Plano de Aula

Plano de aula: Elementos constitutivos, paralinguísticos e cinésicos de uma videoaula

Plano 6 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Infográfico estático e animado

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico estático e animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor/datashow ou laboratório de informática com acesso à internet para acessar as videoaulas “Como fazer um infográfico [tutorial completo]”, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=F9N_vrLd240. Câmera filmadora ou celular.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.

Para saber mais sobre os elementos constitutivos dos gêneros do discurso relacionados ao universo digital, recomendamos a leitura da obra “Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos”, de Roxane Rojo e Jaqueline P. Barbosa.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar falta de atenção em elementos importantes para a compreensão da videoaula, tais como a abertura, a introdução, o desenrolar do vídeo e seu fechamento. É preciso que ele compreenda que esses elementos não estão dispostos de forma aleatória e esse entendimento contribuirá para quando for fazer sua produção.

Referências sobre o assunto:

DIONISIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf. Acesso em 05 ago 2018.

MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54.Acesso em 05 ago 2018.

OLIVEIRA, Alexandre; SRADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20o CIAED–Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf . Acesso em: 05 ago 2018.

PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico. Brasil Escola. Disponível em . Acesso em: 25 nov. 2018.

PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905. Acesso em: 12 ago 2018.

ROJO, R. BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 85-114.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos e solicite que respondam a pergunta do slide. Conduza a discussão de modo a levantar o conhecimento prévio dos alunos sobre os dois gêneros mencionados e, ao compará-los, percebam a similaridade de ambos ao atuarem no campo de práticas de estudo e pesquisa.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP40 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS