Plano de Aula

Plano de aula: Comparação entre podcasts noticiosos e notícias online

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Campo jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade

Materiais necessários: É necessário que a sala de aula possua internet ou então que você baixe e imprima os seguintes materiais:

A notícia on line da superinteressante https://super.abril.com.br/ciencia/assista-ao-vivo-ao-pouso-da-sonda-da-nasa-em-marte/. Acesso em 27/11/2018; e o podcast http://multimidia.ufrgs.br/conteudo/frontdaciencia/Fronteiras_da_Ciencia-T09E23-2018.mp3 Acesso em 27/11/2018.

Informações sobre o gênero podcast: Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming. Ele tem a vantagem de ser ouvido sob demanda, ou seja, pode ser acessado quando o usuário desejar e ser pausado e retomado sem perda de informação. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização e costuma abordar um assunto específico, para construir uma audiência fiel.

Dificuldades antecipadas: Podem sentir dificuldade em compreender o que é um podcast, o que o diferencia de um programa de rádio e ter concentração para ouvi-lo, já que normalmente os programas duram mais de meia hora. Uma estratégia é ouvi-lo em etapas, um pouco a cada aula. Normalmente eles acontecem em blocos de um mesmo tema, a ser explicado no início do programa. Assim, pode-se ouvir a apresentação, e cada bloco em um dia diferente, antes dessa aula propriamente dita.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. p.141-148.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
_________. Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010.
GOSCIOLA, V. Roteiro para novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Senac, 2003.
Sobre comentários das notícias online:
https://super.abril.com.br/comportamento/o-terrivel-mundo-dos-comentarios-na-internet/ Acesso em 08/12/2018.

Fontes:

SIMIM, Danival, MAXCAST : Podcast e rádio: você sabe qual a diferença? publicado em 20/04/2018. https://maxcast.com.br/blog/podcast-e-radio-voce-sabe-qual-e-a-diferenca/ .Acesso em 27/11/2018

Vídeo: Você sabe o que é um podcast? https://www.youtube.com/watch?v=tfTf8LZZX0M .Acesso em 27/11/2018.

SILVA, Tiago,Podcast: o que é e como criar um de qualidade. Publicado em 6/07/2018. https://resultadosdigitais.com.br/blog/podcast/. Acesso em 27/11/2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Para esta aula, é interessante que a sala esteja organizada em semi-círculo, voltado para o quadro, a fim de poder haver discussão sobre as modalidades orais da notícia online.
  • Leia a questão do slide com a turma e deixe que manifestem suas opiniões.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP10 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS