Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: A construção do texto no Regimento escolar
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Regimento escolar
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento Escolar e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Ler previamente os textos dos slides para decidir se os projetará ou se criará versões impressas para os alunos.
Informações sobre o gênero: “O Regimento Escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma Instituição Escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento Escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, através das Instâncias Colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola.”
Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional
Dificuldades antecipadas: A linguagem técnica pode se apresentar como obstáculo para a compreensão do texto.
Referências sobre o assunto:
BAIRROS, Mariângela; GOMES, Maria Beatriz. Regimento escolar e projeto político pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em:
Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Explicar aos alunos que a atividade da aula será focada na prática que leva em consideração a estruturação do texto de Regimento Escolar.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Escreva no quadro, numa estrutura, itens com os seguintes termos:
- Parágrafo
- Seção
- Capítulo
- Parágrafos, incisos e alíneas
- Peça para que os alunos façam a leitura do slide e tentem concluir a que termo listado no quadro se refere cada um dos quatro textos.
- Quando o tempo limite estiver acabado, avance para o próximo slide.
- O tempo para essa etapa é de 5 minutos.
Introdução
Orientações:
- Ao projetar o slide atual, faça uma análise junto com os alunos sobre para verificar se eles chegaram à classificação projetada.
- Explique a função de cada um dos elementos acima no texto normativo, a fim de reforçar sua função para os alunos que não conseguiram atingir o objetivo de classificá-los corretamente.
- Explique, ainda, que os artigos vêm introduzidos pelo termo “art.” e a numeração é ordinal nos nove primeiros artigos, depois é apenas cardinal. Os parágrafos vêm marcados pelo símbolo “§” e os incisos vêm numerados por algarismos romanos. Pode ser necessário retomar com os alunos o conteúdo relacionado aos numerais romanos. Nesse caso, retome isso em momento anterior a essa aula.
- O tempo para essa etapa é de 10 minutos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações:
- Você pode projetar esse slide, mas é indicado imprimir uma cópia para cada aluno, afinal, a tarefa é individual e pressupõe uma atenção maior do aluno no processo de leitura. Há um link com o arquivo para impressão nos materiais complementares logo abaixo.
- Peça para que os alunos leiam o texto todo.
- Questione-os sobre qual é o código de normas e leis eles estão analisando. Espera-se que percebam que é um Regimento Escolar ou que se trata de um conjunto de normas e leis aplicáveis à escola.
- Peça para que os alunos usem as informações trabalhadas na introdução para supor qual seriam os elementos estruturais que estão suprimidos pelas tarjas pretas.
- Sugira que analisem os quatro elementos, que foram colocados no quadro na introdução, para completar a atividade. Questione-os: “Quais das estruturas seriam artigos?” “Quais seriam incisos?” E assim por diante.
- Observação: É importante demonstrar que ao entender a função de cada estrutura textual dentro do Regimento Escolar o leitor tem a possibilidade de antecipar a expectativa sobre aquilo que lê. Por exemplo, espera-se que os os artigos tragam as informações essenciais e elementares. Os parágrafos aumentam essa informações ou mesmo apresentam exceções ao que foi afirmado. Com relação ao incisos, sabe-se que iremos ler informações em uma espécie de lista. As seções segmentam os capítulos do Regimento Escolar. Assim, as informações do texto tornam-se mais fáceis de serem compreendidas.
- O tempo para essa atividade é 9 minutos.
Materiais complementares: versão do slide para impressão neste link.
Observação: o Regimento Escolar utilizado neste slide foi cedido por escola privada da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A instituição possui atendimento escolar a todas as etapas da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Desenvolvimento
Orientações:
- Ao projetar o texto sem as tarjas, peça para que os alunos confiram se suas expectativas se confirmaram.
- Explique cada um dos elementos em destaque. É importante frisar que o artigo primeiro não necessitou de nenhum desdobramento. Contudo, o artigo segundo apresentou seu texto e dois parágrafos que ajudaram a explicar melhor sua atuação. Além disso, no segundo parágrafo, houve mais um desdobramento em incisos. Outra informação importante é que uma lei não tem estrutura rígida. Podemos encontrar leis e normas que não são divididas em capítulos ou em seções, por exemplo. Isso ocorre por se tratar de textos com menor âmbito de aplicação. É o caso de um regulamento de uso de piscina. Mas leis mais amplas e que têm maior complexidade acabam precisando dessas estruturas (capítulos e seções) para que o texto seja mais facilmente compreendido.
- O tempo para essa etapa é de 15 minutos.
Observação: o Regimento Escolar utilizado neste slide foi cedido por escola privada da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A instituição possui atendimento escolar a todas as etapas da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos a seguir a instrução do slide.
- Peça para que considerem não apenas o aspecto visual, mas que levem em consideração a compreensão do texto em si.
Observação: o Regimento Escolar utilizado neste slide foi cedido por escola privada da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A instituição possui atendimento escolar a todas as etapas da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões das atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias;
Flippity (disponível aqui; tutorial disponível aqui).
- Opcionais:
Canais para aulas online, como o Google Meets (tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Padlet – ferramenta para a construção de um mural interativo (tutorial disponível aqui).
Introdução: A construção do texto no Regimento Escolar
Envie aos alunos o link disponível aqui, criado no Flippity, ou o seguinte QRcode:
Neste contato, que pode ser feito pelo WhatsApp ou e-mail, peça que os alunos arrastem os nomes das partes da estrutura de um texto normativo à explicação do que contém em cada parte, fazendo as associações entre os termos e suas definições. Trata-se apenas da atividade do slide de introdução, transposta para esta ferramenta. Se preferir, use a ferramenta e incremente a ideia da forma que achar melhor.
Após os alunos realizarem a atividade de associação, que não deve passar de 5 minutos, se possível, organize um encontro síncrono usando o Google Meet para comentarem a atividade. Então, mostre aos alunos o segundo slide da introdução, e estimule-os a comentarem se acertaram a classificação. Se não for possível o encontro síncrono, envie aos alunos a classificação correta e um áudio com as explicações apresentadas no slide de introdução do plano original.
Outra opção é criar um mural no Padlet e inserir lá o QRcode, para que os alunos, no próprio mural, façam a atividade e insiram seus comentários. Por lá, você também pode dar as devolutivas.
Desenvolvimento
Envie aos alunos a atividade disponível nos materiais complementares. Juntamente com o arquivo, envie um áudio aos alunos com as orientações para a realização da atividade. Estabeleça um prazo para que os alunos realizem a atividade e levantem suas hipóteses. Para isso, siga as instruções do plano original. Estabeleça um prazo para que a tarefa seja realizada e, em seguida, envie aos alunos o texto, conforme apresentado no segundo slide de desenvolvimento. Mais uma vez, se for possível, realize esse momento de forma síncrona; caso contrário, envie um áudio com as devidas explicações, conforme orientações do plano original.
Fechamento
Para o fechamento desta aula, siga as instruções do plano original. Salve os textos apresentados no slide de fechamento e envie aos alunos juntamente com as orientações para que respondam: como a estrutura das leis ajuda o leitor a entender seu conteúdo? Peça que os alunos lhe enviem uma foto da anotação que fizeram no caderno.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a apresentarem aos seus familiares os textos do slide de fechamento, para que conversem sobre a estrutura do texto normativo e sobre como essa estrutura contribui para sua leitura e compreensão. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.