Folha de respostas - Atividade - LP07_05SQA08
Plano de Aula
Plano de aula: Coesão referencial e sequencial nos contos de humor
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço -, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Possível falta de vocabulário diversificado e reconhecimento gramatical dos vocábulos que ajudam na coesão, tais como pronomes e conjunções.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Para preparar esta aula, leia e analise previamente o conto O milagre, de Stanislaw Ponte Preta.
- Apresente brevemente o slide com o tema da aula. Pergunte ao aluno o que ele acha que seria a “costura” de um texto. Se você desenvolveu o plano 7, relembre que esta ideia de “processo” foi citada na finalização daquela aula, quando foi sistematizada a noção de coesão.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Projete a tirinha para a turma.
- Em seguida, peça para dois alunos lerem em voz alta.
- Depois de ver as reações que a tirinha provoca, procure fazer as seguintes perguntas para a turma:
a) Como é muito usual nas tirinhas de humor, o texto se baseia em um mal-entendido. Que mal-entendido é este?
b) Que vocábulo, especificamente, provoca esse mal-entendido? Por quê?
c) Como este mal-entendido poderia ser resolvido?
d) Como este mal-entendido provoca a comicidade na tirinha?
- A ideia desta atividade é fazer com que os alunos percebam como o pronome usado na forma verbal apontá-lo, utilizado como elemento de coesão referencial para substituir a expressão “índices de violência”, pode também ser entendido como pronome referente à palavra gráfico, causando um
mal-entendido linguístico no texto. Este mal-entendido provoca comicidade a partir do momento em que desconstrói a primeira ideia que provavelmente pode se mostrar para o leitor, e que também é o motivo de preocupação do primeiro interlocutor: tomar medidas urgentes em relação aos altos índices de violência. - Esta troca de elemento referencial é um típico caso de coesão textual na medida em que entendemos esta como a lógica da relação entre as palavras do texto. Assim, o absurdo da resposta do segundo interlocutor causa a comicidade no texto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Peça para os alunos se dividirem em grupos de no máximo quatro alunos, para que todos participem.
- Peça para que os grupos leiam o conto O milagre, de Stanislaw Ponte Preta. Sugestão de tempo para esta atividade: 10 minutos.
- Durante a leitura, o professor pode ir passando pelos grupos e tirando possíveis dúvidas de vocabulário, semântica etc.
- Em seguida, distribua as seguintes questões em uma folha ou escreva as perguntas no quadro (sugestão de tempo para atividade: 15 minutos):
- Separe o texto em partes, de acordo com sua progressão temporal.
- Encontre, no conto, pelo menos três exemplos de coesão referencial e três exemplos de coesão sequencial.
- Explique como, assim como na tirinha vista anteriormente, o conto O milagre trata da história de um mal-entendido.
- Que palavra, no texto, provoca esse mal-entendido? Por quê?
- Explique como esta palavra leva a uma quebra de expectativa no final do conto.
- O conto O milagre é considerado pertencente ao gênero Contos de humor. Como o humor se constrói no conto?
- Após o tempo de aplicação do exercício, conduza a correção das respostas pedindo para que cada grupo leia, em voz alta, a resposta de uma das perguntas. Em vez de corrigir a resposta, o professor pode pedir para que outro grupo analise a resposta dada, e assim sucessivamente. Sugestão para esta atividade: 10 minutos.
- A ideia deste exercício é aprimorar a exercitação de atividades relacionadas à verificação das estruturas de coesão referencial e sequencial, mostrando como, no conto O milagre, estes processos ajudam na caracterização do humor.
Material complementar:
Fonte: STANISLAW PONTE PRETA. O melhor de Stanislaw Ponte Preta. 3a. Edição, Rio de Janeiro, José Olympio, 1988.
A folha de respostas do professor está aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Retome a ideia do tema inicial da aula.
- Pergunte aos alunos se eles entenderam os conceitos de coesão referencial e sequencial construídos ao longo do exercício anterior. A ideia deste encerramento é concluir a etapa inicial da aula com respostas mais assertivas ligadas à terminologia. Trata-se, portanto, de uma breve retomada que revise os conceitos sistematizados durante a aula.
Atividades de leitura
Peça aos estudantes que leiam o conto de humor “A velha contrabandista”, presente na parte do desenvolvimento do primeiro plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Instrua-os a lerem o conto atentamente. Em seguida, peça que reflitam sobre as questões propostas no último slide da etapa de fechamento do plano de aula.
Por fim, peça que respondam à questão que se encontra na etapa de fechamento do plano de aula:
- E aí? Você riu de quê?
Se desejar, solicite que os alunos encaminhem as respostas escritas por whatspp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas por você.
Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas ou envie o arquivo contendo as respostas para os alunos via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes..
Análise do gênero conto de humor
Peça aos estudantes que identifiquem no conto “A velha contrabandista” os elementos da narrativa: tempo, espaço, personagens e o tipo de narrador.
Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
Em seguida, solicite que os estudantes leiam o conto “Às escuras”, disponível no segundo plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Após a leitura, peça que respondam às perguntas reproduzidas abaixo:
- Que conhecimento de mundo é preciso ter para entender o humor deste conto?
- O conto de Artur Azevedo foi escrito em meados do século XIX. Você reconhece alguma “pista” dessa data no texto? Qual?
- O desfecho do conto é surpreendente/engraçado?
- Se este texto fosse publicado hoje, do modo como está escrito, ele seria engraçado?
- As hipóteses levantadas anteriormente foram confirmadas?
Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
O objetivo desta atividade é mostrar que o conto não se resume apenas às palavras e aos elementos da narrativa, mas também ao que está inferido, implícito e subentendido para além do que está propriamente escrito.
No caso do gênero contos de humor, o elemento cômico passa nitidamente pela ideia de que o leitor precisa de certo conhecimento de mundo para conseguir decodificá-lo, participando ativamente da leitura.
Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas para as questões ou envie o arquivo contendo as respostas via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes.
Produção de um conto de humor
Para a produção escrita, envie para os alunos via e-mail, whatsapp ou qualquer outro meio que considerar pertinente, a folha planejamento de conto humor. Peça que planejem o conto com base nas características estruturais estudadas anteriormente.
Após o planejamento, instrua-os a iniciar a escrita. Para essa atividade de produção, utilize como base os planos de aula 13 e 14, da série de planos sobre conto de humor.
Se preferir, grave áudios com instruções e envie via WhatsApp aos alunos.
Se desejar, solicite que os estudantes encaminhem as produções escritas por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana do Nascimento Ramos
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Coesão referencial e sequencial nos contos de humor
Finalidade da aula: Reconhecer o modo como a coesão referencial e sequencial é empregada em contos de humor a fim de sistematizá-la como recurso linguístico que possibilita a compreensão e a progressão textual.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de humor
Objeto(s) do conhecimento: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP36/EF69LP54/EF07LP13
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço -, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Possível falta de vocabulário diversificado e reconhecimento gramatical dos vocábulos que ajudam na coesão, tais como pronomes e conjunções.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.