Plano de Aula

Plano de aula: A ordenação dos eventos relatados e algumas marcas linguísticas de imparcialidade na notícia

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.

A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Notícias online previamente escolhidas pelos estudantes, computador com acesso à internet, projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos, possivelmente, terão dificuldade em perceber os efeitos de sentido de imparcialidade, pois não costumam prestar atenção às marcas linguísticas que produzem estes efeitos.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, J. P. Trabalhando com os gêneros do discurso - Notícia. São Paulo: FTD, 2001.
FARIA, M. A.; Zanchetta Jr., J. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, mostrando-lhes este slide.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP17 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS