Plano de Aula

Plano de aula: A linguagem persuasiva no gênero Folheto/panfleto

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/panfleto no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Datashow, computador, folhetos e imagem impressos, caixa de som, caderno e caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com o objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades de criar um texto rápido e dinâmico, próprio do gênero Folheto/panfleto.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise Interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em: 10 ago. 2018.

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em: 10 ago. 2018.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Pergunte se os estudantes sabem o significado da palavra PERSUADIR.
  • Caso tenham dificuldades de compreender o significado, consulte o dicionário.

Significado de Persuadir

Fazer com que alguém acredite; começar a acreditar; expressar aceitação acerca de (alguma coisa); convencer-se

Fazer com que alguém se convença sobre a necessidade de (alguma coisa); induzir

Fazer com que uma pessoa mude de comportamento

Fazer com que uma pessoa fique certa de alguma coisa

Fonte: Dicio, Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/persuadir/

  • Informe-os de que esta aula irão revisar como adjetivos e advérbios são usados como estratégia de persuasão. As atividades da aula envolverão produzir o texto escrito do folheto/panfleto a fim de incentivar o leitor-consumidor a agir.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos