Atividade para impressão - Textos - LP07_06SQA05
Plano de Aula
Plano de aula: A musicalidade nos poemas de forma fixa: Assonância e aliteração
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa
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Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula, computador, projetor multimídia, tela, lápis e papel.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em trabalhar com os conceitos de estrofe, rima e verso e, inclusive, em perceber a semelhança sonora entre palavras com grafias distintas.
Referências sobre o assunto:
Figuras de Linguagem. Disponível em: <https://www.figurasdelinguagem.com/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.
Assonância. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente aos alunos o título da aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Marianna Parro
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: A musicalidade nos poemas de forma fixa: Assonância e aliteração
Finalidade da aula: Comparar poemas de forma fixa a fim de sistematizar a repetição harmônica de sons vocálicos (assonância) e consonantais (aliteração) enquanto figuras de linguagem sonoras que, ao conferirem musicalidade aos textos, contribuem para a construção de sentidos, de imagens e para a intensificação sensorial dos poemas.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Poema de forma fixa e livre
Objeto(s) do conhecimento: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP54
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula, computador, projetor multimídia, tela, lápis e papel.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em trabalhar com os conceitos de estrofe, rima e verso e, inclusive, em perceber a semelhança sonora entre palavras com grafias distintas.
Referências sobre o assunto:
Figuras de Linguagem. Disponível em: <https://www.figurasdelinguagem.com/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.
Assonância. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.
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