
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet (para que seja mostrada uma notícia online aos aprendizes); projetor multimídia.
Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos terão, possivelmente, dificuldade em perceber articulações entre os elementos hipertextuais e hipermidiáticos na construção da notícia online, porque, geralmente, quando leem esse gênero, não se concentram em tais elementos.
Referências sobre o assunto:
FARIA, M. A.; ZANCHETTA Jr., J. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.
FERRARI, P. (org). Hipertexto, hipermídia - as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016.
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
1. Apresente o tema da aula aos alunos, mostrando-lhes este slide.
Observações ao professor: 1. Como esta é a primeira aula sobre a construção composicional do gênero notícia online, convém lembrar quais são os elementos que compõem os gêneros discursivos. Segundo Rojo e Barbosa (2015), com base em Bakhtin e Volochinov (1981), pode-se afirmar que os gêneros são compostos por três elementos indissociáveis, a saber:
2. Nesta aula, será tratada apenas a estrutura composicional da notícia.
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meets (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Descobrindo como se compõe a notícia online
Selecione uma notícia online atualizada ou, se preferir, use a indicada no plano online. Envie o link aos alunos por e-mail ou por WhatsApp. Envie também um áudio ou uma orientação escrita, pedindo que os alunos acessem o link e leiam a notícia. Peça que, após a leitura, os alunos lhe deem uma devolutiva, por áudio ou por e-mail, respondendo ao seguinte questionamento: o que vocês percebem sobre a composição da notícia online? Que elementos a compõem? Após receber a resposta dos alunos, faça uma devolutiva, por e-mail ou WhatsApp, com os comentários sobre as respostas deles, e enfatize que a notícia online é um texto multimodal e multissemiótico, contando com recursos verbais e não verbais. Envie junto com essa devolutiva as perguntas constantes no slide de desenvolvimento do plano original. Peça que os alunos releiam a notícia enviada anteriormente e respondam às questões. Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, pois elas serão retomadas na próxima etapa de desenvolvimento.
Importante! Sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Vamos ler a notícia para responder estas perguntas
Ao receber as atividades realizadas pelos alunos, proceda a leitura e correção. Prepare, então, uma exposição dos principais elementos composicionais da notícia online, ressaltando as respostas dos alunos e também incluindo outros pontos relevantes. Para esse momento, siga a orientação da seção desenvolvimento do plano original. Nessa exposição, chame a atenção dos alunos para os aspectos multimodais da notícia online, como os recursos hipertextuais e hipermidiáticos, entre outros. Essa exposição pode ser feita em um vídeo, em uma apresentação narrada, na qual você apresente slides no PowerPoint, ou ainda por meio de um texto escrito em Word acompanhado de um áudio explicativo.
Fechamento: Como se compõe a notícia online?
Para o fechamento da aula, solicite aos alunos que, após terem assistido ou ouvido sua exposição e devolutiva anterior, enviem um parágrafo no qual respondam: como se compõe a notícia online? Essa tarefa servirá como um bom parâmetro para você saber se seus alunos se envolveram com o tema da aula e se aprenderam sobre a composição da notícia online.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar e compartilhar o estudo sobre a composição da notícia online com seus familiares e até mesmo a ler notícia online com eles, a fim de observar juntos seus elementos composicionais. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola, além de contribuir para ampliar a criticidade e nível de letramento de todos os envolvidos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniela Vieira
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: A composição da notícia online
Finalidade da aula: Analisar uma notícia online para identificar como ela é composta (blocos noticiosos) e para compreender as funções dos recursos hipertextuais e hipermidiáticos nessa composição.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Notícia online
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP16
Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet (para que seja mostrada uma notícia online aos aprendizes); projetor multimídia.
Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos terão, possivelmente, dificuldade em perceber articulações entre os elementos hipertextuais e hipermidiáticos na construção da notícia online, porque, geralmente, quando leem esse gênero, não se concentram em tais elementos.
Referências sobre o assunto:
FARIA, M. A.; ZANCHETTA Jr., J. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.
FERRARI, P. (org). Hipertexto, hipermídia - as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016.
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: