Plano de Aula

Plano de aula: Declamação de poemas de forma livre e de forma fixa

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Cópias da avaliação/autoavaliação; materiais diversos, dependendo das estratégias selecionadas pelos alunos para a declamação dos poemas.

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em trabalhar com a oralização, sobretudo em relação à prosódia.

Referências sobre o assunto:

GOLDSTEIN, Norma. Verso, Sons, Ritmos. São Paulo: Ática, 2006 (Coleção Princípios).

PAIVA, Leandro Silva. Sarau: como declamar uma poesia. Disponível em: <http://sarau-eepadc.blogspot.com/p/como-declamar-uma-poesia.html>. Acesso em: 6 nov. de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos o título da aula e explique que este será o momento em que, em duplas, eles irão apresentar os poemas escolhidos e trabalhados em aulas anteriores. A formação dos grupos pode variar de acordo com o tamanho da turma. Em turmas menores, por exemplo, a apresentação pode ser individual e, em turmas maiores, esta pode ser feita em trios.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP53 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados