Atividade para Impressão - "Às escuras", de Artur Azevedo
Plano de Aula
Plano de aula: Estratégias de leitura nos contos de humor
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, fotocópias do texto literário Às escuras na íntegra (recomendado 1 para cada aluno).
Informações sobre o gênero: o conto é uma narrativa breve, escrita em prosa, e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela – enredo, personagem, tempo e espaço – é mais curta e apresenta ideias concisas e precisas. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Fazer referências intertextuais necessárias para a consolidação do elemento cômico no gênero contos de humor.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Textos Humorísticos "; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em 03 de agosto de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Para preparar esta aula, leia o conto de humor Às escuras, de Artur Azevedo. Analise e estude o texto de forma que você possa se familiarizar com a escrita e reconhecer e destacar as inferências, pistas, previsões, subentendidos, personagens, enredo, tempo e espaço.
- Mostre esse slide e faça essa pergunta em voz alta. Veja a reação que ela provoca entre os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Mostre o meme à turma e promova uma conversa com os alunos sobre a percepção deles em relação ao teor cômico do texto. Pergunte coisas do tipo:
- Vocês conhecem o personagem do meme?
- Existe algum trocadilho ou jogo de palavras que o torna engraçado?
- Que referências vocês precisam ter para entendê-lo?
- O objetivo desta atividade é fazer com que o aluno perceba que o humor só é consolidado quando entendemos as referências extra-textuais em que é usado. Aqui, por exemplo, utiliza-se um meme com um personagem infanto-juvenil popular para que os alunos percebam como só são capazes de entender a mensagem cômica se conhecerem quem é Nemo e sua história. Assim, o mesmo processo será gradualmente visto no gênero conto de humor.
- Caso o professor não conheça o filme Procurando Nemo, da Disney, cujo enredo narra a história de um peixinho que passa o tempo inteiro sendo procurado pelo pai, é importante que se contextualize em relação ao meme utilizado, buscando referências do filme. Se achar oportuno, procure outro meme cujo efeito cômico se dê apenas por referências extra-textuais.
- Tempo sugerido para esta atividade: 3 minutos.
Introdução
Orientações:
- Mostre a capa do livro em que o conto foi publicado e veja a reação que ele provoca nos alunos (o conto foi originalmente publicado em folhetim, mas, para fins didáticos em sala de aula, optou-se por essa capa de domínio público).
- Faça as seguintes perguntas e deixe-os respondê-las livremente:
- Considerando este título, sobre o que você acha que este conto vai falar/tratar? Levante algumas hipóteses.
- Considerando o título e a capa do livro, o que você pode esperar do conto?
- Artur Azevedo é um autor do século XIX. O conto de humor Às escuras data do final do século XIX. Com essa nova informação, levante hipóteses sobre esse conto.
- Anote no quadro algumas hipóteses levantadas pelos alunos sobre o tema do conto e sobre os elementos cômicos que acreditam que irão encontrar no texto. A ideia dessa atividade é deixá-los associar livremente seus conhecimentos prévios às “informações” que o título já pode oferecer. Dessa forma, a ideia de inferência será construída pouco a pouco, mostrando para eles como a leitura de um conto de humor pressupõe a participação ativa do leitor.
- Tempo sugerido para esta atividade: 6 minutos.
Material complementar: Você pode encontrar o link de impressão da atividade aqui.
Fonte: Às escuras, Artur Azevedo, disponível em <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000059.pdf> Acesso em: 02 de agosto de 2018.
Fonte: Imagem disponível em <https://www.amazon.com/%C3%80s-Escuras-Portuguese-Artur-Azevedo-ebook/dp/B00AGZ9CN0>
Desenvolvimento
Tempo total sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Separe a turma em grupos (sugestão: grupos de máximo 4 alunos, para que todos possam participar ativamente).
- Deixe a tela com o título do conto durante esta atividade. Se a projeção não for possível, escreva no quadro.
- Distribua um trecho do conto para cada trio. Espera-se que cada trio tenha um trecho diferente, e o total de trechos deverá completar o conto na íntegra. Entretanto, dependendo do número de alunos, você pode entregar o mesmo trecho para mais grupos. Você pode encontrar o link de impressão para esta atividade nos materiais complementares.
- Os grupos devem ler o trecho em voz alta, trabalhar o vocabulário (se necessário) e inferir, oralmente e para a turma toda, o arco narrativo do conto (início, meio e fim), levando em conta o gênero do texto: conto de humor.
- O professor deve fazer as seguintes perguntas ao final da apresentação de cada grupo:
- Que elementos do texto levaram a essas hipóteses?
- Há algum trecho em que o autor deixa implícito alguma coisa, ou seja, deixa para o leitor interpretar a partir de seus conhecimentos e de pistas no texto?
- Fique atento para que os alunos percebam que eles, como leitores, possuem certa “responsabilidade” sobre o texto lido, já que as inferências só são concluídas a partir do seu conhecimento de mundo. Sendo assim, o leitor deixa de ter papel passivo no ato da leitura, mito comumente divulgado. Por se tratar de um conto escrito no século XIX, procure trabalhar com os alunos como suas inferências e previsões têm a ver com um conhecimento de mundo datado, mas que nem por isso prejudica a leitura proposta. Isso ficará claro no gênero tratado, pois, mesmo trabalhando com um texto do século XIX, os alunos trarão inferências a partir do olhar cronológico sobre o conto lido.
- Tempo sugerido para essa atividade: 20 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua uma cópia do conto para cada aluno.
2. Ponha o conto, na íntegra, em sua versão audiolivro. Caso não seja possível ouvir o conto com a turma em audiolivro, sugerimos que você ouça o conto anteriormente e, em sala de aula, faça uma leitura em voz alta, respeitando as entonações necessárias para a produção de sentido e do efeito de humor.
3. Peça para os alunos acompanharem o áudio com o texto escrito.
4. Após ouvirem o conto, faça as seguintes perguntas para os alunos:
- Que conhecimento de mundo é preciso ter para entender o humor deste conto?
- O conto de Artur Azevedo foi escrito em meados do século XIX. Você reconhece alguma “pista” dessa data no texto? Qual?
- O desfecho do conto é surpreendente/engraçado?
- Se este texto fosse publicado hoje, do modo como está escrito, ele seria engraçado?
- As hipóteses levantadas anteriormente foram confirmadas?
5. O objetivo desta atividade é mostrar que o conto não se resume apenas às palavras, mas também ao que está inferido, implícito e subentendido para além do que está propriamente escrito. No caso do gênero contos de humor, o elemento cômico passa nitidamente pela ideia de que o leitor precisa de certo conhecimento de mundo para conseguir decodificá-lo, participando ativamente da leitura.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua uma cópia do conto para cada aluno.
2. Ponha o conto, na íntegra, em sua versão audiolivro. Caso não seja possível ouvir o conto com a turma em audiolivro, sugerimos que você ouça o conto anteriormente e, em sala de aula, faça uma leitura em voz alta, respeitando as entonações necessárias para a produção de sentido e do efeito de humor.
3. Peça para os alunos acompanharem o áudio com o texto escrito.
4. Após ouvirem o conto, faça as seguintes perguntas para os alunos:
- Que conhecimento de mundo é preciso ter para entender o humor deste conto?
- O conto de Artur Azevedo foi escrito em meados do século XIX. Você reconhece alguma “pista” dessa data no texto? Qual?
- O desfecho do conto é surpreendente/engraçado?
- Se este texto fosse publicado hoje, do modo como está escrito, ele seria engraçado?
- As hipóteses levantadas anteriormente foram confirmadas?
5. O objetivo desta atividade é mostrar que o conto não se resume apenas às palavras, mas também ao que está inferido, implícito e subentendido para além do que está propriamente escrito. No caso do gênero contos de humor, o elemento cômico passa nitidamente pela ideia de que o leitor precisa de certo conhecimento de mundo para conseguir decodificá-lo, participando ativamente da leitura.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua uma cópia do conto para cada aluno.
2. Ponha o conto, na íntegra, em sua versão audiolivro. Caso não seja possível ouvir o conto com a turma em audiolivro, sugerimos que você ouça o conto anteriormente e, em sala de aula, faça uma leitura em voz alta, respeitando as entonações necessárias para a produção de sentido e do efeito de humor.
3. Peça para os alunos acompanharem o áudio com o texto escrito.
4. Após ouvirem o conto, faça as seguintes perguntas para os alunos:
- Que conhecimento de mundo é preciso ter para entender o humor deste conto?
- O conto de Artur Azevedo foi escrito em meados do século XIX. Você reconhece alguma “pista” dessa data no texto? Qual?
- O desfecho do conto é surpreendente/engraçado?
- Se este texto fosse publicado hoje, do modo como está escrito, ele seria engraçado?
- As hipóteses levantadas anteriormente foram confirmadas?
5. O objetivo desta atividade é mostrar que o conto não se resume apenas às palavras, mas também ao que está inferido, implícito e subentendido para além do que está propriamente escrito. No caso do gênero contos de humor, o elemento cômico passa nitidamente pela ideia de que o leitor precisa de certo conhecimento de mundo para conseguir decodificá-lo, participando ativamente da leitura.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça para os alunos concluírem o que esse meme tem a ver com as análises estudadas em sala de aula.
- Questione os alunos: o que podemos concluir sobre o gênero contos de humor?
- Estimule que os alunos participem livremente. Espera-se que eles cheguem à conclusão de que os elementos necessários para que haja o efeito cômico no gênero contos de humor muitas vezes partem de inferências, de subentendidos do texto e do conhecimento de mundo que o leitor possui. Assim como em outros gêneros que utilizam elementos de humor, o conto de humor parte explicitamente de referências externas para sua compreensão completa. Nessa aula, por exemplo, os alunos fizeram levantamentos e hipóteses e utilizaram a ideia da inferência como uma estratégia de leitura essencial para o gênero conto de humor.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias;
Padlet para professor e estudantes;
Mídias de comunicação e interação:
- Indicados como recursos síncronos necessários nesta adaptação: até 4 pessoas, WhatsApp; até 6 pessoas, Instagram; até 50 pessoas, Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Veja opções disponíveis aqui ou utilize os canais indicados em recursos opcionais, se forem possíveis para todos.
Anotações de aula:
Mapa mental (tutorial disponível aqui);
Método Cornell (tutorial disponível aqui);
Studigram (veja o perfil disponível aqui).
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Observações gerais:
O estudo do gênero contos de humor, em alguns momentos, solicita atenção aos aspectos da oralidade e da prosódia, que envolvem, por exemplo, entonação e pronúncia. É preciso ler em voz alta, sobretudo alguns textos, pois o humor se faz também pela pronúncia exagerada de alguns sons, pela entonação que se dá à frase ou ainda na imitação de sotaques e variações da língua. Além disso, para compreensão dos efeitos de humor pretendidos, é necessário, muitas vezes, uma discussão com os estudantes sobre os contextos sociocultural e histórico da época em que se deu a produção do texto, e sobre seus conhecimentos prévios, bases para a construção do humor em geral.
Sendo assim, indicamos, sobretudo, o uso de ferramentas que proporcionem encontros síncronos com a turma ou o uso de áudio e vídeo para as interações e envio de atividades entre professores e estudantes durante a sequência de planos dedicados a esse gênero.
Introdução: Onde está a graça?
Nesta adaptação ao plano de aula original, que continua a tratar das características do gênero conto de humor, sugerimos que você comece já com o slide 1 da Introdução, apresentando o meme indicado e seguindo as orientações ao professor.
Sugerimos que faça toda a discussão desta aula de maneira síncrona. Escolha o recurso que melhor se adequar à sua turma.
Em seguida, informe aos estudantes que nesta aula irão tratar das características do conto de humor no texto “Às escuras”, de Artur de Azevedo.
Recomendamos que, antes da leitura, contextualize quem foi Artur de Azevedo. É importante ter informações sobre o autor de um texto e da época em ele que foi produzido, sobretudo nesse caso, pois trata-se de um conto do século XIX. É uma forma de auxiliá-los a ampliar seus conhecimentos prévios, que podem ajudá-los na atribuição de sentidos antes mesmo da leitura do texto.
Siga as orientações ao professor do slide 2 da Introdução do plano original. Vá anotando as hipóteses levantadas pelos alunos e compartilhe a tela com a turma para que façam algumas reflexões sobre o texto a partir das observações dos colegas.
Desenvolvimento: “Às escuras” – conto de humor de Artur de Azevedo
Esta etapa, no plano original, encontra-se dividida em 3 slides e propõe o trabalho de leitura do conto “Às escuras”, de Artur de Azevedo, em pequenos grupos.
Sugerimos, nesta adaptação, que trabalhe coletivamente a leitura e a primeira discussão do conto, dada a situação do ER, para que as discussões não se alonguem demais, tendo em vista que já tiveram a oportunidade de discutir e refletir sobre o gênero no plano anterior.
Faça a leitura do conto em voz alta, dando ênfase à entonação e às falas dos personagens, diferenciando-as. Nesse momento, pergunte se os estudantes também gostariam de ler algum trecho.
Recomendamos, após a leitura em voz alta, que pode ocorrer mais de uma vez a depender de quantos estudantes queiram ler, que você siga as questões propostas no plano original, nas orientações ao professor, no desenvolvimento (são as mesmas nos 3 slides), para guiar a discussão coletiva.
Antes da discussão, porém, proponha que os estudantes façam anotações individuais em um formato diferente – podem usar esquemas, itens e subitens, ou os recursos indicados no início desta adaptação.
Estipule um prazo para que coloquem suas anotações, nos formatos escolhidos, na ferramenta Padlet previamente preparada por você, para que compartilhem diferentes maneiras de elaborar um material de estudo. Informe também um prazo para que leiam seus comentários e devolutivas a respeito dessa atividade.
Fechamento: Quando alguém conta uma piada e eu demoro a entender
Nessa adaptação, sugerimos que apresente o meme que está no slide do fechamento no plano original, e comente com os estudantes o que está proposto nas orientações ao professor de forma breve.
Recomendamos destacar o conceito de inferência como estratégia para atribuição de sentidos ao conto de humor, a partir dos conhecimentos prévios sobre o contexto de produção do conto. Ressalte como observar que esse contexto está marcado no texto, seja no uso da língua, nos valores de época, na caracterização do cenário/espaço e tempo etc.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas que esta aula dá continuidade à sequência de aulas sobre o gênero conto de humor. Convide os familiares a acompanharem a atividade que será proposta ao final, relativa a diferentes formas de anotações de aula para elaborar um material de estudo. Além disso, informe-os que os estudantes vão precisar trabalhar colaborativamente em diferentes momentos desta aula. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular, internet etc. Informe, ainda, se haverá sequência dessas atividades relativas ao gênero conto de humor. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.