lápis, papel.

Informações sobre o gênero: O Poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não ter se apropriado da estrutura dos poemas de forma fixa ou livre ou da construção da métrica.

Referências sobre o assunto:

GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord.-geral). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª Ed. João Pessoa: Idéia, 2002.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “A poesia” p. 83-98.

TAVARES, B. Contando histórias em versos. Poesia e romanceiro popular no Brasil. São Paulo: Ed 34, 2005. Parte I. A poesia. p.15-57.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Peça para que os alunos se organizem em duplas a fim de favorecer a troca de ideias e o consequente enriquecimento na produção do texto.
  • Apresente aos alunos o título da aula e explique que este será o momento em que, em duplas, eles irão pensar em temáticas para, posteriormente, produzir poemas de forma fixa ou livre.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos